Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório ONS APIRAC Destaques  
   
 
 
   
 

As principais associações de refrigeração e ar condicionado EUROPEIAS uniram-se para alertar os instaladores para pararem de instalar equipamentos e sistemas com fluidos frigorigéneos com GWP (global warming potencial) elevado, tais como o R404A e o R507A.

Apesar dos enormes aumentos nos preços - até 700%! - e da escassez severa desses fluidos, os proprietários de equipamentos em funcionamento têm sido lentos na preocupação de substituir esses fluidos por alternativas existentes no mercado e, pior ainda, continuam a instalar-se novos equipamentos com R404A.

A APIRAC alerta que a falta de ação imediata ameaçará a sobrevivência de muitos negócios de instalação de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.

Há neste momento uma mensagem clara para o setor da refrigeração: "Se pretende permanecer no mercado, deve abandonar a instalação do R404A/ R507A agora!".

As reduções na disponibilidade e os preços galopantes de R410A e R134a são já uma preocupante realidade em toda a Europa.

Tendo em conta cortes na produção e colocação no mercado de HFC tradicionais com elevado GWP, deixou de haver escolha. Se o seu consumo não cair rapidamente, os seus preços não pararão de subir.
Conselhos a seguir:

  • Abandonar o uso de R404A / R507A em equipamentos novos;
  • Retrofit dos equipamentos existentes que contenham F-Gases com elevado GWP, sobretudo quando os sistemas são propensos a fugas e/ ou outras falhas;
  • Reduzir a possibilidade de fugas de fluido, sendo importante a sua deteção atempada (operação obrigatória de acordo com a legislação em vigor);
  • Reduzir, tanto quanto possível, a quantidade de fluido por sistema;
  • Recuperar e reciclar fluido.
   

 

    Nuno Roque
Secretário-Geral da APIRAC
 

 

     
   

Publicação da Norma
NP EN ISO 23953-1:2017

     
    ONS‑APIRAC | CT 56 - Frio e ar condicionado
     
 

Desde 1998 que a APIRAC se assumiu como o Organismo de Normalização Sectorial (ONS) em Portugal para os domínios do Frio e Ar Condicionado, com o reconhecimento formal do Organismo Nacional de Normalização ONN-IPQ – Instituto Português da Qualidade.

Perante este estatuto, passou a competir-lhe em exclusividade o tratamento das questões relacionadas com a normalização, em termos da produção de documentos normativos para o setor, bem como, o acompanhamento das atividades normativas desenvolvidas a nível europeu e internacional, nas respetivas instâncias [CEN, CENELEC, IEC e ISO].

Para o cumprimento destes objetivos, além duma estrutura interna com funções técnicas e de secretariado, houve que reunir um conjunto de técnicos nacionais das áreas específicas que constituem hoje os domínios do AVAC&R, mas também de alguns aspetos complementares interligados como frio industrial, comercial, profissional e doméstico, transportes frigoríficos, climatização, gestão técnica de instalações em edifícios e qualidade do ar interior.

A atividade normativa desenvolvida no ONS-APIRAC radica no trabalho desenvolvido por algo mais que 40 peritos que que dão corpo às duas Comissões Técnicas de Normalização a CT 56, “Frio – Instalações e aplicações frigoríficas” e CT 185 AVAC – “Aplicações, sistemas e gestão de instalações em edifícios”.

Entre outros documentos normativos produzidos, no decorrer do ano 2017, a CT 56 efetuou a tradução da Norma do setor do Frio Comercial e Profissional NP EN ISO 23953-1:2017 “Móveis expositores frigoríficos. Parte 1: Vocabulário”.

     
   
     
   

Recolha de Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de AVAC 2017

     
 

Concluiu-se neste final do mês de janeiro de 2018 o processo de recolha de dados estatísticos de vendas de equipamentos de AVAC.

Já na sua 34ª recolha, correspondendo a 19 anos ininterruptos, participaram no processo 22 empresas com dados de vendas relativos ao mercado nacional; destas, 9 forneceram, em paralelo, dados relativos a vendas no mercado de exportação.

Todos as marcas reconhecidas do grande público são hoje elementos importantes neste processo. Estamos perante uma das ações de maior interesse e da maior relevância para as empresas Distribuidoras, podendo estimar-se que os números obtidos representarão, na atualidade, 88% do mercado de AVAC em Portugal.

É com base nos dados anuais recolhidos pela APIRAC que a associação europeia EHPA integra no seu relatório anual os dados de vendas de AVAC no nosso país – muito em especial para o conhecimento da evolução do mercado europeu de bombas de calor.
Os dados de vendas relativos aos dois semestres de cada ano, em conformidade com as regras estabelecidas pelos próprios Distribuidores, mantêm-se sob reserva de 1 ano, em exclusivo, na posse das empresas participantes no processo, sendo após este período abertos a conhecimento geral.

     
   
     
   

FAQ AREA/APIRAC sobre venda de equipamentos de ar condicionado não hermeticamente fechados

     
 

A APIRAC disponibiliza documento FAQ (Frequently Asked Questions) sobre venda de equipamentos de ar condicionado não hermeticamente fechados. Este documento está a ser difundido em toda a Europa e resulta do envolvimento da APIRAC na AREA (Air Conditioning Refrigeration European Association), que representa 25 associações nacionais de 22 países que representam 13 mil empresas que empregam 110 mil pessoas).

Os equipamentos não hermeticamente fechados (sistemas split) devem ser objeto de instalação por empresas certificadas. Esta obrigação, já estabelecida no anterior Regulamento de Gases Fluorados com Efeito de Estufa n.º 842/2006, veio a ser reforçada no Regulamento F-Gases n.º 517/2014, que acresceu mais alguns requisitos relacionados com a venda de equipamentos não hermeticamente fechados, bem como na recente publicação do Decreto-Lei n.º 145/2017, de 30 de novembro, que substitui o Decreto-Lei n.º 56/2011.

Estas FAQ fornecem uma explicação prática para o cumprimento de alguns dos requisitos agora exigidos, muito especialmente para os dois intervenientes sobre quem estas alterações recaem com maior impacto: retalhistas/distribuidores de equipamentos e utilizador/cliente final.

O comprovativo de cumprimento é responsabilidade do retalhista/distribuidor, e está sujeito à fiscalização da autoridade competente encarregada de controlar o respeito pelos requisitos (ASAE).

Consulte aqui o documento FAQ

     
   
     
   

Detetores de fugas de F-Gases

     
 

O Centerm, Centro Tecnológico para a Industria Térmica, Energia e Ambiente, faz a verificação anual dos detetores de fugas de acordo com a norma EN 14624:2012 (sensibilidade mínima 5g/ano), para cumprimento do n.º 2 do artigo 6.º do regulamento CE nº 1516/2007.

No entanto, temos tido conhecimento de várias empresas que nas auditorias de certificação tiveram não conformidades devido a terem detetores fora do prazo de validade da verificação anual.

Este serviço de verificação, segundo a norma já referida, custa 60€+IVA para técnicos certificados Centerm e/ou empresas associadas da APIRAC. O prazo de entrega do detector é cerca de 3 a 4 dias, após pagamento do serviço. Adicionalmente, temos um serviço subcontratado para entregas em todo o país, para as empresas e técnicos que assim o desejem.

Para facilitar aos TCC e Associados da APIRAC a gestão dos prazos, criámos também um serviço que já se encontra em funcionamento e que permite enviar emails de alerta, 30 dias antes do limite do prazo para a certificação dos referidos detetores.

Para qualquer outro esclarecimento, agradecemos que contactem com o CENTERM pelo telefone 308 807 357.

     
   
     
   

DIGIFRIO - Sistemas de Refrigeração, Lda: primeiro apoio da APIRAC a empresa
da área do transporte frigorífico

     
 

No final de outubro passado, a APIRAC deslocou-se à Póvoa de Varzim para prestar apoio local à certificação da empresa DIGIFRIO - Sistemas de Refrigeração, Lda. A principal atividade deste associado consiste na instalação e manutenção de unidades frigoríficas em camiões e reboques refrigerados/ congelados, ar condicionado de autocarros e sistemas eletrónicos associados.

Foi o primeiro apoio da APIRAC a uma empresa cuja atividade não a obriga a estar certificada, mas que complementa e assegura aos seus clientes a qualidade do serviço prestado.

Reconhecido o valor do apoio no processo de certificação da empresa, com o agradecimento do associado, ao qual a APIRAC está grata pela hospitalidade, informamos que a DIGIFRIO já se encontra certificada pela CERTIF desde o passado novembro de 2017.

     
   
     
   

Estágios Profissionais

     
    Abertura do primeiro período de candidatura de 2018
     
 

No âmbito da Medida Estágios Profissionais, que visa apoiar a realização de estágios profissionais por desempregados inscritos no IEFP, contribuindo, nomeadamente, para apoiar a inserção de jovens no mercado de trabalho e a reconversão profissional de desempregados através de uma experiência prática em contexto de trabalho, e nos termos do calendário de candidaturas aprovado pelo Conselho Diretivo do IEFP para o ano de 2018, vai ter lugar o primeiro período de candidatura do ano 2018.

Este período de candidatura decorre entre o dia 1 de fevereiro e o dia 1 de março de 2018, nos termos do aviso de abertura. Tem uma dotação orçamental de 30 milhões de euros, prevendo-se apoiar cerca de 6.000 estágios.

A candidatura à medida é efetuada pela entidade, no portal NetEmprego, na área pessoal de cada entidade, devendo ser efetuado o registo prévio, caso ainda não esteja registada.

Durante este período de candidatura será possível formalizar o pedido de Prémio ao Emprego, apoiando a celebração de contratos de trabalho sem termo, com ex-estagiário, relativos à contratação de ex-estagiários das medidas Estágios Emprego, Estágios de Inserção e REATIVAR.

Para o efeito, as entidades promotoras devem efetuar o registo prévio da oferta de emprego no portal acima indicado, antes da celebração do contrato com o ex-estagiário e da realização do pedido de apoio.

Antes de se candidatar, consulte o regulamento e verifique as regras de acesso a esta medida.

» SAIBA TUDO AQUI «

Fonte: IEFP

     
   
   

Medidas Estágios Profissionais
e Contrato-Emprego

     
    Candidaturas para 2018
     
 

O Conselho Diretivo do IEFP aprovou o calendário das candidaturas para 2018.

Contrato-Emprego

  • 1.º período - 1 de março a 31 de março de 2018
  • 2.º período - 1 de junho a 30 de junho de 2018
  • 3.º período – 1 de setembro a 30 de setembro de 2018

Estágios Profissionais

  • 1.º período - 1 de fevereiro a 1 de março de 2018
  • 2.º período - 1 de maio a 1 de junho de 2018
  • 3.º período – 1 de julho a 31 de julho de 2018
  • 4.º período – 1 de outubro a 2 de novembro de 2018

Mais informação » AQUI « em Contrato-Emprego e Estágios Profissionais.

Fonte: IEFP

     
   
   

Indicadores Económicos

     
 

Taxa de variação homóloga do IPC estimada em 1,1%
- janeiro de 2018

Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de 1,1% em janeiro de 2018 (o valor observado em dezembro de 2017 foi 1,5%). A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) é de 1,0% (1,2% em dezembro de 2017).

A variação mensal do IPC terá sido -1,0% (variação nula em dezembro) e a variação média dos últimos doze meses de 1,3% (1,4% registado no mês precedente). 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga estimada de 1,1% (1,6% em de dezembro). 

Os dados definitivos referentes ao mês de janeiro serão publicados no próximo dia 12 de fevereiro.

Vendas no Comércio a Retalho aceleraram para 5,7%
- dezembro de 2017


O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou uma variação homóloga de 5,7% (4,9% em novembro). Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário, apresentaram taxas de variação homóloga de 3,5%, 4,7% e -0,3%, respetivamente (3,7%, 5,5% e 0,1% em novembro, pela mesma ordem). No quarto trimestre de 2017, as vendas no Comércio a Retalho subiram 4,1% em termos homólogos (4,0% no terceiro trimestre).

Para o ano de 2017, o Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho aumentou 4,0%, mais 1,3 pontos percentuais que em 2016.

Produção Industrial com variação homóloga de 1,3%
- dezembro de 2017


O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de 1,3% em dezembro (3,2% em novembro), com a secção das Indústrias Transformadoras a subir 2,8% (4,8% no mês anterior). No 4º trimestre de 2017, o índice agregado aumentou 3,1% face ao trimestre homólogo (7,1% no período precedente). O índice total aumentou 4,0%, em 2017, mais 1,7 pontos percentuais que no ano anterior.

Fonte: INE

     

   
    As nossas Circulares
     
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
   
 

Circular Informativa n.º 010/2018 - Pedidos de concessão e alteração de alvarás - Balanço e Demonstração de Resultados fechados a 31 de dezembro de 2017

Circular Informativa n.º 09/2018- Guias de Taxa Anual de Regulação para Atividade da Construção 2018

Circular Informativa n.º 08/2018 - Retribuição mínima mensal garantida

Circular Informativa n.º 07/2018- Revisão do Manual de Procedimentos - Certificação de Empresas | Especificação Técnica CERTIF ET.SAC.01:2017

Circular Informativa n.º 06/2018 - Processamento de Salários 2018 - Alterações introduzidas pelo Orçamento de Estado -
Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro - OE 2018

Circular Informativa n.º 05/2018 - Transporte de Resíduos - e-GAR

Circular Informativa n.º 04/2018- Registo de Produtores de EEE - APA assume registo

     
   
   

REFRIGERAÇÃO: Se pretende permanecer no mercado, deve abandonar a instalação do R404A/ R507A agora!

     
   
     

 

 
     

   
   

CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE ASSOCIADOS:
Por um fortalecimento crescente da defesa dos interesses dos Associados!

   
 

Muitos são os motivos para o reforço da representatividade e do esforço associativo no setor da refrigeração e da climatização. A dinâmica europeia de qualificação contínua da atividade assenta em pilares centrais da política europeia como são a eficiência energética e o ambiente. Porque a força da Associação é a força das empresas que a integram, decidiu a APIRAC abraçar em 2018 um objetivo de reforço ambicioso da representatividade empresarial. Razão porque é agora lançada a CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE ASSOCIADOS: POR UM FORTALECIMENTO CRESCENTE DA DEFESA DOS INTERESSES DOS ASSOCIADOS.

A APIRAC propõe aos seus Associados um desconto de 20% da sua quota anual por cada novo Associado efetivamente angariado.

Os Associados interessados encarregar-se-ão de contactar potenciais associados, beneficiando a APIRAC o Associado angariador de um desconto na quotização de 20% do ano em curso, para crédito em conta. Receberão ainda um exemplar do GUIA TÉCNICO DE APOIO AO PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO, CONTROLO E GESTÃO TÉCNICA EM EDIFÍCIOS”. Uma obra em co-autoria das empresas da Comissão de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios da APIRAC, com edição e produção da APIRAC (oferta limitada ao stock existente).

Adiram a esta campanha. Vamos dar força à família APIRAC!

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2018
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Telm: 967 446 860
formacao.guimaraes@apief.pt

 

 
FEVEREIRO 2018
1 FEV » eXECUÇÃO DE CIRCUITOS SEGUNDO ESQUEMAS ELÉTRICOS - laboral lisboa
12 FEV » fluidos naturais e alternativos - laboral PORTO
14 FEV » tim 3 - pós laboral lisboa
15 FEV » fluidos naturais e alternativos - laboral porto
15 FEV » curso DE ELETRICIDADE - laboral GUIMARÃES
19 FEV » PLANO DE MANUTENÇÃO - laboral lisboa
26 FEV » PLANO DE MANUTENÇÃO - laboral PORTO
26 FEV » fluidos naturais e alternativos - laboral LISBOA
27 FEV » tim 3 - pós laboral guimarães
MARÇO 2018
5 mar » gtc base - laboral porto
6 mar » tim 3 - pós laboral lisboa
12 mar » gases fluorados - categoria 1 - horário misto porto
15 mar » curso DE ELETRICIDADE - laboral GUIMARÃES
19 mar » gases fluorados - categoria 1 - horário misto GUIMARÃES
20 mar » arranque e equilibrio de sistemas aurélicos - laboral lisboa
26 mar » fluidos naturais e alternativos - laboral guimarães
28 mar » fluidos naturais e alternativos - laboral lisboa
b-learning
jan a dez » geral de refrigeração e ar condicionado b-learning
jan a dez » Gases fluorados - categoria 1 b-learning
jan a dez » gases fluorados - teórico - repeticção para exame b-learning
jan a dez » tim 3 b-learning
jan a dez » tim 3 teórico - repeticção para exame b-learning
jan a dez » gtc base b-learning
   
    Datas para pagamento de impostos
     

 
   
   

 

   

Finanças e Ambiente

   

Portaria n.º 3/2018 - Diário da República n.º 2/2018, Série I de 2018-01-03 - Atualiza os fatores de correção extraordinária das rendas para o ano de 2018.

   
   

Finanças, Educação e Ambiente

   

Portaria n.º 4/2018 - Diário da República n.º 3/2018, Série I de 2018-01-04 - Altera a Portaria n.º 277-A/2010, de 21 de maio, que cria o programa Porta 65 - Arrendamento por Jovens.

   
   

Economia

   

Portaria n.º 32/2018 - Diário da República n.º 16/2018, Série I de 2018-01-23 - Define a tarifa de referência aplicável durante o corrente ano à eletricidade vendida na sua totalidade à rede elétrica de serviço público (RESP), oriunda de unidades de pequena produção (UPP) que utilizam fontes de energia renovável.

   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   

Decreto-Lei n.º 2/2018 - Diário da República n.º 6/2018, Série I de 2018-01-09 - Altera o regime contributivo dos trabalhadores independentes.

   
   

Portaria n.º 25/2018 - Diário da República n.º 13/2018, Série I de 2018-01-18 - Portaria que estabelece a idade normal de acesso à pensão de velhice em 2019.

   
   

Assembleia da República

   

Resolução da Assembleia da República n.º 15/2018 - Diário da República n.º 15/2018, Série I de 2018-01-22 - Recomenda ao Governo medidas que promovam a prevenção da Doença dos Legionários, a qualidade do ar de edifícios climatizados e a isenção do pagamento de taxas moderadoras em casos de surtos de infeção por Legionella.

   
   

Finanças

   

Decreto Regulamentar n.º 1/2018 - Diário da República n.º 7/2018, Série I de 2018-01-10 - Fixa o universo dos sujeitos passivos de IRS abrangidos pela declaração automática de rendimentos, em conformidade com o previsto no n.º 8 do artigo 58.º-A do Código do IRS.

   
   

Finanças, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   

Portaria n.º 21/2018 - Diário da República n.º 13/2018, Série I de 2018-01-18114545477 - Portaria que procede à atualização anual do valor do indexante dos apoios sociais (IAS).

   
   

Portaria n.º 22/2018 - Diário da República n.º 13/2018, Série I de 2018-01-18114545478  - Portaria que procede à atualização anual das pensões de acidentes de trabalho para o ano de 2018.

   
   

Portaria n.º 23/2018 - Diário da República n.º 13/2018, Série I de 2018-01-18114545479 - Portaria que procede à atualização anual das pensões e de outras prestações sociais atribuídas pelo sistema de segurança social, das pensões do regime de proteção social convergente atribuídas pela CGA e das pensões por incapacidade permanente para o trabalho e por morte decorrentes de doença profissional, para o ano de 2018.

   
   

Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

   

Decreto Legislativo Regional n.º 2/2018/A - Diário da República n.º 5/2018, Série I de 2018-01-08114472724 - Plano Anual Regional para o ano 2018.

   
   

Região Autónoma da Madeira- Assembleia Legislativa

   

Decreto Legislativo Regional n.º 2/2018/M - Diário da República n.º 6/2018, Série I de 2018-01-09114484244 - Aprova o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2018.

   
   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira n.º 3/2018/M - Diário da República n.º 6/2018, Série I de 2018-01-09114484245 - Aprova o Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região Autónoma da Madeira para o ano de 2018.

   
   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira n.º 3/2018/M - Diário da República n.º 6/2018, Série I de 2018-01-09114484245 - Aprova o Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região Autónoma da Madeira para o ano de 2018.

     
   
     
   

ADENE promove Seminário sobre a Etiqueta Energética de Aquecimento

    15 de fevereiro 2018 | Lisboa
 

No âmbito do projeto europeu Label Pack A+, a ADENE promove Seminário sobre a Etiqueta Energética de Aquecimento dia 15 de fevereiro em Lisboa.

A etiqueta energética de produtos e sistemas de aquecimento ambiente e de preparação de água quente entrou em vigor em setembro de 2015 trazendo novidades no contexto da etiquetagem energética obrigatória, nomeadamente a etiqueta de sistemas e a distribuição das responsabilidades de emissão da etiqueta.

O contributo dos vários especialistas presentes será integrado nos resultados do projeto «Label Pack A+», que serão posteriormente comunicados à Comissão Europeia. Pretende-se, assim que a regulamentação seja reforçada e cumpra com o seu papel de dinamização do setor e, em simultâneo, apoie o consumidor na tomada de decisão de aquisição de equipamentos energeticamente mais eficientes.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

• PROGRAMA « AQUI »
• Para se inscrever clique « AQUI »

     
   
   

ISK - SODEX | Istambul


    7 a 10 de fevereiro 2018 | Istambul
 

ISK - Sodex é a Feira que apresenta os últimos avanços em tecnologias de aquecimento, refrigeração e ar condicionado. A procura de sistemas de aquecimento e a tecnologia aumentou num dos maiores mercados do mundo para os fabricantes de caldeiras, recuperadores de calor, aquecedores de água, radiadores, energias renováveis, aquecimento radiante, arrefecedores, torres de arrefecimento, arrefecedores por evaporação (por efeito adiabático), ventiladores, bombas, refrigeração nacionais e industriais e ar condicionado, entre outros.

Consulte AQUI o PROGRAMA.

Mais informações:
Hannover Messe Sodeks Fuarcılık A.Ş. 
Büyükdere Cad. Şarlı İş Merkezi No:103 B Blok Kat:5 34394 
Mecidiyeköy-Şişli / İstanbul 
Phone: +90 212 334 69 00 
Fax: +90 212 347 10 96 
E-mail: info@sodex.com.tr 

     
   
   

CIFAC - Congresso Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado e Aquecimento


    14 de fevereiro 2018 | Sofitel, Casablanca
 

Ponto de encontro para todos os "players" deste Setor, nomeadamente: fabricantes, distribuidores, instaladores, cliente final, empresas de consultoria, arquitetos, etc...

A conferência conta com 4 temas principais:

  • Regulação e padrões da indústria;
  • Treinamento para apoiar a experiência marroquina nos negócios do Setor;
  • Novas tecnologias e inovações contra a mudança climática, uma oportunidade de inovação para operadores;
  • A necessidade de uma associação no Setor que, por enquanto, é inexistente em Marrocos.

Consulte »AQUI« o Folheto Promocional

Para mais informações, por favor contacte:
Oumeyma EL FARES
Communication & press
Tel : +212 5 37 77 91 40
Telem : +212 6 69 82 36 06
Email: o.elfares@successeditions.com
www.cifac.ma

     
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter