Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório ONS APIRAC Destaques  
   
 
 
   
 

Foi recentemente publicada a Portaria n.º 42/2019, de 30 de janeiro, que estabelece os requisitos de conceção relativos à qualidade térmica da envolvente e à eficiência dos sistemas técnicos dos edifícios novos, dos edifícios sujeitos a intervenção e dos edifícios existentes. O diploma procede à pormenorização do conceito de edifício NZEB (edifício de necessidades quase nulas de energia), aplicável no âmbito do ordenamento jurídico nacional, e vem rever, e adaptar em consonância, as exigências legais e regulamentares que, no caso do RECS, se deverão refletir na Portaria n.º 349-D/2013, e respetivos diplomas retificativos.

De acordo com a Portaria n.º 42/2019, os sistemas de gestão técnica centralizada deverão cumprir com os requisitos mínimos da classe B definidos na Tabela 5 da norma EN15232. Define um calendário para a aplicação das exigências para edifícios NZEB a edifícios na propriedade de uma entidade pública e a ser ocupados por uma entidade pública a partir de 1 de janeiro de 2019. Tratando-se de todos os outros edifícios abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, terá de ser respeitado como data de calendário 1 de janeiro de 2021.

Por seu turno, a recentemente adotada Diretiva de Desempenho Energético dos Edifícios, n.º 2018/844 (EPBD), estabelece a criação de um Smart Readiness Indicator (SRI) para mostrar os serviços inteligentes e a adaptabilidade do edifício às necessidades do ocupante. O SRI está previsto para ser uma ferramenta de informação complementar aos Certificados Energéticos.

Esta diretiva realça o papel determinante da automatização dos edifícios para se atingir essa classificação NZEB, criando este indicador de aptidão para tecnologias inteligentes, a ser utilizado para medir a capacidade dos edifícios para utilizar tecnologias de informação e comunicação e sistemas eletrónicos, com o propósito de adaptar o funcionamento do edifício às necessidades dos ocupantes, bem como para melhorar a sua eficiência energética e o seu desempenho global. Este indicador tem calendário estabelecido até 31 de dezembro de 2019, embora de implementação facultativa.

A fim de tornar o SRI bem-sucedido, a Comissão considera que o envolvimento das partes interessadas será essencial. Nesse contexto, as partes interessadas terão a oportunidade de fornecer comentários e de testar a estrutura SRI em edifícios de sua escolha.

Na APIRAC estamos agora a trabalhar em contributos que possam favorecer a transição e implementação destas e outras alterações, relacionadas com a necessária implementação da EPBD.

   

 

    Nuno Roque
Secretário Geral da APIRAC
   
     
   

APIRAC | APOIO À CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS

     
 

Está em curso, desde janeiro de 2013, o processo de certificação de empresas no âmbito dos Regulamentos (CE) n.º 842/2006, atualizado pelo Regulamento (CE) n.º 517/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de abril, e n.º 303/2008, atualizado pelo Regulamento de execução (UE) n.º 2015/2067, da Comissão de 17 de novembro, e Decreto-Lei n.º 56/2011, atualizado pelo Decreto-Lei n.º 145/2017, de 30 de novembro.

A certificação de serviços é um procedimento de avaliação da conformidade efetuada por uma entidade independente e imparcial (Organismo de Certificação) que comprova que o serviço está conforme com exigências definidas através de normas ou especificações técnicas. A exigência de certificação de serviços de empresas junta-se assim à obrigatoriedade que até aqui já recaía sobre as empresas em sede de alvará (12ª subcategoria da 4ª categoria de alvarás: Aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração).

De acordo com os dados recolhidos junto dos organismos CERTIF, EIC e SGS, o número de empresas certificadas em 31/12/2018 é de 1.351, com a seguinte distribuição: CERTIF - 1199; EIC - 149; SGS - 3.

A APIRAC presta apoio específico às empresas suas associadas, destacando-se o apoio localizado com organização do dossier de certificação, verificação de ferramentas e do local de inspeção.

     
   
     
   

APIRAC | CENTERM | APA

     
 

Ainda nos domínios da Certificação, o CENTERM, acreditado pelo IPAC e homologado pela APA, é entidade responsável pela certificação de técnicos para o manuseamento de gases fluorados com efeito de estufa. Esta Acreditação permite que o nosso Setor cumpra integralmente os regulamentos europeus UE n.º 517/2014 e UE n.º 2015/2065.

Neste âmbito, em 2018, alguns dados a reter:

  • Foram atribuídos 327 certificados (a que acresce um por reconhecimento mútuo proveniente de certificação em França);
  • Em 31 de dezembro de 2018 estão certificados pelo CENTERM 3.548 profissionais (incluem 24 por reconhecimento mútuo);
  • Durante 2018 concretizaram-se 2.807 processos de acompanhamento anual de certificações emitidas;
  • Deu-se continuidade à Verificação Intermédia de Competências, abrangendo 371 técnicos;
  • Iniciou-se a renovação dos certificados, abrangendo 165 técnicos.
     
   
    Processo de recolha de Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de AVAC
     
 

Realizou-se já com vinte anos completos e ininterruptos, o processo de recolha dos Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de AVAC. Realizaram-se as duas ações semestrais, habituais, de recolha de dados de vendas, processo atualmente enriquecido com a recolha de dados relativos a vendas para o Mercado de Exportação.

Os dados obtidos serão, como habitualmente, distribuídos pelas empresas intervenientes, neste ano com a participação de 22 empresas distribuidoras no Mercado Nacional e 9 empresas no Mercado de Exportações. Mais uma vez, com base nos resultados estatísticos de vendas relativos ao ano anterior, foi possível, a APIRAC transmitirá à EHPA (European Heat Pump Association) os dados do setor nacional de AVAC que integram o Relatório Europeu Anual de Mercado e Estatísticas de 2018.

   
 
    Sobre a APIRAC
     
 

A APIRAC desde sempre tem pautado a sua atividade pela defesa e proteção dos interesses dos seus Associados, procurando contribuir para a adequada estruturação e desenvolvimento do Setor da Refrigeração e da Climatização em Portugal.

Usufruindo de uma base de representação extremamente interessante, congrega verticalmente a nível nacional numa única associação, simultaneamente, as empresas de todos os segmentos de mercado que integram a cadeia de negócios, abarcando então todas as relacionadas com a Energia Térmica e atividades conexas. Atualmente conta com 507 empresas no Continente e Ilhas.

   
 
   

Indicadores Económicos

     
 

Taxa de variação homóloga do IPC estimada em 0,4% - janeiro de 2019

Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,4% em janeiro de 2019 (o valor apurado para dezembro de 2018 foi 0,7%). A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,7% (0,6% no mês anterior). A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído de 1,4% em dezembro para -2,2% em janeiro.

A variação mensal do IPC terá sido -1,2% (em dezembro, o valor apurado foi -0,2% e em janeiro de 2018 tinha sido -1,0%), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,9%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês precedente.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,5% (o valor observado em dezembro foi 0,6%).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de janeiro serão publicados no próximo dia 12 de fevereiro.

A taxa de desemprego de novembro situou-se em 6,7% - dezembro de 2018

Em novembro de 2018, a taxa de desemprego situou-se em 6,7%, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) que o valor do mês anterior, menos 0,2 p.p. em relação a três meses antes e menos 1,4 p.p. que no mesmo mês de 2017. Aquele valor representa uma revisão em alta de 0,1 p.p. da estimativa provisória divulgada há um mês.

Comparando com o mês precedente, a população desempregada aumentou 2,7 mil pessoas (0,8%) e a população empregada aumentou 1,4 mil pessoas (o que corresponde a uma variação relativa quase nula).

A estimativa provisória da taxa de desemprego de dezembro de 2018 é 6,7%, mantendo-se inalterada em relação ao mês anterior.

Vendas no Comércio a Retalho aceleraram para 4,2% - dezembro de 2018

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou uma variação homóloga de 4,2% em dezembro (3,9% no mês anterior). No quarto trimestre de 2018, as vendas no Comércio a Retalho subiram 4,6% em termos homólogos (2,4% no terceiro trimestre). No conjunto do ano de 2018, o Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho aumentou 3,9%, menos 0,2 pontos percentuais que em 2017.

Em dezembro, os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário, apresentaram crescimentos homólogos de 2,4%, 6,9% e 1,8%, respetivamente (2,1%, 5,9% e 1,7% em novembro, pela mesma ordem). Em termos de média anual, em 2018 o emprego, as remunerações e as horas trabalhadas (dados brutos) aumentaram, respetivamente, 2,8%, 5,6% e 1,1%, refletindo crescimentos menos intensos que no ano anterior (3,2%, 6,5% e 1,4%). A remuneração por pessoa ao serviço e por hora trabalhada aumentou, respetivamente, 2,7% e 4,5% em 2018 (3,3% e 5,1%, em 2017).

Produção Industrial registou variação homóloga de -0,3% - dezembro de 2018

O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -0,3% em dezembro (-3,1% em novembro). A variação homóloga da secção das Indústrias Transformadoras foi de -0,6% (-5,2% no mês anterior). No 4º trimestre de 2018, o índice agregado diminuiu 1,1% face ao trimestre homólogo (no trimestre anterior, esta variação tinha sido -1,8%). Em 2018 a produção industrial diminuiu 0,1%, depois de ter aumentado 3,9% no ano anterior.

Fonte: INE

     

   
   

APOIO À CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS - APIRAC no terreno

     
   

NX HOTELARIA, Lda

 

No dia 09 de outubro de 2018, o Departamento Técnico da APIRAC realizou o apoio personalizado à empresa associada NX HOTELARIA, de Almada. A nossa visita às instalações da empresa proporcionou a correta organização do dossier e apontamento de alguns aspetos técnicos, tanto dos equipamentos como das próprias instalações.

No final do mês, a entidade certificadora CERTIF realizou a auditoria de concessão de certificação da empresa, levando, como esperado, a um resultado positivo.

Congratulamos o Associado por este passo importante e desejamos sucesso no futuro da empresa.

   
   

VIELSAR - SOLUÇÕES EM CLIMATIZAÇÃO, LDA

 

No dia 06 de dezembro do ano passado o Departamento Técnico da APIRAC realizou um apoio personalizado em Fafe, visitou a empresa associada VIELSAR, na qual a Sr.ª Eliana Oliveira muito atenciosamente nos recebeu. Empresa que dispõe de dois Técnicos Certificados para dar resposta aos vários compromissos com os clientes.

Ainda em dezembro, no dia 21, tiveram a auditoria de inspeção da CERTIF, destinada à concessão da certificação, a qual foi atingida com sucesso.

Felicitamos a empresa pela obtenção da sua certificação, agradecemos a confiança depositada na APIRAC e desejamos continuação do bom trabalho.

   
   

DAIKIN AIRCONDITIONING PORTUGAL, S.A.

 

A APIRAC no mês de dezembro realizou mais um apoio, desta feita, no dia 12 efetuou a deslocação à empresa Associada DAIKIN, em Paço de Arcos.

Novamente, um apoio personalizado no qual levámos um dossier organizado com a documentação necessária ao processo de certificação, onde realizámos a verificação das ferramentas e equipamentos e das próprias instalações.

No dia 16 de janeiro, a empresa DAIKIN foi sujeita à auditoria de inspeção da certificação por parte da CERTIF, tendo obtido a desejada aprovação na certificação em gases fluorados.

A APIRAC agradece a confiança depositada, todo o empenho e dedicação do Associado neste processo, e deseja os maiores sucessos no futuro.

     

   
   

CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE SÓCIOS: Por um fortalecimento crescente da defesa dos interesses dos Associados

     
   
 

Muitos são os motivos para o reforço da representatividade e do esforço associativo no setor da refrigeração e da climatização. A dinâmica europeia de qualificação contínua da atividade assenta em pilares centrais da política europeia como são a eficiência energética e o ambiente. Porque a força da Associação é a força das empresas que a integram, decidiu a APIRAC abraçar em 2018 um objetivo de reforço ambicioso da representatividade empresarial. Razão porque foi lançada a CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE SÓCIOS: POR UM FORTALECIMENTO CRESCENTE DA DEFESA DOS INTERESSES DOS ASSOCIADOS.

A APIRAC propõe aos seus Associados um desconto de 20% da sua quota anual por cada novo Associado efetivamente angariado.

Os Associados interessados encarregar-se-ão de contactar potenciais associados, beneficiando a APIRAC o Associado angariador de um desconto na quotização de 20% do ano em curso, para crédito em conta. Receberão ainda um exemplar da 2ª edição do GUIA TÉCNICO DE APOIO AO PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO, CONTROLO E GESTÃO TÉCNICA EM EDIFÍCIOS”. Uma obra em co-autoria das empresas da Comissão de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios da APIRAC, com edição e produção da APIRAC (oferta limitada ao stock existente).

Adiram a esta campanha. Vamos dar força à família APIRAC!

     

   
    As nossas Circulares
     
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
   
 

» 2019

Circular Informativa n.º 07/2019 - Livro de Reclamações Eletrónico (atualização) | Registo na plataforma até 1 de julho de 2019

Circular Informativa n.º 06/2016 - Registo e Comunicação de Gases Fluorados com efeito de estufa transacionados | Regulamento (UE) n.º 517/2014 | Decreto-Lei n.º 145/2017, artigo 5º - Registo e Comunicação de Gases Fluorados com efeito de estufa transacionados

Circular Informativa n.º 05/2019 - Submissão do mapa integrado de registo de resíduos (MIRR) - Ano de 2018 | De 01 de janeiro a 31 de março de 2019

Circular Informativa n.º 04/2019 - Serviço de apoio à recolha, organização e comunicação de dados | Responsabilidades dos Operadores e dos Instaladores | Regulamento (UE) n.º 517/2014 | Decreto-Lei n.º 145/2017, artigo 5.º.

Circular Informativa n.º 03/2019 - Apoio Associativo na CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS - Apoio personalizado

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2019
   

 

 
LISBOA
19 fev FLUORADOS CAT1 + info
21 fev PLANO de manutenção + info
12 mar gtc - fundamentos + info
26 mar bombas de calor fase 2 + info
PORTO
8 fev  MANUSEAMENTO DE F. NATURAIS + info
12 mar fluorados cat. 1 + info
21 mar SOLDdura por brasagem cobre/ latão + info
GUIMARÃES
26 fev  MANUSEAMENTO DE F. NATURAIS + info
15 mar eletricidade aplicada a equipamentos domésticos de hvac&r (prático) + info

» Consulte AQUI toda a nossa AGENDA.
   
    Datas para pagamento de impostos
     

 
   
   

 

   

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

   

Decreto Regulamentar n.º 1/2019 - Diário da República n.º 24/2019, Série I de 2019-02-04118994834 - Fixa o universo dos sujeitos passivos de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares abrangidos pela declaração automática de rendimentos.

   
   

Decreto-Lei n.º 10/2019 - Diário da República n.º 13/2019, Série I de 2019-01-18117919457 - Altera o regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa.

   
   

PRESIDÊNCIA E DA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, FINANÇAS, JUSTIÇA E ADJUNTO E ECONOMIA

   

Portaria n.º 31/2019 - Diário da República n.º 17/2019, Série I de 2019-01-24118406929 - Aprova os termos a que deve obedecer o envio da Informação Empresarial Simplificada/Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal (IES/DA).

   
   

PRESIDÊNCIA E DA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, FINANÇAS E ADJUNTO E ECONOMIA

   

Portaria n.º 32/2019 - Diário da República n.º 17/2019, Série I de 2019-01-24118406930 - Aprova o modelo de impresso relativo ao Anexo R do modelo declarativo da IES.

   
   

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL E AMBIENTE E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

   

Portaria n.º 42/2019 - Diário da República n.º 21/2019, Série I de 2019-01-30118748852 - Segunda alteração à Portaria n.º 349-D/2013, de 2 de dezembro, retificada pela Declaração de Retificação n.º 3/2014, de 31 de janeiro, e republicada pela Portaria n.º 17-A/2016, de 4 de fevereiro, que estabelece os requisitos de conceção relativos à qualidade térmica da envolvente e à eficiência dos sistemas técnicos dos edifícios novos, dos edifícios sujeitos a intervenção e dos edifícios existentes.

   
   

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES - PRESIDÊNCIA DO GOVERNO

   

Decreto Regulamentar Regional n.º 1/2019/A - Diário da República n.º 17/2019, Série I de 2019-01-24118406932 - Execução do Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2019.

   
   

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

   

Decreto Legislativo Regional n.º 4/2019/A - Diário da República n.º 12/2019, Série I de 2019-01-17117942339 - Plano Regional Anual para 2019.

   
     
   
     
   

FEIRA CLIMATIZACIÓN

     
    De 26 de fev. a 1 de mar. 2019 | Madrid, Espanha
 

O certame vai realizar-se novamente em coincidência com a GENERA, Feira Internacional de Energia e Meio Ambiente, favorecendo um ponto de encontro profissional de importantes sinergias; com a SIGA, orientada às soluções inovadoras e comprometidas com a adequada gestão da água e desenvolvimento sustentável; e com a TECNOVA-PISCINAS que acolhe a oferta em equipamentos, produtos e serviços destinados a todo o tipo de piscinas, assim como tudo o que está vinculado ao mundo do wellness.

Na sua última edição (2017), C&R conseguiu convocar mais de 49.935 visitantes profissionais e voltou a demonstrar a sua capacidade de criar um encontro que reúne todos os agentes do mundo do setor.

De forma paralela à exposição comercial também se celebra um programa de atividades, apresentações e seminários que concentram um maior número de conteúdos e jornadas técnicas e que fazem com que a CLIMATIZACIÓN Y REFRIGERACIÓN seja um espaço de conhecimento e informação setorial.

Os Associados da APIRAC e os subscritores da nossa Newsletter podem usufruir de convites gratuitos acedendo através da imagem que se segue:


Contactos:
www.cr.ifema.es

     
   
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter