Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório ONS APIRAC Destaques  
   
 
 
   
 

O Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) detalha quais os objetivos, políticas e medidas que Portugal pretende implementar entre 2021 e 2030, a fim de alcançar os objetivos da UE e alcançar os objetivos climáticos do Acordo de Paris. Agora há que dar consistência às metas definidas com medidas que assegurem a sua concretização.

Como é sabido o setor dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa, mas 40% do consumo global em edifícios pode ser reduzido através de medidas de eficiência energética.

Apesar de um contributo que consideramos relevante para as reduções de emissões, numa leitura ao PNEC, detetamos que o documento disponibilizado é omisso na abordagem ao potencial do AVAC&R em ajudar a cumprir as metas de clima e energia.

Importa explorar todo o potencial inerente à instalação, manutenção e monitorização do funcionamento dos sistemas técnicos em edifícios, de modo a promover não só a rentabilização em consumos relacionados com a energia térmica mas também obter índices que permitam verificar o grau de cumprimento nacional no plano do desempenho térmico dos edifícios. Neste contexto, a transposição da EPBD reveste-se de primordial importância, não devendo desperdiçar-se a oportunidade existente, quer para acautelar as novidades a considerar quer para corrigir erros lamentáveis introduzidos em Portugal num passado recente.

A aplicação adequada e sistemática da regulamentação relativa aos gases fluorados deve ser priorizada também no nosso país para garantir a operação segura e eficiente dos equipamentos AVAC&R. As importações ilegais e a consequente colocação no mercado de tais fluidos, bem como a transação ilegal não fiscalizada a operadores não certificados, não representam apenas um grande risco de fiabilidade e segurança para instaladores e utilizadores, como colocam em risco o cumprimento das metas ambiciosas de redução de CO2 estabelecidas.

   

 

    Nuno Roque
Secretário Geral da APIRAC
   
     
   

Protocolo entre a APIRAC e INTERECYCLING

    Instalação e manutenção de equipamentos de AVAC&R
     
 

Desde 2016 que a APIRAC assegura o serviço de recolha de resíduos resultantes da atividade de instalação e manutenção de equipamentos de AVAC&R, através de protocolos de parceria com operadores de gestão de resíduos. Das parcerias estabelecidas está em vigor o protocolo com a INTERECYCLING – Sociedade de Reciclagem, S.A.

Com esta parceria, os resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos são valorizados em valores positivos tabelados, de acordo com negociação entre a APIRAC e a INTERECYCLING, válidos independentemente da dimensão da empresa ou da região do país.

Merece particular evidência a possibilidade de resíduos de fluidos frigorigéneos não terem valor negativo, isto é, o instalador não terá que pagar pela sua entrega, desde que o mesmo seja entregue dentro de equipamento que contenha esse fluido.

As empresas associadas da APIRAC podem pedir diretamente à INTERECYCLING a apresentação de propostas para recolha, transporte e tratamento dos seus resíduos, ou entregar diretamente os resíduos resultantes da sua atividade nos estabelecimentos da INTERECYCLING, beneficiando igualmente das condições comerciais acordadas neste protocolo, para o que a INTERECYCLING efetua o cruzamento de informação, de modo a garantir a filiação das empresas na APIRAC.

     
   
   

Ações de Fiscalização da IGAMAOT

   

Certificação de Empresas | Gases Fluorados

     
 

Tivemos conhecimento que a IGAMAOT está no terreno, contrariamente ao pensamento comum..., sendo que esta entidade procedeu a ações inspetivas a empresas do nosso Setor, AVAC&R, certificadas e não certificadas.

Neste sentido, chamamos a atenção das empresas Associadas da APIRAC, quer as que estão certificadas, para não menosprezarem as suas obrigações legais, quer as que ainda não estão certificadas, para o fazerem com a conveniente brevidade.

O incumprimento de obrigações legais motiva à instauração de contraordenações, sendo que as relacionadas com o âmbito da aplicação do Decreto-Lei n.º 145/2017 estão previstas nos artigos 23.º e 24.º.

Lembramos que a APIRAC está ao dispor para apoiar as empresas nos processos de certificação e de acompanhamento da sua certificação, bem como auxiliar as empresas nas comunicações obrigatórias à Agência Portuguesa do Ambiente.

     
   
   

Dados Estatísticos de Mercado

   

Vendas de Equipamentos de AVAC

   

 

 

Realizou-se a 37ª recolha dos Dados de Vendas de Equipamentos de AVAC.

Os dados obtidos relativos ao 1.º semestre de 2019 foram distribuídos pelas empresas intervenientes, neste ano com a participação de 20 empresas importadoras distribuidoras no Mercado Nacional.

Cumpriu-se assim mais uma etapa neste processo que já conta com duas décadas de registos.

     
   
   

Centro de Formação Profissional da APIRAC - APIEF – lança novo Curso Técnico de Refrigeração e Climatização, Nível 4

    Sistema Aprendizagem
   

 

 

Os cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em parceria com as empresas, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. São cursos de dupla certificação, escolar (12º ano, nível 3) e profissional (nível 4).

Os formandos beneficiam de diversos apoios sociais, devendo os candidatos reunir os seguintes requisitos:

  • Ter idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos;
  • 3º Ciclo do ensino básico ou superior, sem conclusão do ensino secundário.

Os formandos terão 40% do percurso formativo em contexto de trabalho em empresas Associadas da APIRAC. Às empresas interessadas, propomos um contacto junto dos serviços da APIRAC ou da APIEF.

   
 
   

INDICADORES ECONÓMICOS

     
 

Taxa de variação homóloga do IPC desce para -0,3% - julho de 2019

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido -0,3% em julho de 2019 (0,4% em junho). Esta evolução deve-se em grande medida ao contributo da variação negativa dos preços da classe de restaurantes e hotéis. A redução da taxa de IVA aplicada à eletricidade e ao gás natural contribuiu também para a diminuição desta taxa. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá baixado para -0,1% (0,6% no mês anterior). A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -2,8% (em junho, esta taxa foi -2,5%).

Índice de Produção Industrial registou uma variação homóloga de -5,8% - junho de 2019

O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -5,8% em junho (-0,4% em maio). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em -3,7% (0,1% no mês anterior). No 2.º trimestre de 2019, o índice agregado diminuiu 2,5% e o índice da secção das Indústrias Transformadoras diminuiu 1,0% em termos homólogos (no trimestre anterior, estas variações tinham sido 3,8% e -1,0%, respetivamente).

A taxa de desemprego de maio situou-se em 6,6% - junho de 2019
Em maio de 2019, a taxa de desemprego situou-se em 6,6%, valor igual ao do mês anterior, superior em 0,1% ao de três meses antes e inferior em 0,5% ao do mesmo mês de 2018. Aquele valor representa uma revisão nula da estimativa provisória divulgada há um mês.

Comparando com o mês precedente, a população desempregada aumentou 1,7 mil pessoas (0,5%) e a população empregada manteve-se praticamente inalterada.

A estimativa provisória da taxa de desemprego de junho de 2019 é 6,7%, valor superior em 0,1% em relação ao mês anterior.

Vendas no Comércio a Retalho cresceram 4,5% - junho de 2019

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou uma variação homóloga de 4,5% em junho (4,3% em maio). Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, apresentaram taxas de variação homóloga de 2,3%, 2,8% e 0,1%, respetivamente (2,3%, 4,6% e 1,3% em maio, pela mesma ordem). No segundo trimestre de 2019, as vendas no comércio a retalho subiram 5,2% em termos homólogos (4,9% no primeiro trimestre).

Fonte: INE

     

   
    Departamento Técnico APIRAC
   

APOIO À CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS

    » Prestação de serviços em equipamentos com Gases Fluorados
     
   

LIPRONERG - Projecto e Consultadoria Energética, Lda

    Entroncamento | 11 de junho
   

 

 

Empresa Associada com atividade na área do projeto e consultoria, mas que viu a necessidade de certificar a empresa para as tarefas de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos AVAC&R.

No conhecimento da forma de trabalhar e do apoio que fornecemos, recorreu aos serviços da APIRAC para apoio local, com organização do processo e verificação de todos os aspetos necessários à certificação da empresa.

Após obtenção da balança digital com certificação CE, a partir de um dos nossos fornecedores protocolados, no dia 15 de julho foram auditados pela CERTIF, de que resultou a certificação da empresa.

Agradecemos a colaboração do Eng. Rui Santos neste processo e desejamos sucesso nos próximos desafios.

   
   

ANDREI BECCIU

    Mafra | 02 de julho
   

 

 

Empresário em nome individual que utiliza comercialmente a designação “CLIMATEC - AR CONDICIONADO E ELECTRICIDADE”, recorreu ao apoio da APIRAC, sem apoio local, isto é, não solicitou a visita dos engenheiros do Departamento Técnico às suas instalações.

O processo de certificação foi bastante rápido, para o que foi determinante a sua disponibilidade para troca de informação e a organização da documentação que fornecemos, pontos fulcrais para a criação do dossier. No dia 12 de julho foi auditado pela CERTIF, obtendo a desejada certificação.

Para além de solicitar este serviço de apoio à APIRAC, o Sr. Andrei Becciu tornou-se Associado por valorizar a qualidade de informação e apoio a toda a sua atividade que a APIRAC fornece.

Felicitamos e congratulamos o Sr. Andrei Becciu pelas opções tomadas.

   
   

Luís Jaime Leal Costa

    Vila Nova de Cerveira | 16 de julho
   

 

 

A APIRAC foi a um dos pontos mais a Norte de Portugal continental! Foi a vez de Vila Nova de Cerveira, onde o encontrámos numa paisagem cheia de vales e montes verdejantes.

O processo de certificação decorreu normalmente, já que o Sr. Luís Costa reuniu a documentação necessária para a organização do dossier por parte da APIRAC.

Como noutras situações já aqui referidas, também a CERTIF não deixa de trabalhar sempre que necessário, e, no dia 27 de julho, sábado, realizou a auditoria de concessão de certificação à empresa.

Ficamos muito satisfeitos com a vitória na certificação da empresa do Sr. Luís Costa, a quem agradecemos o empenho e colaboração, e desejamos pleno sucesso para o futuro!

   
   

ENJOYDSUN - Instalações de Ar Condicionado, Unipessoal, Lda

   

Cascais | 23 de julho

   

 

 

Agora no centro-sul do país, realizámos o apoio à certificação da empresa ENJOYDSUN, em Cascais. Mais uma vez, a Gerência teve participação decisiva no andamento dos trabalhos e no resultado final alcançado. O Gerente, Sr. Luís Caldeira, auxiliou-nos no processo, fazendo o favor de querer deixar um simpático comentário, que aqui reproduzimos:

Quero em meu nome e de toda a equipa da ENJOYDSUN agradecer a disponibilidade, profissionalismo e dedicação com que foi gerido o processo de certificação, sem a vossa ajuda teria seguramente sido muito mais difícil. Um abraço de grande agradecimento.

A empresa obteve a certificação no passado dia 26 de julho, num processo que também decorreu num curto espaço de tempo.

Agradecemos a confiança da ENJOYDSUN - Instalações de Ar Condicionado, Unipessoal, Lda. e do Sr. Luís Caldeira ao apoio que a APIRAC tem desenvolvido à certificação das empresas.

     

   
     
   

CERTIFICAÇÃO CENTERM DE TÉCNICO BOMBAS DE CALOR – CATEGORIA 2

     
     
 

Enquadrado com a Diretiva (UE) 2018/2001 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2018, relativa à promoção da utilização de energia de fontes renováveis, o CENTERM lançou uma certificação para Técnico de Bombas de Calor, Categoria 2 (Montagem de unidades compactas).

Para o efeito, foi desenhada parceria com a APIEF, criando-se um itinerário integrado de formação que culmina com a certificação, esperando-se que no final da ação os formandos estejam aptos a:

  • Selecionar, associar e instalar bombas de calor compactas;
  • Preparar para exame de certificação CENTERM de Técnico de Bombas de Calor Categoria 2;
  • Preparar para exame de certificação CENTERM em manuseamento de Gases Fluorados Categoria 4;
  • Preparar para a 2ª Fase da Certificação CENTERM (Técnico de Bombas de Calor Categoria 1) e Certificação Europeia.

São destinatários do projeto os seguintes:

  • Técnicos instaladores de Aquecimento e/ou Bombas de Calor compactas e outros interessados no funcionamento das Bombas de Calor;
  • Técnicos que pretendam a certificação de Técnico de Bombas de Calor Categoria 2 no CENTERM;
  • Técnicos que pretendam a certificação Gases Fluorados Categoria 4 no CENTERM;
  • Técnicos que pretendam a Certificação CENTERM Categoria 1, e Certificação Europeia de Técnico Instalador de Bombas de Calor.

O CENTERM apresenta assim ao mercado uma nova certificação com a sua chancela, que responderá às empresas como critério de responsabilidade técnica para ingressos e revalidações em sede de alvará para canalizações, até à classe 2 (1.ª Categoria — Edifícios e Património Construído, 8.ª Subcategoria — Canalizações e Condutas em Edifícios).

     
   
   

NOVOS ASSOCIADOS

 
    • MANUEL ANTÓNIO PINTO CALADO

   
    As nossas Circulares
   
  Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 
 

» 2019

Circular Informativa n.º 31/2019 - Ações de Fiscalização da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT)

Circular Informativa n.º 30/2019 - Protocolo entre a APIRAC e INTERECYCLING | Encaminhamento de REEE e Fluidos

Circular Informativa n.º 29/2019 - Livro de Reclamações Eletrónico (Nova Atualização) - Alargamento do prazo de registo na plataforma até final de 2019

Circular Informativa n.º 28/2019 - Proposta de Lei n.º 2016/XIII | Prorrogação da Norma Transitória – artigo 13.º da Lei n.º 58/2013, de 20 de agosto - Emissão de contributos da APIRAC

Circular Informativa n.º 27/2019- Registo Central d Beneficiário Efetivo (RCBE): Alargamento do prazo de submissão da declaração inicial

Circular Informativa n.º 26/2019 - O Dia Mundial da Refrigeração: 26 de junho

   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2019
   

 

 
LISBOA
9 set FLUORADOS - CATegoria 1 + info
19 set climatização (prático) + info
20 set eletricidade aplicada (prático) + info
PORTO
12 set M&VCAI (PQAI, TRF e TIM3 DL79/2006) INCLUI LEGIONELLA + info
23 set INSPECÇÕES I - DOMÉSTICO/COMERCIAL + info
29 set MANUSEAMENTO DE Ffluidos NATURAIS + info
GUIMARÃES
3 set  FLUORADOS CAT1 + info
9 set PREPARAÇÃO PARA EXAME FLUIDOS INFLAMAVEIS + info
16 set gtc 1 + info

» Consulte AQUI toda a nossa AGENDA.
   
    Datas para pagamento de impostos
     

 
   
   

 

   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   

Portaria n.º 204/2019 - Diário da República n.º 126/2019, Série I de 2019-07-04122920910 - Portaria de extensão das alterações do contrato coletivo entre a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal - AIMMAP e o SINDEL - Sindicato Nacional da Indústria e da Energia.

   
   

Portaria n.º 206/2019 - Diário da República n.º 126/2019, Série I de 2019-07-04122920912 - Portaria de extensão das alterações do contrato coletivo entre a Associação Portuguesa das Empresas do Setor Elétrico e Eletrónico e a Federação dos Sindicatos da Indústria e Serviços - FETESE e outros.

   
   

Presidência de Conselho de Ministros

   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2019 - Diário da República n.º 129/2019, Série I de 2019-07-09123036563 - Delega e atribui ao Ministro do Planeamento e ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação competências anteriormente pertencentes ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas e ao Ministro do Ambiente e da Transição Energética.

   
   

Decreto-Lei n.º 94/2019 - Diário da República n.º 134/2019, Série I de 2019-07-16123183036 - Aprova o plano de reabilitação de património público para arrendamento acessível.

   
   

Finanças

   

Portaria n.º 230/2019 - Diário da República n.º 139/2019, Série I de 2019-07-23123407856 - Alteração da Portaria n.º 12/2010, de 17 de janeiro - Tabela de atividades IRS.

   
   

Ambiente e Transição Energética

   

Portaria n.º 235/2019 - Diário da República n.º 142/2019, Série I de 2019-07-26123513821 - Estabelece o valor e o modo de cobrança de taxas devidas à Direção-Geral de Energia e Geologia.

   
   

Justiça e Infraestruturas e Habitação

   

Portaria n.º 241-A/2019 - Diário da República n.º 145/2019, 1º Suplemento, Série I de 2019-07-31123610214 - Aprova o modelo de certificado de matrícula em suporte de cartão e procede à alteração da Portaria n.º 1135-B/2005, de 31 de outubro, na redação dada pela Portaria n.º 165-A/2010, de 16 de março - Documento Único Automóvel (DUA).

     
   
     
   

AVAI China 2019: Guangzhou International Refrigeration, Air Conditioning, Ventilation, Air-Improving Equipment Exhibition

     
    16 - 18 de Agosto |China Import & Export Fair Pazhou Complex
     
 

A AVAI China - Guangzhou International é uma feira internacional de Ar Condicionado, Ventilação e Qualidade do Ar Interior, cuja edição de 2019 terá lugar entre os dias 16 e 18 de agosto em Guangzhou, no China Import & Export Fair Pazhou Complex.

Esta feira pretende focalizar-se em temas como o desenvolvimento e modernização da indústria de AVAC, salvaguardando e impulsionando a consciencialização tecnológica para o desenvolvimento sustentável.

Apresenta-se como uma oportunidade para obter uma visão abrangente das inovações no mercado. Conta com a participação de fabricantes de todo o mundo.

Mais informações:
AVAI Organizing Committee
Contact: Sarah
Work Tel: +86 20 29188153
What's App: +86 13539992305
Email: winnie0516@hotmail.com
Website: www.avaichina.com

     
   
   

SIL - SALÃO IMOBILIÁRIO DE PORTUGAL

     
    10 a 13 de outubro | FIL – Feira Internacional de Lisboa
     
 

Encontre os grandes Líderes do mercado imobiliário em Portugal e no Mundo. Fique por dentro das maiores tendências neste Setor.

4 dias de exposição, oportunidades, conferências e networking. Explore grandes projectos de desenvolvimento comercial, conheça as últimas tendências dos principais especialistas do Setor e identifique potencias parceiros e negócios por entre os vários expositores. Aqui é o ponto de encontro dos Investidores, Empresários, Técnicos, Organismos Públicos e Público potencial comprador.

Mais informações:
https://imobiliario.fil.pt/

     
   
   

DECOR HOTEL - 3ª Feira Profissional, Projeto, Construção, Decoração, Equipamentos, Produtos e Serviços para Hotelaria

     
    24 a 26 de outubro | EXPOSALÃO, Batalha
     
 

Pretende-se reunir uma grande oferta de empresas de todos os setores necessários à construção e remodelação de unidades hoteleiras. Com este objetivo queremos que marquem presença Arquitetura e Design de interiores, Mobiliario e Decoração, Interiores para WC, Palamenta e Cutelarias, Têxteis para Hotelaria, Alcatifas e Papel de Parede, Iluminação, Colchões, Mobiliario urbano e projetos de decoração de jardins, Piscinas, entre outros setores necessários às unidades hoteleiras.

Sendo uma oportunidade ímpar para apresentar produtos, serviços, inovações, auscultar o mercado, renovar contactos e concretizar negócios, convidamo-lo a marcar presença neste evento.

Mais informações:
https://www.exposalao.pt/displayFair/decor-hotel-fil

     
   
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter