Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório ONS APIRAC Destaques  
   
 
 
   
 

Os técnicos certificados em Gases Fluorados passam a estar qualificados para intervenções em equipamentos que contenham ODS.

Com a recente publicação do Decreto-lei n.º 145/2017, em 30 de novembro, os técnicos certificados em gases fluorados, categoria I, ao abrigo do Regulamento de Execução 2015/2067, em resultado do intenso trabalho junto do gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, passam a poder fazer as intervenções em equipamentos que contenham ODS.

Este avanço constitui uma enorme vitória para o Setor e resulta do trabalho desenvolvido pela APIRAC junto da Tutela. A ação de sensibilização embora decorresse em permanência, desde há seis anos (!), teve particular incidência no último ano e meio, tendo sido disponibilizados inúmeros contributos associativos diretamente ao Secretário de Estado do Ambiente que se demonstrou sensível à razoabilidade dos argumentos da APIRAC. Mas sobretudo, "o ambiente agradece".

O reconhecimento como técnico qualificado é da competência da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que emite para o efeito um certificado, a disponibilizar por via eletrónica. Para efeitos de emissão do certificado, o interessado apresenta um requerimento dirigido ao presidente da APA, em formulário de modelo aprovado pela APA e disponibilizado no seu sítio na Internet, acessível através do Balcão do Empreendedor.

Chama-se particular atenção para o facto de que os técnicos que se certificaram ao abrigo do Regulamento (CE) n.º 303/2008 terem de fazer up-grade (atualização) para o Regulamento de Execução 2015/2067.

Sendo esta a última newsletter do ano, aproveitamos para desejar um feliz Natal com votos de que o próximo ano seja de realizações pessoais e profissionais para todos os que se empenham na causa associativa e para todo o Setor em geral.

   

 

    Nuno Roque
Secretário-Geral da APIRAC
 

 

     
    Legionella | Qualidade do Ar Interior
   

 



 

Fernando Brito à TSF: Prevenir em vez de punir. Um conselho sobre sistemas de ar condicionado

Prevenir a qualidade do ar no interior dos edifícios deve ser a prioridade da lei. Os equipamentos domésticos de ar condicionado são fáceis e simples de manter.

O presidente da Associação Portuguesa de Industrias de Refrigeração e Ar Condicionado (APIRAC) afirma que são as torres de refrigeração que merecem atenção, e não os sistemas de ar condicionado.

Fernando Brito defendeu, no Almoço TSF, a recuperação da anterior lei da qualidade do ar interior, que obrigava a realizar auditorias aos equipamentos e às instalações.

As mudanças na lei passaram a privilegiar a penalização em vez da prevenção e este dirigente entende que tem de se voltar ao ponto anterior.

A propósito do sobressalto que têm sido nos últimos anos, a existência de focos de contaminação relacionados com estes sistemas em espaços de grande utilização ou unidades fabris, Fernando Brito explicou que não há problemas nos aparelhos que temos em casa. São aparelhos pequenos, de fácil e simples manutenção, e que não têm torres de refrigeração.

Fernando Brito, da APIRAC, esteve à conversa com Nuno Domingues no Almoço TSF. » Oiça aqui a entrevista


Centros comerciais e ginásios há 4 anos sem auditorias obrigatórias à qualidade do ar

Até dezembro de 2013, quando a nova legislação entrou em vigor, edifícios como escolas, centros desportivos, lares, hospitais e clínicas eram alvo de auditorias obrigatórias de dois em dois anos, enquanto em centros comerciais ou edifícios de escritórios a periodicidade era de três em três.

Contactada pela Lusa, a APIRAC considerou que foi um passo atrás, alegando que, "ao acabar com as auditorias obrigatórias e com a figura do técnico responsável que garantia manutenção periódica dos sistemas", perde-se a garantia de qualidade para quem usa esses espaços.

Em declarações à Lusa, o secretário-geral da APIRAC, Nuno Roque, considerou que não só as auditorias obrigatórias devem regressar, para melhorar a lei atual, como deveria igualmente regressar a figura "dos técnicos responsáveis pelo funcionamento dos sistemas e pela monitorização periódica".

Nuno Roque criticou igualmente o facto de a lei ter deixado a responsabilidade sobre os proprietários dos edifícios.

A entrevista foi difundida em diversos órgãos de comunicação social, tais como: Expresso, Sic Notícias, Sapo, Observador, Diário de Notícias, Rádio Comercial, iol, Porto Canal, entre outros.


Fernando Brito: "Fechem-se as torres de arrefecimento"

O "desmantelamento imediato das torres de arrefecimento de água nos edifícios públicos e privados" e o "regresso das auditorias obrigatórias à qualidade do ar interior", são algumas das soluções propostas pelo presidente da APIRAC. O que falta é aposta na prevenção.

Conheça »AQUI« na íntegra a entrevista ao Diário de Notícias


Fernando Brito à Rádio Renascença

Empresas defendem desmantelamento das torres de arrefecimento que possam ser substituídas.

APIRAC propõe também a monitorização diária obrigatória das que fiquem em funcionamento.

Estas são duas das propostas da APIRAC após novo surto de legionella.

Em entrevista à Renascença, o presidente da APIRAC, Fernando Brito, explica o processo em que se desenvolver o agente de infeção.

» Consulte AQUI a entrevista«

Comunicado de imprensa APIRAC

Tal como já tinha alertado, a APIRAC reafirma que o fim das auditorias obrigatórias em 2013 foi um retrocesso e criou um vazio. Mas mesmo com uma moldura mais abrangente, será necessário fiscalização efetiva a nível nacional. Depois de mais perdas de vidas, ficamos satisfeitos apenas por podermos punir o prevaricador? E quem é o prevaricador?!

Leiam »AQUI« na íntegra o Comunicado da APIRAC.

   
     
   

Sessão de esclarecimento APIRAC sobre a e-GAR


    Casa Diocesana | Porto | 5 de dezembro


 

Numa organização da APIRAC em estreita colaboração com a APA, realizou-se este encontro que contou orador principal a Eng.ª Cândida Rocha, especialista de formação em gestão de resíduos. Encontro de importância relevante, já que a partir de 1 de janeiro de 2018 apenas poderão ser utilizadas guias em formato eletrónico.





Saibam mais em www.apirac.pt

     
   
     
   

APIRAC assina Protocolo com BPI

     
 

Tendo em conta o peso significativo dos sistemas de climatização (AVAC e Refrigeração) no consumo de energia dos edifícios e o potencial de melhoria que a sua atualização/ substituição pode conferir aos projetos de eficiência energética, os Associados da APIRAC, no desenvolvimento das respetivas atividades, serão uma base de apoio que o BPI pretende utilizar para dinamizar o instrumento financeiro PF4EE, uma vez que quem está no terreno é quem melhor identifica as oportunidades devido ao conhecimento que tem sobre as necessidades e o potencial do mercado.

Conheçam as oportunidades que se abrem em www.apirac.pt

     
   
     
   

A APIRAC no terreno

   

ASSISTNOW, Lda.: Novo apoio APIRAC com sucesso.




 

No dia 27 de outubro, a APIRAC deslocou-se à empresa associada ASSISTNOW, Lda., para prestar apoio personalizado à certificação da empresa, de acordo com o DL 56/2011. Tendo ficado tudo em conformidade, a ASSISTNOW não teve qualquer dificuldade em obter a desejada certificação em gases fluorados, em 9 de novembro, com a auditoria de inspeção da CERTIF.


   
   

PERÍMETRO POSITIVO - VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO, LDA.: Novo apoio APIRAC com sucesso.




 

Dia 2 de novembro, foi a vez da empresa PERÍMETRO POSITIVO - VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO, LDA. No dia 10 de novembro, o Sr. Hugo Lamas comunicou-nos que a inspeção efetuada pela CERTIF correu sem problemas. Mais uma empresa que alcançou a certificação com o apoio da APIRAC. Parabéns à Perímetro Positivo. Lda e ao Hugo lamas!


   
     
   

Anuário APIRAC 2018

     
 

Vamos dar início à edição de 2018. Publicação histórica Associativa, promove e divulga o mercado nas diversas áreas e vertentes de negócio.

A monografia em formato A4, com cerca de 60 páginas, reúne e organiza por segmento, região e distrito, as empresas Associadas, disponibilizando, além da designação e contactos das empresas, outras informações sobre a sua atividade, com a possibilidade ainda de inserção de publicidade.

Assim, não perca a oportunidade de evidenciar a sua organização.

     

   
    As nossas Circulares
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
   
 

Circular Informativa n.º 037/2017 - Técnicos Certificados em Gases Fluorados passam a estar qualificados para intervenções em equipamentos que contenham ODS - Decreto-lei n.º 145/2017, de 30 de novembro 

Circular Informativa n.º 36/2017 - Protocolo APIRAC BPI - 50 milhões de euros, para apoiar projetos de investimento em eficiência energética: Linha BPI/BEI Eficiência Energética

 

     
   
   

APOIO PERSONALIZADO CERTIFICAÇÃO E AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO À CERTIFICAÇÃO

     
    Instalação, Reparação, Manutenção ou Assistência Técnica e Desmantelamento de equipamentos de AVAC&R que contenham Gases Fluorados com Efeito de Estufa
     

 

Trata-se de um serviço de apoio às empresas do nosso Setor que tem vindo a consolidar-se ao longo do período de certificação obrigatório por imposição legal, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 56/2011 e Regulamentos (UE) n.º 517/2014 e n.º 2067/2015, no que respeita aos equipamentos fixos, de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor, que contenham gases fluorados com efeito de estufa.

À luz da regulamentação europeia em vigor, acresce ainda, sempre que se justifique, a demonstração de competências para intervenções em camiões e reboques refrigerados.

Para mais informações contatar o Departamento Técnico da APIRAC:

email: apirac@apirac.pt
telefone: 213 224 260

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2017
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Telm: 967 446 860
formacao.guimaraes@apief.pt

 

 
dezEMbro
11 dez » gases fluorados | categoria 1 - pos laboral - Misto guiamrães
11 dez » m&vcai (geral) - pós laboral lisboa
11 dez » eletricidade aplicada ao avac - laboral guimarães
b-learning
jan a dez » M&VCAI (geral)    b-learning
jan a dez » M&VCAI (tqai)    b-learning
jan a dez » M&VCAI (TRF)    b-learning
jan a dez » especialização em qualidade do ar interior b-learning
jan a dez » tim 3 b-learning
jan a dez » Gases fluorados - categoria 1 b-learning
jan a dez » gases fluorados - teórico b-learning
jan a dez » geral de refrigeração e ar condicionado b-learning
   
    Datas para pagamento de impostos
     

   
   

 

   

Presidência do Conselho de Minsitros - Secretaria-Geral

   

Declaração de Retificação n.º 41/2017 - Diário da República n.º 228/2017, Série I de 2017-11-27114252622 - Retifica o Decreto-Lei n.º 135-B/2017, de 3 de novembro, do Planeamento e das Infraestruturas que aprova o Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas, com o objetivo de recuperação dos ativos empresariais afetados pelos incêndios ocorridos no dia 15 de outubro de 2017 nas regiões Centro e Norte, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 212, 2.º suplemento, de 3 de novembro de 2017.

   
   

Declaração de Retificação n.º 42/2017 - Diário da República n.º 231/2017, Série I de 2017-11-30114288878 - Retifica a Declaração de Retificação n.º 36-A/2017, de 30 de outubro, da Presidência do Conselho de Ministros, que retifica o Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto, do Planeamento e das Infraestruturas, que procede à nona alteração ao Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, e transpõe as Diretivas n.os 2014/23/UE, 2014/24/UE e 2014/25/UE, todas do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de fevereiro de 2014 e a Diretiva n.º 2014/55/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 168, 2.º suplemento, de 31 de agosto de 2017.

   
   

Presidência do Conselho de Minsitros

   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 189/2017 - Diário da República n.º 234/2017, Série I de 2017-12-06114311300 - Aprova o Programa Internacionalizar.

   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   

Portaria n.º 332/2017 - Diário da República n.º 212/2017, Série I de 2017-11-03114145426 - Portaria de extensão do contrato coletivo entre a AECOPS - Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços e outras e a Federação dos Sindicatos da Indústria e Serviços - FETESE e outros.

   
   

Economia

   

Portaria n.º 348/2017 - Diário da República n.º 219/2017, Série I de 2017-11-14114200700 - Estabelece o regime equiparado ao das tarifas transitórias ou reguladas de que podem beneficiar os clientes finais com contrato de fornecimento de eletricidade com um comercializador em regime de mercado, nos termos do Decreto-Lei n.º 75/2012, de 26 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 15/2015, de 30 de janeiro, e pela Lei n.º 105/2017, de 30 de agosto de 2017.

   
   

Ambiente

   

Decreto-Lei n.º 145/2017 - Diário da República n.º 231/2017, Série I de 2017-11-30114288884 - Assegura a execução, na ordem jurídica nacional, do Regulamento (UE) n.º 517/2014, relativo aos gases fluorados com efeito de estufa.

   
   

Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   

Decreto-Lei n.º 141/2017 - Diário da República n.º 219/2017, Série I de 2017-11-14114200698 - Aprova várias medidas de apoio temporário destinadas aos contribuintes com domicílio fiscal, sede ou estabelecimento nos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro.

   
   

Planeamento e das Infraestrutuas

   

Decreto-Lei n.º 135-B/2017 - Diário da República n.º 212/2017, 2º Suplemento, Série I de 2017-11-03114152783 - Aprova o Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas, com o objetivo de recuperação dos ativos empresariais afetados pelos incêndios ocorridos no dia 15 de outubro de 2017 nas regiões Centro e Norte.

   
   

Decreto-Lei n.º 142/2017 - Diário da República n.º 219/2017, Série I de 2017-11-14114200699 - Aprova o Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente.

     
   

Administração Interna

   

Decreto Regulamentar n.º 9-A/2017 - Diário da República n.º 212/2017, 2º Suplemento, Série I de 2017-11-03114152782 - Regulamenta a Lei n.º 78/2017, de 17 de agosto, que estabelece um sistema de informação cadastral simplificada, adotando medidas para a imediata identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos e mistos.

     
   

Comissão Nacional de Eleições

   

Mapa Oficial n.º 1-A/2017 - Diário da República n.º 231/2017, 1º Suplemento, Série I de 2017-11-30114293763 - Mapa oficial dos resultados das eleições gerais para os órgãos das autarquias locais de 1 de outubro de 2017.

     
   
     
   

CIFAC - Congresso Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado e Aquecimento


    14 de fevereiro 2018 | Sofitel, Casablanca
 

Ponto de encontro para todos os "players" deste setor, nomeadamente os fabricantes, distribuidores, instaladores, cliente final, empresas de consultoria, arquitetos, etc...

A conferência girará em torno de 4 temas principais e são eles:

  • Regulação e padrões da indústria
  • Treinamento para apoiar a experiência marroquina nos negócios do setor
  • Novas tecnologias e inovações contra a mudança climática, uma oportunidade de inovação para operadores
  • A necessidade de uma associação no setor que, por enquanto, não é existente.

Consulte »AQUI« o Folheto Promocional

Para mais informações, por favor contacte:
Oumeyma EL FARES
Communication & press
Tel : +212 5 37 77 91 40
Telem : +212 6 69 82 36 06
Email: o.elfares@successeditions.com
www.cifac.ma

     
   
   

ISK - SODEX | Istambul


    7 a 10 de fevevreiro 2018 | Istambul
 

ISK- Sodex é a Feira que apresenta os últimos avanços em tecnologias de calefação, refrigeração e ar condicionado. A demanda de sistemas de calefação e a tecnologia aumentou em um dos maiores mercados do mundo para os fabricantes de caldeiras, calefatores, aquecedores de água, radiadores, as energias renováveis, calefação radiante, esfriadores, torres de esfriamento, resfriadores por evaporação, ventiladores, bombas, refrigeração nacionais e industriais e ar condicionado, entre outros.

Consulte AQUI o PROGRAMA.

Mais informações:
Hannover Messe Sodeks Fuarcılık A.Ş. 
Büyükdere Cad. Şarlı İş Merkezi No:103 B Blok Kat:5 34394 
Mecidiyeköy-Şişli / İstanbul 
Phone: +90 212 334 69 00 
Fax: +90 212 347 10 96 
E-mail: info@sodex.com.tr 

     
   
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter