Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório ONS APIRAC Destaques  
   
 
 
   
 

O novo regime de prevenção e controlo da “Doença dos Legionários” foi publicada no passado dia 20 de agosto e entrou em vigor no dia seguinte. Esta nova Lei procede ainda à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto.

Entre as alterações trazidas pela nova legislação conta-se o agravamento das coimas nos casos de incumprimento - quem não tenha um plano de prevenção e controlo, não faça as auditorias obrigatórias ou não adote os procedimentos legais em situação de risco fica sujeito a coimas que, no caso de pessoas coletivas, vão dos 2.500 aos 44.890 euros.

Os equipamentos, redes e sistemas que apresentem maior risco de desenvolver a bactéria da Legionella ficam obrigados a ser sujeitos a auditorias de três em três anos.

A lei aplica-se a "todos os edifícios e estabelecimentos de acesso ao público", sejam de natureza pública ou privada, e abrange qualquer setor de atividade, desde que lide com "equipamentos de transferência de calor associados a sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado ou a unidades de tratamento do ar". Estes equipamentos ficam agora sujeitos a registo, e os responsáveis ficam obrigados a definir um plano de prevenção e controlo, que terá de incluir uma análise de risco.

Também "sistemas inseridos em espaços de acesso e utilização pública que utilizem água para fins terapêuticos ou recreativos - termas ou piscinas - e que possam gerar aerossóis de água" ficam abrangidos por este quadro legal, mas com obrigações atenuadas - estão dispensados do registo, mas obrigados a elaborar o plano de prevenção.

Motivo mais do que suficiente para garantirem presença no Encontro Nacional de Instaladores, 5.ª Edição, que terá lugar em Santarém, no CNEMA, no próximo dia 18 de outubro. Onde no 4.º painel do evento - “Qualidade do Ar Interior: Nova Legislação para a Legionella” - participarão o Eng. Paulo Diegues (DGS), a Doutora Filipa Ferreira (INSA), a Eng. Dilia Jardim (APA), Eng. Norberto Presa (especialista em manutenção de edifícios de serviços), e um representante da IGAMAOT. O debate será moderado pelo Eng. Fernando Brito, Presidente da APIRAC.

   

 

    Nuno Roque
Secretário-Geral da APIRAC
   
     
   

Criado o Conselho Superior de Obras Públicas

     
 

Anunciado para entrar em funcionamento no início deste ano, só agora é que o Governo aprovou na generalidade o decreto regulamentar que vai criar esta estrutura. O novo órgão reedita o antigo Conselho Geral de Obras Públicas criado em 1852 e que funcionou até 2011.

O Conselho Superior de Obras Públicas tem por missão coadjuvar o Governo na tomada de decisões sobre os programas de investimento e projetos de grande relevância, definindo a sua estrutura, competência e funcionamento.

Ao Conselho Superior das Obras Públicas caberá emitir parecer de caráter técnico, económico e financeiro sobre os projetos que sejam submetidos à sua apreciação, por imposição legal ou pelo membro do Governo responsável pela área das obras públicas, por sua iniciativa ou a pedido de outros membros do Governo.

A nova estrutura terá de dar parecer obrigatório, mas não vinculativo, sobre todos os investimentos superiores a 75 milhões de euros.

O Decreto Regulamentar 8/2018, de 4 de setembro, entra em vigor no dia 1 de outubro.

     
   
     
   

Portal Nacional de Fornecedores do Estado

     
 

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 72/2018, que cria o Portal Nacional de Fornecedores do Estado.

O Portal tem como finalidade, mediante o recurso a meios digitais, simplificar e agilizar os procedimentos de verificação e comprovação da inexistência de impedimentos à contratação previstos no Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual, por parte dos fornecedores, bem como a sua situação contributiva para efeitos de pagamentos em fase de execução contratual.

A plataforma encontra-se em desenvolvimento pelo que só estará disponível para registo a partir de 2019.

O Portal Nacional de Fornecedores do Estado é um sistema online que reúne informação sobre os fornecedores do Estado nele inscritos. Inclui informações sobre dívidas à segurança social e ao fisco, bem como dados do registo criminal dos fornecedores, seus administradores e gerentes.

O que vai mudar?

Os fornecedores do Estado deixam de entregar os documentos que provam a regularidade da sua situação fiscal, contributiva e criminal para efeitos de celebração de contratos com entidades públicas e recebimentos, passando a entidade pública a ter acesso pela internet a tal informação, desde que consentido pelo fornecedor.

O registo é da responsabilidade dos fornecedores do Estado

Cada pessoa ou empresa que queira ser contratada pelas entidades públicas pode registar-se no Portal Nacional de Fornecedores do Estado, identificando-se e confirmando que permitem a utilização dos seus dados para os objetivos do portal. Caso queiram cancelar o registo, as pessoas e empresas podem pedi-lo.

     
   
   

Programa de valorização do Interior

     
 

Foi aprovado o programa para apoiar investimento no interior, cujo envelope financeiro é de 1.700 ME.

O Programa de Valorização do Interior tem o objetivo de concretizar «medidas de discriminação positiva e de incentivo ao desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, visando a fixação da população, a diminuição das assimetrias regionais, a coesão e a competitividade territorial».

O programa surge no decorrer da revisão do Programa Nacional de Coesão Territorial, no qual 146 das 164 medidas já se encontram executadas ou em curso, e pretende fazer um reajustamento e recalendarização das iniciativas previstas para afirmar um interior mais coeso, mais competitivo, mais sustentável, mais conectado e mais colaborativo.

Estão incluídas nas 62 medidas do Programa de Valorização do Interior:

    1. Reforço dos mecanismos de transferência de serviços públicos para o Interior;
    2. Localização no Interior de estruturas operacionais, de formação e de comando de forças e serviços de segurança e proteção civil;
    3. Incentivos à mobilidade geográfica, em particular de funcionários públicos;
    4. Redução do IRC em função dos postos de trabalho criados com conexão e territórios do interior;
    5. Reforço dos benefícios fiscais ao investimento no Interior;
    6. Programa de Captação de Investimentos para o Interior, materializado num conjunto de apoios e incentivos dirigidos ao interior, incluindo uma Linha de Apoio Específica para o Interior para Projetos Empresariais de Interesse Estratégico;
    7. No âmbito da Reprogramação do PT2020, criar uma programação de concursos para os territórios do Interior para apoiar 1700 M€ de investimento empresarial;
    8. Regime complementar de redução de taxas de Portagem para os veículos afetos ao transporte de mercadorias em vias do interior, com acréscimo de desconto para as empresas situadas nesses territórios;
    9. Alargar a penetração do ensino superior e garantir a redistribuição regional de vagas no ensino superior público.
     
   
   

Indicadores Económicos

     
 

Indicador de atividade económica e indicador de clima económico estabilizam - agosto de 2018

Em agosto, o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico diminuíram na Área Euro (AE). No mesmo mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de -2,1% e -1,3%, respetivamente (-5,5% e -0,3% em julho).

Em Portugal, o indicador de atividade económica, disponível até julho, e o indicador de clima económico, disponível até agosto, estabilizaram. O indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em julho, refletindo um contributo positivo menos expressivo de ambas as componentes, consumo corrente e consumo duradouro. O indicador de FBCF acelerou em julho, devido ao contributo positivo mais intenso da componente de construção, tendo o contributo da componente de material de transporte passado de negativo em junho para nulo.

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 9,4% e 8,7% em julho, respetivamente (10,7% e 9,2% em junho). Considerando a atividade económica da perspetiva da produção, os índices de volume de negócios na indústria e de produção na construção abrandaram, tendo o índice de produção na indústria diminuído. Por sua vez, o índice de volume de negócios nos serviços acelerou em julho.

De acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, estabilizou em 6,8% em julho, o que compara com 7,1% em abril e 8,9% há um ano atrás. A estimativa da população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, registou um crescimento homólogo de 2,1% (2,8% em junho) e uma diminuição em cadeia de 0,2% (aumento de 0,4% no mês anterior).

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga de 1,2% em agosto (1,6% em julho), observando-se uma taxa de variação de 1,0% na componente de bens (1,1% no mês anterior) e de 1,6% na de serviços (2,3% no mês precedente).

Edifícios licenciados aumentaram 19,1% e edifícios concluídos cresceram 17,9% - 2.º Trimestre de 2018

No 2º trimestre de 2018 os edifícios licenciados cresceram 19,1% face ao período homólogo (+6,3% no 1º trimestre de 2018), correspondendo a 5,6 mil edifícios. Nos edifícios licenciados para construções novas registou-se um acréscimo de 20,0% (+7,8% no 1º trimestre de 2018), enquanto no licenciamento para reabilitação se registou um aumento de 18,4% (-0,1% no 1º trimestre de 2018). Os edifícios concluídos registaram um acréscimo de 17,9% (+15,7% no 1º trimestre de 2018) perfazendo 3,6 mil edifícios.

Comparativamente com o trimestre anterior, o número de edifícios licenciados aumentou 5,4% (+23,1% no 1º trimestre de 2018) enquanto nos edifícios concluídos se observou uma variação de +3,0% (+1,7% no 1º trimestre de 2018).

Preços na produção industrial aumentaram 4,6% - agosto de 2018

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou um aumento de 4,6% em agosto (4,5% no mês anterior). Excluindo o agrupamento de Energia, o índice aumentou 1,9% (taxa igual em julho). A variação mensal foi 0,2% (0,1% em agosto de 2017).

Volume de Negócios nos Serviços cresceu 6,3% - julho de 2018

Em termos homólogos, o índice de volume de negócios nos serviços aumentou 6,3% em julho, resultado 0,4 pontos percentuais (p.p.) superior ao observado no mês anterior.

Os índices de emprego, de remunerações brutas e de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, apresenta-ram variações homólogas de 2,1%, 5,9% e 2,5%, respetivamente (2,3%, 7,0% e 2,2% em junho, pela mesma ordem).

Taxa de variação homóloga do IPC diminuiu para 1,2% - agosto de 2018

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 1,2% em agosto de 2018, taxa inferior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à do mês anterior. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,6%, valor inferior em 0,4 p.p. ao registado em julho.

A variação mensal do IPC foi -0,3% (-0,6% no mês precedente e nula em agosto de 2017). A variação média dos últimos doze meses fixou-se em 1,2%, taxa superior em 0,1 p.p. à registada no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,3%, taxa inferior em 0,9 p.p. à do mês anterior e inferior em 0,7 p.p. à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em julho, a variação do IHPC português foi superior em 0,1 p.p.). O IHPC registou uma variação mensal de -0,7% (-0,4% no mês anterior e 0,2% em agosto de 2017) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,4% (valor idêntico ao registado em julho).

Fonte: INE

     

   
   

APOIO À CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS - APIRAC no terreno

     
   

Apoio à certificação da empresa associada QUATERVALENS, Soluções Técnicas, Lda.

 

O Departamento Técnico da APIRAC forneceu a documentação necessária para o Associado organizar o dossier de certificação. Naturalmente, com o esclarecimento de todas as dúvidas e o apoio prestado, o Associado não teve dificuldades em certificar a sua empresa.

Congratulamo-nos e saudamos o Associado pelo sucesso na obtenção da certificação, seguramente um passo importante e necessário para o futuro da empresa.

     
   

Visita aos Associados para apoio personalizado à certificação de empresas

     
 

O Mesmo sendo feriado ou tempo de férias, alguns Associados não deixaram de se submeter às auditorias da CERTIF. Assim aconteceu no dia 15 de agosto à empresa associada de Rui Miguel Figueiredo, Unip., Lda (COZINCA) .

O Departamento Técnico da APIRAC após solicitação de apoio personalizado à organização do processo de certificação, deslocou-se previamente às instalações destes Associados para fornecimento do dossier de certificação, verificação dos equipamentos e das próprias instalações. Garantindo, assim, o cumprimento de todos os requisitos técnicos e burocráticos para o sucesso na certificação das empresas.

Agradecemos ao Senhor Rui Figueiredo a confiança depositada na APIRAC, deixando também aqui votos de sucesso para o futuro.

     
   

Projectmota Unipessoal, Lda

     
 

Outro Associado que mesmo em tempo de férias e lazer, não prescindiu de receber a CERTIF e certificar a sua empresa. O Departamento Técnico da APIRAC efetuou o apoio nas instalações da empresa Projectmota Unip., Lda, no dia 8 de agosto. Uma semana depois, dia 16 o Associado estava a ter a auditoria de certificação.

Mais uma vez, agradecemos toda a colaboração e empenho neste rápido processo, e desejamos bastante sucesso no futuro como empresa certificada.

     
   
     
    BEIJER REF adquire a empresa espanhola de ar condicionado, aquecimento e energias renováveis ​​LUMELCO
     
    A aquisição reforça ainda mais a posição da BEIJER REF no sul da Europa, e representa uma oportunidade de ouro para a LUMELCO continuar a ganhar quota no mercado de ar condicionado ibérico.
     
 

O grupo de refrigeração sueco, BEIJER REF, adquiriu 100% da empresa Lumelco, empresa espanhola fundada em 1963 pela família Lumbreras e acionista maioritário, e com 23% das ações detidas desde 2006, ao grupo de capital de risco Diana Capital.

Com mais de 50 anos de presença no mercado Espanhol de ar condicionado e aquecimento, a Lumelco é, há mais de 30 anos, o importador e distribuidor exclusivo para Espanha e desde 2013 também para Portugal dos equipamentos de ar condicionado da multinacional Japonesa Mitsubishi Heavy Industries. A sua sede está localizada em Madrid tendo escritórios próprios em Barcelona e Sevilha, para além de uma rede de delegados comerciais que cobrem toda a Península Ibérica. Em Portugal tem os seus escritórios em Vila do Conde. Com uma equipa de 65 pessoas, o valor de faturação em 2017 foi de 42,10 milhões de euros.

Para além dos equipamentos da Mitsubishi Heavy Industries, a Lumelco é ainda o importador exclusivo dos coletores de tubo de vácuo da Kingspan Thermomax, dos equipamentos de ventilação com recuperação de energia da LMF, dos equipamentos de desumidificação e ventilação da Dantherm, dos chillers de absorção da Broad e dos queimadores da Giersch.

A administração da LUMELCO continuará a participar ativamente da empresa. A Lumelco será integrada na organização da BEIJER REF a partir de 1 de Setembro de 2018 e vai continuar a operar a partir das suas atuais localizações e sob o nome comercial de LUMELCO S.A e LUMELCO PORTUGAL.

     

   
    As nossas Circulares
     
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
   
 

Circular Informativa n.º 030/2018 - Legionella | Lei n.º 52/2018, de 20 de agosto

Circular Informativa n.º 029/2018 - Assembleia-Geral | Convocatória

Circular Informativa n.º 028/2018 - Circular APIRAC n.º 28/2018 - 5º Encontro Nacional de Instaladores: “2018, ano de transformações no setor do AVAC&R: Sustentabilidade, competência e inovação”

Circular Inforativa n.º 27/2018 - Controlo Oficioso do cumprimento dos requisitos para Alvarás e Certificados

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2018
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Telm: 967 446 860
formacao.guimaraes@apief.pt

 

 
LISBOA
19 set REPETIÇÃO EXAME TIM + info
préinscr TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO (Nivel 4) + info
24 set  SIMBOLOGIA APLICADA A CIRCUITOS ELÉTRICOS + info
PORTO
17 set FLUORADOS CAT1 + info
17 set BOMBAS DE CALOR - FASE3 + info
1 out PREPARAÇÃO PARA EXAME TIM3 + info
GUIMARÃES
24 set MANUSEAMENTO DE F. NATURAIS + info
24 set BOMBAS DE CALOR - FASE 3 + info
18 out M&VCAI (Geral) + info

» Consulte AQUI toda a nossa AGENDA.
   
    Datas para pagamento de impostos
     

 
   
   

 

   

Assembleia da Républica

   

Lei n.º 43/2018 - Diário da República n.º 153/2018, Série I de 2018-08-09115946548 - Prorroga a vigência de determinados benefícios fiscais, alterando o Estatuto dos Benefícios Fiscais.

     
   
   

Lei n.º 46/2018 - Diário da República n.º 155/2018, Série I de 2018-08-13116029384 - Estabelece o regime jurídico da segurança do ciberespaço, transpondo a Diretiva (UE) 2016/1148, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de julho de 2016, relativa a medidas destinadas a garantir um elevado nível comum de segurança das redes e da informação em toda a União.

     
   
   

Lei n.º 47/2018 - Diário da República n.º 155/2018, Série I de 2018-08-13116029385 - Recenseamento eleitoral de cidadãos portugueses residentes no estrangeiro (quinta alteração à Lei n.º 13/99, de 22 de março, que estabelece o regime jurídico do recenseamento eleitoral).

     
   
   

Lei n.º 52/2018 - Diário da República n.º 159/2018, Série I de 2018-08-20116108098 - Estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários e procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto.

     
   
   

Lei n.º 59/2018 - Diário da República n.º 160/2018, Série I de 2018-08-21116130013 - Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 97/2017, de 10 de agosto, que estabelece o regime das instalações de gases combustíveis em edifícios.

     
   
   

Lei n.º 60/2018 - Diário da República n.º 160/2018, Série I de 2018-08-21116130014 - Aprova medidas de promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor e procede à primeira alteração à Lei n.º 10/2001, de 21 de maio, que institui um relatório anual sobre a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, à Lei n.º 105/2009, de 14 de setembro, que regulamenta e altera o Código do Trabalho, e ao Decreto-Lei n.º 76/2012, de 26 de março, que aprova a orgânica da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

     
   
   

Lei n.º 61/2018 - Diário da República n.º 160/2018, Série I de 2018-08-21116130015 - Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 96/2017, de 10 de agosto, que estabelece o regime das instalações elétricas particulares.

     
   
   

Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

   

Declaração de Retificação n.º 25/2018 - Diário da República n.º 148/2018, Série I de 2018-08-02115879181 - Retifica o Decreto-Lei n.º 37/2018, de 4 de junho, da Presidência do Conselho de Ministros que cria o 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 106, de 4 de junho de 2018.

     
   
    Presidência do Conselho de Ministros
   

Decreto-Lei n.º 68/2018 - Diário da República n.º 158/2018, Série I de 2018-08-17116090202 - Cria o Fundo de Fundos para a Internacionalização.

     
   
   

Decreto-Lei n.º 71/2018 - Diário da República n.º 171/2018, Série I de 2018-09-05116330682 - Procede ao ajustamento das classes 1 e 2 de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagem por quilómetro de autoestrada.

     
   
   

Decreto-Lei n.º 72/2018 - Diário da República n.º 176/2018, Série I de 2018-09-12116388437 - Cria o Portal Nacional de Fornecedores do Estado.

     
   
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 116/2018 - Diário da República n.º 172/2018, Série I de 2018-09-06116341225 - Aprova o Programa de Valorização do Interior.

     
   
   

Decreto Regulamentar n.º 8/2018 - Diário da República n.º 170/2018, Série I de 2018-09-04116320538 - Cria o Conselho Superior de Obras Públicas.

     
   
   

Decreto Regulamentar n.º 9/2018 - Diário da República n.º 175/2018, Série I de 2018-09-11116382281 - Altera a regulamentação do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território nacional.

     
   
   

Economia

   

Portaria n.º 246/2018 - Diário da República n.º 169/2018, Série I de 2018-09-03116307677 - Determina a consulta obrigatória da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no âmbito dos procedimentos de autorização do sobre-equipamento de parques eólicos, e define critérios de decisão a adotar, procedendo à primeira alteração da Portaria n.º 102/2015, de 7 de abril.

     
   
   

Ambiente

   

Portaria n.º 230/2018 - Diário da República n.º 158/2018, Série I de 2018-08-17116090203 - Regulamenta o Decreto-Lei n.º 37/2018, de 4 de junho, que estabelece o 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

     
   
   

Justiça

   

Portaria n.º 259/2018 - Diário da República n.º 177/2018, Série I de 2018-09-13116387662 - Disponibiliza o acesso à informação, em suporte eletrónico de identificação das entidades previstas nas alíneas a), b) e e) do n.º 1 do artigo 4.º do regime do Registo Nacional de Pessoas Coletivas - Certidão online de inscrição de pessoa coletiva.

     
   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde

   

Portaria n.º 249/2018 - Diário da República n.º 172/2018, Série I de 2018-09-06116341229 - Portaria procede à terceira alteração à Portaria n.º 174/2014, de 10 de setembro, alterada pela Portaria n.º 289-A/2015, de 17 de setembro, e pela Portaria n.º 50/2017, de 2 de fevereiro, que define as condições de instalação e funcionamento a que devem obedecer as unidades de internamento e de ambulatório, bem como as condições de funcionamento a que devem obedecer as equipas de gestão de altas e as equipas de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

     
   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   

Portaria n.º 251/2018 - Diário da República n.º 173/2018, Série I de 2018-09-07116353276 - Portaria de extensão das alterações do contrato coletivo entre a AECOPS - Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços e outras e a Federação dos Sindicatos da Indústria e Serviços - FETESE e outros.

     
   
   

Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa

   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira n.º 25/2018/M - Diário da República n.º 158/2018, Série I de 2018-08-17116090204 - Apresenta à Assembleia da República a Proposta de Lei que procede à alteração do Decreto-Lei n.º 442-A/88, de 30 de novembro, na sua redação atual, que aprovou o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares.

     
   
   

Decreto Legislativo Regional n.º 18/2018/M - Diário da República n.º 161/2018, Série I de 2018-08-22116152180 - Procede à alteração do Plano de Desenvolvimento Económico e Social Regional para o período 2014-2020, designado «Compromisso Madeira@2020», aprovado em anexo ao Decreto Legislativo Regional n.º 2/2014/M, de 10 de abril.

     
   
     
   

5º Encontro Nacional de Instaladores

   

18 de outubro | Auditório CNEMA, SANTARÉM


 

A APIRAC vai organizar o 5º Encontro Nacional de Instaladores, subordinado ao tema “2018, ANO DE TRANSFORMAÇÕES NO SETOR DO AVAC&R: Sustentabilidade, competência e inovação”. O encontro terá lugar no CNEMA, dia 18 de outubro, em Santarém.

Este evento constitui um fórum bienal com reflexões e debates que esclareçam e apontem caminhos para implementações diversas, que favoreçam e premeiem os diversos intervenientes para o cumprimento de objetivos e compromissos a que o Estado português, e este mercado em particular, está obrigado.

Nos painéis do Programa, muito focados na regulamentação em vigor, espera-se dos participantes que os compõem, pela sua responsabilidade na implementação e gestão das matérias em análise, contributos insubstituíveis para o enriquecimento do debate, com intervenções centradas nas suas especificidades junto da atividade de ”instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos de Refrigeração e AVAC”.

São quatro os painéis em programa:

  • NOVA DIRETIVA EPBD: NEAR ZERO ENERGY BUILDING, AS INSPEÇÕES E A GTC NA MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS
  • GESTÃO DE RESÍDUOS: REEE E EMBALAGENS
  • GASES FLUORADOS COM EFEITO DE ESTUFA: DECRETO-LEI N.º 145/2017: O QUE MUDOU?
  • QUALIDADE DO AR INTERIOR: NOVA LEGISLAÇÃO PARA A LEGIONELLA

» Consulte aqui o PROGRAMA

» Formulário de Inscrição AQUI

Mais informações e contactos:
Departamento Comunicação & Imagem APIRAC
Dra. Sofia Sequeira
Email: sofia.sequeira@apirac.pt
Telemóvel: 967 830 990

     
   
     
   

Encontros Nacionais de Gestão Técnica Centralizada 2018 | “As novas políticas para a Eficiência Energética nos Edifícios e a suas implicações nos Sistemas de Gestão Técnica"

   

 

   

15 de novembro | Auditório LISPÓLIS, LISBOA
22 de novembro | Casa Diocesana, Seminário de Vilar, PORTO


 



Tendo em especial atenção a Diretiva relativa ao desempenho energético dos edifícios (EPBD), que foi recentemente publicada em 30 de maio, estamos também a organizar os encontros nacionais de gestão técnica centralizada calendarizados para 2018, com realizações em Lisboa (15 de novembro) e Porto (22 de novembro), para os quais contamos reunir cerca de 300 participantes.

Na APIRAC temos procurado ser muito ativos nos últimos anos para defender os interesses da Gestão Técnica Centralizada (GTC) e congratulamo-nos que a diretiva atual inclua várias alterações positivas importantes.

Enquanto estamos agora a trabalhar em contributos que possam favorecer a transição e implementação destas alterações, também a perspetiva de publicação de novas FAQ pela ADENE e a definição de NZEB – Edifícios de Energia Quase Nula – que terá obrigatoriamente acontecer até ao final deste ano, levaram a APIRAC, com as suas empresas Associadas que integram a Comissão de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios, a lançar-se na realização de novos Encontros de Gestão Técnica em Lisboa e Porto sob o tema “As novas políticas para a Eficiência Energética nos Edifícios e a suas implicações nos Sistemas de Gestão Técnica”.

Tal como aconteceu nos anteriores encontros, será entregue a todos os participantes um Guia Técnico com as atualizações tecnológicas e legislativas que ocorreram nos últimos anos. Pretende-se que seja um momento de análise das adaptações tecnológicas e de procedimentos que este novo edifício normativo imporá a este tipo de instalações técnicas nos próximos anos, contando para tal com os contributos de oradores de referência nos vários temas a abordar, assegurando assim que estas tardes de trabalho serão proveitosas para todos os participantes.

» Consulte aqui o PROGRAMA PROVISÓRIO

Mais informações e contactos:
Departamento Comunicação & Imagem APIRAC
Dra. Sofia Sequeira
Email: sofia.sequeira@apirac.pt
Telemóvel: 967 830 990

     
   
    Pollutec: 40 anos de inovações ao serviço do ambiente
     
    27 a 30 de novembro de 2018 - Lyon Eurexpo
     
 

Pollutec, a marca que celebra 40 anos! Atualmente o salão é, em simultâneo, uma vitrina do meio ambiente – um concentrado de inovações ecológicas e de tecnologias verdes, um evento federador – reúne todas as fileiras e atores implicados e uma incubadora – contribui para apoiar fileiras emergentes como por exemplo a ANC, o biogaz, as obras sem trincheiras ou a engengenharia ecológica.

Esta edição de 2018 ilustra, mais do que nunca, a vocação do Pollutec para acompanhar a implementação, as oportunidades e as escolhas concretas a fim de responder aos desafios ecológicos, económicos e societários das empresas, das cidades e dos territórios.

Os 14 setores da Pollutec 2018 : Gestão dos recursos Água ; Gestão das redes; Recolha-Limpeza; Tratamento dos resíduos Reciclagem-Reutilização-Matérias & Materiais; Sites e solos; Instrumentação-Metrologia-Análise; Gestão do ar, dos cheiros e do barulho ; Prevenção e gestão de riscos; Energia (produção e armazenagem); efeciência energética dos produtos e procedimentos; Ordenamento urbano & mobilidade; Biodiversidade & meios naturais, Coletivos & Institucionais (apoio, formação, pesquisa ...).

A POLLUTEC fez uma parceria com a APIRAC, e as empresas nossas Associadas, poderão solicitar-nos o código promocional, para descarregar entradas no Salão Gratuitamente.

Mais informações:
http://www.pollutec.com
Project Manager - Leonor Bello

     
   
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter