Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório ONS APIRAC Destaques  
   
 
 
   
 

Na sequência de amáveis convites das empresas OLITREM e HIPERCLIMA foi com muita vontade e empenho que respondemos, ao longo do mês de março, aos desafios que nos foram lançados para apresentar em diversas iniciativas os serviços da APIRAC de apoio à certificação das empresas na atividade de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contêm gases fluorados com efeito de estufa.

O apoio localizado inclui organização do dossier de certificação, verificação de ferramentas e do local de inspeção. Relativamente ao processo de certificação de empresas, a APIRAC prepara todos critérios subjacentes à certificação.

É com orgulho e com sentido de responsabilidade que podemos dizer que temos 100% de sucesso nos apoios às empresas. Todas as empresas apoiadas pela APIRAC obtiveram sem dificuldade a almejada certificação.

Tal circunstância tem muito a ver com o facto de trabalharmos e conhecermos as empresas (sempre são 43 anos) e porque a APIRAC integra as Comissões Técnicas de Certificação do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor, coordenadas pelo CERTIF, EIC e SGS.

Quer isto dizer que, também no que se refere no apoio específico às empresas para a certificação, estamos na linha da frente. É com este propósito, alicerçado no trabalho que desenvolvemos, que procuramos criar valor acrescentado e superar as expectativas dos nossos Associados. É esta a dinâmica que nos move e é esta mensagem que transmitimos sempre que enfrentamos um novo desafio.

   

 

    Nuno Roque
Secretário-Geral da APIRAC
   
     
   

Assembleia Geral APIRAC

   

A APIRAC reúne setor da refrigeração e climatização


 

Realizou-se no dia 27 de março a Assembleia-Geral ordinária de Associados da APIRAC. Reunião magna de todas as do calendário anual, constitui o momento por excelência para dar conhecimento em profundidade da agenda associativa e lançar bases para o futuro. A discussão e votação do Relatório e Contas, relativos ao exercício económico de 2017, e a discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento para 2018, de acordo com convocatória, centralizaram os trabalhos.



Como suporte à informação de gestão foi ainda disponibilizado caderno com Relatório do Conselho Fiscal e Certificação Legal de Contas, emitida pela Sociedade de Revisores Oficiais de Contas “Oliveira Reis & Associados”.


Destaque para as 487 Empresas Associadas que se contavam no encerramento do ano, distribuídas pelos diversos segmentos de mercado representados pela APIRAC: Projeto, Consultoria e Certificação Energética; Fabrico; Distribuição; Instalação, Manutenção e Assistência Técnica; Qualidade do Ar Interior; e, Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios. À Assembleia-Geral que teve lugar Museu do Oriente, em Lisboa, seguiu-se um Jantar de confraternização oferecido pela Associação a todos os participantes.

     
   
     
   

Representação, Importação e Distribuição de equipamentos

    Reunião magna de empresas do segmento
   

 

 

Realizou-se no dia 24 de março reunião magna de empresas do segmento apara a qual foram convocadas todos os Distribuidores (não exclusiva aos membros da Comissão), para se debater e esclarecer os seguintes temas de importância para o Setor:

»    Gestão de resíduos de embalagens;
»    Venda de equipamentos não hermeticamente fechados.

Temas de grande atualidade que impactam em grande medida com o expediente das empresas, quer no que se refere ao regime jurídico da gestão das embalagens quer no que diz respeito às incidências do recente Decreto-Lei n.º 145/2017, de 30 de novembro, que vem conformar e instrumentalizar aspetos centrais do Regulamento UE n.º 517/2014 e Regulamento UE n.º 2015/2067. As novas responsabilidades em presença, interferem não só com o segmento, mas também com outros da cadeia de valor, particularmente com os Instaladores.

Temas em evolução que merecem acompanhamento.

     
   
     
   

Dados estatísticos 2017

     
 

Foi concluído o processo relativamente a 2017. No final da recolha dos dados de vendas do segundo semestre do ano, foram enviados aos interessados ficheiros .pdf com os respetivos resultados, designadamente:

  • Recolha de Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de AVAC – mercado nacional - 2º Semestre de 2017;
  • Recolha de Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de AVAC – exportações - 2º Semestre de 2017;
  • Recolha de Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de AVAC – mercado nacional - Ano de 2017;
  • Recolha de Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de AVAC – exportações - Ano de 2017;
  • Ficheiros word com a listagem das empresas participantes no processo nestes períodos:
    — Mercado nacional;
    — Exportações.
     
   
     
   

FETA adverte contra más práticas com R410A e R32

     
 

A FETA (Federation of Environmental Trade Associations) foi recentemente informada de que houve alguns casos em que o R410A (classificado como A1; não inflamável) foi completamente removido de sistemas de ar condicionado que foram simplesmente recarregados com R32 (classificado como A2L; baixa inflamabilidade).

Dadas as diferenças nas propriedades desses dois fluidos, esta circunstância constitui motivo de preocupação por vários motivos:

  • Os fabricantes de fluidos afirmam, claramente, que os refrigerantes A2L NÃO são APROPRIADOS para retrofit.
  • Um sistema que foi originalmente projetado para o R410A não levará em conta os fatores de segurança necessários ao usar um refrigerante A2L e pode criar um risco significativo à segurança. Os sistemas projetados para uso com R32 possuem diferentes regimes de pressostatos, perfis de inversores alterados e trocadores de calor especialmente projetados.
  • Carregar um sistema existente com o R32 deixaria o sistema não conforme com o padrão de segurança do fluido, levando à possibilidade de formar uma atmosfera inflamável numa situação de fuga.
  • Esta troca de fluido será contra as instruções do fabricante do sistema e tornaria inválida qualquer garantia relevante. Isso também significaria que o sistema não estaria em conformidade com a marcação CE ou a Diretiva de Equipamentos sob Pressão, e também poderia ter implicações no seguro aplicável às instalações.
  • O R32 tem uma temperatura de descarga do compressor mais elevada que a do R410A, o que aumentará o desgaste do compressor, reduzindo significativamente sua vida útil.
  • Caso surja algum problema decorrente de uma alteração do sistema como esta, qualquer responsabilidade recairia inteiramente sobre a empresa/ pessoa que efetuou a alteração.

Em resumo, não é uma boa prática adaptar um sistema com um fluido para cujas características o sistema não foi originalmente projetado, sem uma correta avaliação das diferenças nas características do fluido de substituição.

A FETA representa os interesses de fabricantes, fornecedores, instaladores e empreiteiros no setor de serviços de construção do Reino Unido. É parceiro da APIRAC na AREA (European Refrigeration and Air Conditioning Association) e na EHPA (European Heat Pump Association).

     
   
     
   

EPBD

   

Diretiva relativa ao desempenho energético dos edifícios

     
 

O Conselho e o Parlamento chegaram a acordo em 19 de dezembro, o texto do acordo será aprovado na sessão plenária de abril do Parlamento e posteriormente pelo Conselho. Espera-se que seja publicado no Jornal Oficial durante o verão. O texto entrará em vigor 20 dias após a publicação, com um prazo de transposição de 20 meses para a legislação nacional.

A Comissão está já a trabalhar no desenvolvimento de diferentes ferramentas para a implementação do acordo. Desde fevereiro de 2017 que a Comissão tem trabalhado no desenvolvimento de uma das novas disposições, o Smart Readiness Indicator. Este indicador será implementado através de um ato delegado, e a sua implementação será voluntária em cada Estado-Membro. O indicador leva em consideração múltiplos serviços dentro de diferentes domínios (como aquecimento e arrfecimento), que medem a adaptabilidade de um edifício às necessidades dos ocupantes para uma classificação numa escala de A-G.

     
   
     
   

Mais de 20 municípios abrem "Lojas" espaço empresas

   

Diretiva re

     
 

É já no próximo dia 9 de abril, pelas 11h00, na Comunidade Intermunicipal do Oeste, que o IAPMEI, em parceria com a AMA e a AICEP, celebra, com 21 autarquias, protocolos para a implementação municipal do Espaço Empresa. 

As Câmaras Municipais protocoladas nesta fase de arranque são Abrantes, Ansião, Beja, Bragança, Castelo Branco, Famalicão, Fundão, Guarda, Guimarães, Lagos, Oliveira do Bairro, Ourém, Paços de Ferreira, Portalegre, Santarém, São João da Madeira, Tavira, Tondela, Valongo, Viana do Castelo e Vila Real.

O projeto Espaço Empresa tem como objetivo a criação uma rede de pontos únicos de atendimento às empresas, com serviços disponibilizados pela Administração Central e Local, quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico, constituindo-se como a Rede Nacional de Apoio às Empresas e ao Investimento.

Saiba mais AQUI

Fonte: IAPMEI

     
   
   

Indicadores Económicos

     
 

Produção Industrial registou uma variação homóloga de 2,1% - fevereiro de 2018

O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de 2,1%, em fevereiro (2,5% em janeiro). Na secção das Indústrias Transformadoras a variação foi 3,1% (4,4% no mês anterior).

Vendas no Comércio a Retalho abrandaram para 3,7% - fevereiro de 2018

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho1 registou uma variação homóloga de 3,7% (5,5% em janeiro). Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário, apresentaram taxas de variação homóloga de 3,9%, 3,7% e 0,5%, respetivamente (3,3%, 6,7% e 0,8% em janeiro, pela mesma ordem).

Taxa de variação homóloga do IPC estimada em 0,7% - março de 2018

Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,7% em março de 2018 (o valor apurado em fevereiro foi 0,6%). A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) é de 0,8% (o valor final de fevereiro foi 0,6%).

A variação mensal estimada do IPC é de 1,9% (em fevereiro o valor definitivo foi -0,7%) e a variação média dos últimos doze meses de 1,2% (1,3% registado no mês precedente).

Estima-se que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português tenha registado uma variação homóloga de 0,8% (o valor final de fevereiro foi 0,7%).

Fonte: INE

     

   
    As nossas Circulares
     
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
   
 

Circular Informativa n.º 21/2018 - Regulamento (UE) n.º 679/2016 - Proteção de Dados (RGPD) | Sessões de Formação

Circular Informativa n.º 20/2018 - Relatório & Contas 2017

Circular Informativa n.º 19/2018 - Assembleia Geral de 27 de março de 2018- Jantar Convívio

Circular Informativa n.º 018/2018 - Assembleia Geral - Convocatória

     
   
   

REGULAMENTO GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (RGPD)

    Sessões de Formação
   

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) passará a ser aplicado a partir de 25 de maio de 2018, e vem substituir a atual diretiva e lei de proteção de dados pessoais.

O novo quadro legal traz algumas mudanças significativas que terão diferente impacto na vida das organizações, consoante a sua natureza, área de atividade, dimensão e tipo de tratamentos de dados pessoais que realizem. Por seu lado, os dados sensíveis estão presentes em qualquer sector de atividade e proliferam pelos arquivos de informação de qualquer organização.

Preparem-se para as novas disposições e protejam-se de pesadas coimas.

A APIRAC em parceria com a CMS Rui Pena & Arnaut preparou dois workshops de implementação do RGPD, nas cidades de Lisboa e Porto. Estas ações de formação destinam-se, por isso, a todos os colaboradores que manuseiem dados sensíveis de clientes/ colaboradores/ utentes/ cidadãos.

Para mais informações, contacte-nos através do 213 224 260 ou via email para comunicação-imagem@apirac.pt.

     

   
   

REFRICLIMA - REFRIGERAÇÃO E CLIMTIZAÇÃO, LDA: Novo apoio APIRAC com sucesso.

   
 

No dia 9 de março fizemos a nossa deslocação à empresa REFRICLIMA - REFRIGERAÇÃO E CLIMTIZAÇÃO, LDA., em Belas, Sintra.

No dia 26de março, a CERTIF realizou a inspeção com vista à certificação do serviço de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, nos termos estabelecidos no Regulamento (UE) nº 517/2014, Regulamento de Execução (UE) 2015/2067 e no Decreto-Lei nº 145/2017 de 30 de novembro.

“A inspeção correu com a maior das naturalidades”, não tendo sido detetada nenhuma inconformidade.

Mais uma empresa que alcançou a certificação com o apoio da APIRAC.

Parabéns à REFRICLIMA - REFRIGERAÇÃO E CLIMTIZAÇÃO, LDA. e ao José Filipe Borregana e sua equipe!

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2018
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Telm: 967 446 860
formacao.guimaraes@apief.pt

 

 
LISBOA
4 abr  MANUSEAMENTO DE Fluidos NATURAIS + info
16 abr gases fluorados - categoria 1 + info
14 maio PREPARAÇÃO PARA EXAME TIM3 + info
PORTO
7 maio gases fluorados - categoria 1 + info
21 maio plano de manutenção + info
16 ABR PREPARAÇÃO PARA EXAME TIM3 + info
GUIMARÃES
2 maio gases fluorados - categoria 1 + info
23 maio MANUSEAMENTO DE F. NATURAIS + info
b-learning
jan a dez geral de refrigeração e ar condicionado + info
jan a dez Gases fluorados - categoria 1 + info
jan a dez gases fluorados - teórico - repeticção para exame + info
jan a dez tim 3 + info
jan a dez tim 3 teórico - repeticção para exame + info
jan a dez gtc base + info
   
    Datas para pagamento de impostos
     

 
   
   

 

   

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2018 - Diário da República n.º 48/2018, Série I de 2018-03-08114832287 -  Aprova as linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal, 2018-2030.

   
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 26/2018 - Diário da República n.º 48/2018, Série I de 2018-03-08114832288 - Aprova o programa «Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 - INCoDe.2030».

   
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 32/2018 - Diário da República n.º 51/2018, Série I de 2018-03-13114849146 - Aprova as minutas dos contratos fiscais de investimento a celebrar entre o Estado Português e diversas sociedades comerciais.

   
   

PLANEAMENTO E DAS INFRAESTRUTURAS

   

Portaria n.º 72/2018 - Diário da República n.º 49/2018, Série I de 2018-03-09114834169 - Define os termos em que a entidade adjudicante pode exigir rótulos e relatórios de ensaio, certificação e outros meios de prova.

   
   

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

   

Lei n.º 14/2018 - Diário da República n.º 55/2018, Série I de 2018-03-19114886221 - Altera o regime jurídico aplicável à transmissão de empresa ou estabelecimento e reforça os direitos dos trabalhadores, procedendo à décima terceira alteração ao Código do Trabalho, aprovado em anexo à Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro.

   
   

ADMINISTRAÇÃO INTERNA

   

Decreto-Lei n.º 19/2018 - Diário da República n.º 52/2018, Série I de 2018-03-14114857711 - Altera o regime legal de concessão e emissão dos passaportes.

   
   

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

   

Decreto Legislativo Regional n.º 6/2018/M - Diário da República n.º 53/2018, Série I de 2018-03-15114866946  - Sétima alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 34/2008/M, de 14 de agosto, que adapta à Região Autónoma da Madeira o Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro.

   
   

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES- ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 12/2018/A - Diário da República n.º 55/2018, Série I de 2018-03 - União Europeia Pós 2020.

   
   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 13/2018/A - Diário da República n.º 56/2018, Série I de 2018-03-20114891062 - Berço de Emprego.

   
   

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA - PRESIDÊNCIA DO GOVERNO

   

Decreto Regulamentar Regional n.º 6/2018/M - Diário da República n.º 55/2018, Série I de 2018-03-19114886226 - Fixa o valor do metro quadrado de construção para o ano de 2018.

     
   
     
   

Sessão de Formação: Novo Regulamento Geral sobre Proteção de Dados

    11 de Abril | CMS Rui Pena & Arnault - Lisboa
18 de abril | Casa Diocesana - Seminário de Vilar - Porto

 

A APIRAC em parceria com a CMS Rui Pena & Arnaut preparou dois workshops de implementação do RGPD, nas cidades de Lisboa e Porto. Estas ações de formação destinam-se, por isso, a todos os colaboradores que manuseiem dados sensíveis de clientes/ colaboradores/ utentes/ cidadãos.

O Regulamento (UE) n.º 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia, de 27 de abril de 2016, designado como Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, estabelece profundas alterações no enquadramento da proteção de dados pessoais, dentro de todos os países da União Europeia, e prevê penas severas em caso de incumprimento.

» Descarregue AQUI o PROGRAMA
» Descarregue AQUI o FORMUlÀRIO de INSCRIÇÃO

Para mais informações, contacte:

APIRAC - Comunicação e Imagem
Tel.: 213 224 260 | Telemóvel: 967 830 990
Email: comunicacao-imagem@apirac.pt

     
   
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter