Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório ONS APIRAC Destaques  
   
 
   
 

Quatro Federações Europeias líderes do setor de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (HVAC&R) – AREA, EPEEE, EFCTC, e ADC3R - uniram esforços para exigir uma melhor aplicação do Regulamento UE relativo aos gases fluorados.

Com o relato crescente de comércio ilegal de gases fluorados, as Federações apelam a que todos os participantes do mercado comprem apenas fluidos frigorigéneos de fontes fidedignas, com o propósito de garantir o correto - seguro e eficiente - manuseamento dos equipamentos HVAC&R. O fluido importado e comercializado ilegalmente pode representar um grande risco para a saúde e segurança dos instaladores e utilizadores para a confiabilidade do equipamento. No caso de acidentes que possam resultar do uso de substâncias desconhecidas contidas em recipientes ou cilindros importados ilegalmente, os instaladores serão naturalmente os responsáveis.

Neste quadro, de membro que é da AREA, a APIRAC faz questão de sublinhar o seguinte:

  1. Apoiamos o Regulamento relativo aos gases fluorados e a transição para fluidos com baixo potencial de aquecimento global desde o início.
  2. Não é aceitável a falta de fiscalização coordenada, especialmente agora que o Mundo concordou com a redução global dos HFCs sob a Emenda Kigali que entrará em vigor nos países que o ratificaram daqui por dois meses.
  3. As importações ilegais e a consequente comercialização de fluidos representam não só um risco de fiabilidade e segurança, mas também, põem em risco a concretização dos ambiciosos objetivos de redução equivalentes de CO2 estabelecidos pelo Regulamento relativo aos gases fluorados.
  4. As autoridades são responsáveis pela aplicação adequada do Regulamento relativo aos gases fluorados e apelamos a todos os intervenientes - incluindo as autoridades competentes nacionais e da UE - para que desempenhem também o seu papel na aplicação de controlos mais rigorosos nas fronteiras da UE.

Sabemos que a Comissão Europeia tem interesse nesta matéria, tribuindo-lhe caráter de prioridade. As Associações do Setor, entre as quais a APIRAC, têm manifestado total adesão a este processo, disponibilizando-se para os contributos necessários.

   

 

    Nuno Roque
Secretário-Geral da APIRAC
   
     
   

3º e 4º Encontros de Gestão Técnica

    “As novas políticas para a Eficiência Energética nos Edifícios e a suas implicações nos Sistemas de Gestão Técnica”
   

 

 



A APIRAC está organizar os 3º e 4º Encontros de Gestão Técnica Centralizada. Os encontros terão lugar em Lisboa (15 de novembro) e Porto (22 de novembro), sob o tema “As novas políticas para a Eficiência Energética nos Edifícios e a suas implicações nos Sistemas de Gestão Técnica”.

O que são os encontros nacionais de gestão técnica centralizada?

Pretende-se que sejam momentos de análise das adaptações tecnológicas e de procedimentos que o novo edifício normativo, encabeçado pela nova EPBD (Diretiva (UE) 2018/844, de 30 de maio de 2018) e pela revisão da Norma EN 15232, publicada em maio de 2017, estabelece para este tipo de instalações técnicas nos próximos anos, contando para tal com os contributos de oradores de referência nos vários temas a abordar, assegurando assim que estas tardes de trabalho serão proveitosas para todos os participantes.

Na APIRAC temos procurado ser muito ativos nos últimos anos para defender os interesses da Gestão Técnica Centralizada (GTC) e congratulamo-nos que a diretiva atual inclua várias alterações positivas importantes.

Enquanto estamos agora a trabalhar em contributos que possam favorecer a transição e implementação destas alterações, também a perspetiva de publicação de novas FAQ pela ADENE e a definição de NZEB – Edifícios de Energia Quase Nula – que terá obrigatoriamente acontecer até ao final deste ano, levaram a APIRAC, com as suas empresas Associadas que integram a Comissão de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios, a lançar-se na realização de novos Encontros de Gestão Técnica em Lisboa e Porto sob o tema “As novas políticas para a Eficiência Energética nos Edifícios e a suas implicações nos Sistemas de Gestão Técnica”.

     
   
     
   

Guia Técnico de Sistemas de Gestão Técnica | Segunda edição

     
 

Mantendo os principais objetivos da primeira edição – compilação e divulgação da legislação e tecnologias nos meios académicos e profissionais –, a Comissão de Empresas de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios da APIRAC em boa hora decidiu publicar a segunda edição do Guia Técnico de Sistemas de Gestão Técnica.

Esta nova edição, que agora se disponibiliza aos vários intervenientes no mercado, pretende ser fonte de conhecimento, atualizando e contribuindo para uma melhor performance energética dos edifícios, e um melhor desempenho ambiental.

     
   
     
   

Continuidade do trabalho Normativo para o AVAC&R

   

ONS APIRAC


 

Com alguma regularidade surgem ao ONS-APIRAC emergências provenientes da União Europeia, para a tradução de Normas Harmonizadas, a que o ONS deverá dar resposta. A importância destas Normas advém do facto de serem ENs referidas nos Regulamentos Europeus – que são de cumprimento obrigatório – e que surgirão em seguida também referidos na legislação de cada Estado Membro acompanhadas dum quadro sancionatório que todos os intervenientes quererão evitar.

Assim, foram concluídas e enviadas até ao último dia de OUT. para publicação pelo ONN (Organismo Nacional de Normalização) IPQ, a versão nacional de duas Normas Harmonizadas relacionadas com aparelhos e sistemas de ar condicionado e bombas de calor para aquecimento e arrefecimento e arrefecedores industriais (chillers), documentos que determinam as regras que estes equipamentos terão de cumprir para no seu lançamento no mercado poderem comportar na suas etiqueta energética os valores impostos nos regulamentos europeus em conformidade com a eficiência energética e o cumprimento dos requisitos ambientais relativos aos fluidos frigorigéneos de trabalho.

Serão estas normas a publicar a abreve prazo pelo IPQ as seguintes:

EN 14511-1 Sistemas de ar condicionado, grupos arrefecedores de líquidos e bombas de calor para aquecimento e arrefecimento de locais e arrefecedores industriais com compressor acionado por motor elétrico – Parte 1: Termos, definições e classificação.

EN 14511-3 Sistemas de ar condicionado, grupos arrefecedores de líquidos e bombas de calor para aquecimento e arrefecimento de locais e arrefecedores industriais com compressor acionado por motor elétrico – Parte 3: Métodos de ensaio.

     
   
     
   

Sistema APRENDIZAGEM

   

Convite para parceiros para a formação prática em contexto de trabalho


 

No próximo dia 5 de novembro a APIEF inicia uma nova turma para a saída profissional de Técnico de Refrigeração e Climatização, nível 4.

Os cursos de aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em conjugação com as empresas, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. São cursos de dupla certificação, escolar (12º ano, nível 3) e profissional (nível 4).

O Plano Curricular é composto por componentes de formação Sociocultural, Científica, Tecnológica e Prática em Contexto de Trabalho, realizada esta última em empresas.

As empresas que pretendam constituir-se como parceiros deste processo terão possibilidade de acompanhar a evolução dos formandos e decidir pela eventual contratação de finalistas, sejam os que evoluíram nas suas empresas ou noutras entidades parceiras. Esta participação não tem qualquer despesa associada para as empresas.

Assim, convida-se as empresas a aderir, quer como parceiros quer divulgando junto de potenciais formandos interessados para as últimas inscrições ainda em aberto.

     
   
   

Indicadores Económicos

     
 

Taxa de variação homóloga do IPC estimada em 1,0% - outubro de 2018

Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1,0% em outubro de 2018 (o valor apurado para setembro foi 1,4%). A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,6% (0,9% observado em setembro). A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá aumentado de 7,0% em setembro para 7,3% em outubro.

A variação mensal do IPC terá sido nula (em setembro, o valor apurado foi 1,1% e em outubro de 2017 tinha sido 0,3%), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 1,1%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês precedente. 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,9% (o valor observado em setembro foi 1,8%). 

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de outubro serão publicados no próximo dia 13 de novembro.

A taxa de desemprego de agosto situou-se em 6,9% - setembro de 2018

Em agosto de 2018, a taxa de desemprego situou-se em 6,9%, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior, menos 0,1 p.p. em relação a três meses antes e menos 1,8 p.p. que no mesmo mês de 2017. Aquele valor representa uma revisão em alta, de 0,1 p.p., da estimativa provisória divulgada há um mês. É a primeira vez, desde fevereiro de 2016, que se observa um aumento mensal da taxa de desemprego.

Comparando com o mês precedente, a população desempregada aumentou 2,4% (mais 8,4 mil pessoas) e a população empregada aumentou 1,3 mil (a que corresponde uma variação relativa quase nula).
A estimativa provisória da taxa de desemprego de setembro de 2018 aponta para 6,6%, menos 0,3 p.p. que no mês anterior.

Vendas no Comércio a Retalho abrandaram para 1,3% - setembro de 2018

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou uma variação homóloga de 1,3% em setembro (3,8% no mês anterior). Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário, apresentaram taxas de variação homóloga de 2,5%, 3,8% e -0,5%, respetivamente (2,6%, 4,6% e 0,0% em agosto, pela mesma ordem).

No terceiro trimestre de 2018 o índice das vendas no comércio a retalho aumentou 2,4%, traduzindo uma desaceleração de 1,0 pontos percentuais quando comparado com o trimestre anterior.

Produção Industrial registou variação homóloga de -0,1% - setembro de 2018

O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -0,1% em setembro (-3,3 em agosto). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras foi de -0,4% (-2,6% no mês anterior). No 3º trimestre de 2018 o índice agregado diminuiu 1,5% face ao trimestre homólogo (no trimestre anterior, esta variação tinha sido 0,5%).

Indicador de confiança dos Consumidores aumenta e indicador de clima económico estabiliza - outubro de 2018

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em outubro, após ter diminuído nos quatro meses anteriores e de ter atingindo em maio o valor máximo da série.

O indicador de clima económico estabilizou em outubro, após ter diminuído no mês anterior e de ter atingindo em julho o valor máximo desde maio de 2002. No mês de referência, os indicadores de confiança aumentaram na Construção e Obras Públicas e no Comércio, tendo diminuído na Indústria Transformadora e nos Serviços.

Fonte: INE

     

   
   

A Panasonic revela a sua visão da casa do futuro no âmbito do 100º aniversário da empresa

     
   

Apoio à certificação da empresa associada MOLLIER, Engenharia, Lda.


 

Na próxima quarta-feira, 7 de novembro, às 10:30h, no hotel H10 Duque de Loulé, a Panasonic explicará a sua visão da casa do futuro no âmbito do centenário da empresa. 100 anos durante os quais se conseguiu posicionar como líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras nos setores dos produtos eletrónicos de consumo, habitação e climatização, automóvel e B2B, para um mundo melhor e mais sustentável.

A empresa fará igualmente um balanço da sua atividade em Portugal e explicará os seus planos e objetivos para o futuro.

O evento contará com a participação de Mirko Scaletti, Diretor Geral da Panasonic Iberia, e Francisco Perucho, Diretor Geral da Panasonic Climatización Iberia.

Agradecemos que nos confirme a sua presença com a maior brevidade possível. O formato do encontro (pequeno-almoço de imprensa) disponibiliza um número limitado de lugares.

Mais informações e contactos:
ARENALIA Comunicación

Laia Jardí | Sígrid Bravo | Marta Miró
ljardi@arenalia.comsbravo@arenalia.commmiro@arenalia.com
Tel. 628 67 39 70 | 606 641 834 | 680 981 787

     
   
     
    ANUÁRIO APIRAC
     
    Vamos dar início à edição de 2019
     
 

Publicação histórica Associativa, promove e divulga o mercado nas diversas áreas e vertentes de negócio.

A monografia em formato A4, com cerca de 90 páginas, reúne e organiza por segmento, região e distrito, as empresas Associadas, disponibilizando, além da designação e contactos das empresas, outras informações sobre a sua atividade, com a possibilidade ainda de inserção de publicidade.

Assim, não perca a oportunidade de evidenciar a sua organização.

Mais informações e contactos:
Departamento Comunicação e Imagem da APIRAC
Dra. Sofia Sequeira
Telefone: 213 224 260 | Telemóvel: 967 830 990
Email: sofia.sequeira@apirac.pt

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2018
   

 

» LISBOA
Dra. Filipa Mendes
Tel: 213 540 011
Fax: 213 474 576
filipa.mendes@apief.pt formacao@apief.pt

» PORTO
Dra. Patrícia Maia
Tel: 222 088 837
Telm: 964 942 932
Fax: 213 474 576
formacao.porto@apief.pt

» GUIMARÃES
Dra. Maria José
Telm: 967 446 860
formacao.guimaraes@apief.pt

 

 
LISBOA
12 nov BOMBAS DE CALOR - FASE3 + info
26 nov PLANO DE MANUTENÇÃO + info
03 dez FLUORADOS CAT1 + info
10 dez FLUORADOS CAT1 (com TIM3)  
PORTO
15 nov ARRANQUE E EQUILÍBRIO DE SISTEMAS AERAÚLICOS + info
28 nov SOLDADURA POR BRASAGEM COBRE/LATÃO + info
17 dez FLUORADOS CAT1 + info
GUIMARÃES
12 nov MANUSEAMENTO DE F. NATURAIS + info
26 nov BOMBAS DE CALOR - FASE3 + info
10 dez FLUORADOS CAT1 + info

» Consulte AQUI toda a nossa AGENDA.
   
    Datas para pagamento de impostos
     

 
   
   

 

   

Assembleia da Républica

   

Lei n.º 63/2018 - Diário da República n.º 195/2018, Série I de 2018-10-10116631281 - Remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos de empresas.

   
   

Lei n.º 64/2018 - Diário da República n.º 208/2018, Série I de 2018-10-29116809381 - Garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários (altera o Código Civil, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47 344, de 25 de novembro de 1966).

     
   
   

Presidência do Conselho de Ministros

   

Decreto-Lei n.º 85/2018 - Diário da República n.º 206/2018, Série I de 2018-10-25116779791 - Estabelece as medidas excecionais de contratação pública por ajuste direto relacionadas com os danos causados pelo furacão Leslie ocorrido nos dias 13 e 14 de outubro de 2018.

   
   

Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2018 - Diário da República n.º 206/2018, Série I de 2018-10-25116779792 - Determina a adoção de medidas de apoio às populações, empresas e autarquias locais afetadas pelo furacão Leslie nos dias 13 e 14 de outubro de 2018.

   
   

Negócios Estrangeiros

   

Aviso n.º 131/2018 - Diário da República n.º 207/2018, Série I de 2018-10-26116794201 - Torna público que a República Portuguesa depositou, junto do Secretário-Geral das Nações Unidas, na qualidade de depositário, o seu instrumento de aprovação da Emenda ao Protocolo de Montreal, relativo às substâncias que empobrecem a Camada de Ozono, adotada em Quigali, em 15 de outubro de 2016.

     
 
   
     
   

3º e 4º Encontros Nacionais de Gestão Técnica Centralizada 2018

   

 

   

15 de novembro | Auditório LISPÓLIS, LISBOA
22 de novembro | Casa Diocesana, Seminário de Vilar, PORTO


 



Tendo em especial atenção a Diretiva relativa ao desempenho energético dos edifícios (EPBD), que foi recentemente publicada em 30 de maio, e a revisão da Norma EN 15232, publicada em maio de 2017, estamos a organizar os encontros nacionais de gestão técnica centralizada calendarizados para 2018, com realizações em Lisboa (15 de novembro) e Porto (22 de novembro), para os quais contamos reunir cerca de 300 participantes.

Tal como aconteceu nos anteriores encontros, será entregue a todos os participantes um Guia Técnico com as atualizações tecnológicas e legislativas que ocorreram nos últimos anos.


Mais informações e contactos:
Departamento Comunicação & Imagem APIRAC
Dra. Sofia Sequeira
Email: sofia.sequeira@apirac.pt
Telemóvel: 967 830 990

     
   
   

SEMINÁRIO - Responsabilidade Social das Empresas em Portugal: Perspetivas e Desafios

   

9 de novembro | Auditório do Metropolitano de Lisboa


 

No seguimento do lançamento do Inquérito Nacional sobre Conduta Empresarial Responsável e Direitos Humanos (2018), segue agora o convite para assistir à apresentação dos resultados do referido inquérito.

A referida apresentação terá lugar no próximo dia 9 de novembro, no Seminário “Responsabilidade Social das Empresas em Portugal: Perspetivas e Desafios”, que terá lugar no auditório do Metropolitano de Lisboa – Estação de Metro Alto dos Moinhos, e contará com a presença de Sua Excelência o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A entrada será gratuita sendo a inscrição obrigatória até ao próximo dia 5 de Novembro no seguinte Link: CARREGUE AQUI

Consulte o programa » AQUI.

     
   
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter