Conforme temos vindo a noticiar, desde o dia 2 de janeiro de 2019 os serviços da Sede da APIRAC estão localizados nas novas instalações na Avenida Gomes Pereira, n.º 71 A, 1500-332 Lisboa.

A mudança de instalações em Lisboa, até aqui localizadas na Rua do Alecrim, n.º 53, 2.º andar, na zona histórica da Baixa-Chiado, resulta do projeto de conversão daquele edifício para a atividade turística, mais concretamente para apartamentos turísticos de luxo. Trata-se de uma decisão do atual proprietário REAL ADDED VALUE PN – FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO, que adquiriu o edifício em questão em lote à companhia de Seguros TRANQUILIDADE, LDA, anterior proprietário.

A APIRAC, que beneficiava da utilização das instalações na condição de subarrendatária desde dezembro de 1991, viu-se assim confrontada com a incontornável circunstância de ter de encontrar novas instalações. Depois das instalações iniciais na Rua Viriato, seguiu-se um novo ciclo de 27 anos que agora encerra.

A solução encontrada foi apresentada e sufragada em Assembleia Geral de Associados, de 17 de setembro de 2018, que assim aprovaram a aquisição de um edifício sito na Avenida Gomes Pereira, n.º 71 A, 1500-332 Lisboa. Esta circunstância será aproveitada pela APIRAC como uma oportunidade para centralizar as operações das três estruturas APIRAC, APIEF e CENTERM, na cidade de Lisboa, com vista à obtenção de vantagens nos planos operacional e financeiro.

O projeto em curso prevê a reabilitação urbana do edifício tendo como propósito um Near Zero Energy Building (NZEB), dotando-o das mais atuais tecnologias de eficiência energética. O conceito já foi apresentado na DGEG, ADENE e Câmara Municipal de Lisboa, merecendo relevante manifestação de interesse por parte dos responsáveis com quem pudemos reunir. Para além dos méritos do conceito, que desejamos possa permitir ser um case study para o cumprimento da legislação europeia – EPBD -, constituirá foco de interesse em termos académicos.

Toda a correspondência deverá a partir desta data ser enviada para a nova morada, sendo que todos os contactos telefónicos se mantêm.
Toda a equipe da APIRAC está como sempre ao vosso dispor para qualquer informação que considerem necessária.

   

 

    Nuno Roque
Secretário Geral da APIRAC
   
     
   

Dados estatísticos de venda de equipamentos de AVAC

     
 

Pela 36ª a APIRAC procede à recolha de Dados Estatísticos de Vendas de Equipamentos de AVAC, agora relativos ao 2º Semestre de 2018.

Para o efeito, foram distribuídas pelos importadores, distribuidores e representantes de marcas as duas Fichas de Recolha de Dados distintas, que recolherão diferenciadamente os dados de vendas, ou para o mercado nacional, ou para o mercado internacional.

Como usualmente, nas folhas excel de cada ficha, as células a verde claro são as únicas onde poderão ser inseridos dados.

Conforme inscrito na página 1 de cada uma das duas fichas, o prazo para entrega dos dados do 2º Semestre de 2018, é até ao dia 18 de janeiro de 2019, sexta-feira, ficando estabelecido o dia 1 de fevereiro como tolerância.

Ambas as fichas de Recolha deverão ser enviadas por e-mail ou entregues pessoalmente na APIRAC (nas NOVAS INSTALAÇÕES). Reunidos os dados da totalidade das empresas participantes, far-se-á o seu lançamento e o sequente envio dos resultados obtidos.

Mais uma vez, contamos com a melhor atenção dos participantes para o cumprimento do prazo estabelecido.

     
   
     
   

Controlo Oficioso

   

Cumprimento dos requisitos para Alvarás e Certificados

     
 

As empresas que foram objeto da primeira notificação do controlo oficioso (na qual foram fornecidas as credenciais para autenticação no formulário) devem estar a receber nova notificação que estabelece o prazo de 20 dias, após a receção da notificação de controlo oficioso, para a submissão do respetivo formulário.

Alerta-se que a entrega dos documentos para cumprimento dos requisitos do controlo oficioso é efetuada apenas através da submissão do formulário disponibilizado no portal: http://www.impic.pt/ControloOficioso/Account/Login.aspx, não havendo lugar à sua apresentação em papel ou por outros meios.

O Protocolo estabelecido entre o IMPIC e a APIRAC permite que o carregamento da documentação seja efetuado por intermédio da Associação, devendo o Associado autorizar à APIRAC o uso da palavra passe.

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam surgir e/ou fornecer o apoio necessário, deverão contactar a Associação nos contactos habituais.

     
   
    WEEECYCLE apresenta-se ao mercado
     
    Nova entidade gestora de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)
     
 

O mercado nacional passou a contar com uma nova entidade gestora de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, a WEEECYCLE.

Depois de um período de licenciamento e estruturação do seu projeto, a WEEECYCLE obteve finalmente a sua licença em meados de 2018, cuja vigência se inicia em janeiro de 2019.

De acordo com os termos das licenças atribuídas às entidades gestoras “Os produtores podem optar por aderir apenas a uma entidade gestora para gestão dos EEE que colocam no mercado ou aderir a mais do que uma entidade gestora, por tipo de categoria de EEE colocados no mercado” (vide CAPÍTULO 2, Relações entre a Titular e os produtores, 2.1 — Contratos).

A este respeito, importa ainda ter em conta a legislação relativa à gestão de REEE – Decreto-Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro, que estabelece o regime jurídico a que fica sujeita a gestão de equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE) e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).

   
 
   

Indicadores Económicos

     
 

Empresas perspetivam aumento nominal de 4,3% nas exportações de bens - 2019

As empresas exportadoras de bens perspetivam um crescimento nominal de 4,3% das suas exportações em 2019 face ao ano anterior. Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, o aumento esperado é de 4,4% em 2019.

Estes valores apresentam uma desaceleração face às perspetivas indicadas pelas empresas para 2018 no inquérito precedente (+6,4% e +7,1% excluindo Combustíveis e lubrificantes).

Em parte, a desaceleração esperada estará relacionada com o efeito do Brexit. Cerca de 17% das empresas antecipam um impacto negativo nas suas exportações. Estas empresas representaram 21% das exportações de bens em 2017.

Produção na Construção abrandou para 3,8% - novembro de 2018

O Índice de Produção na Construção apresentou em novembro uma taxa de variação homóloga de 3,8%, após ter observado uma variação de 4,4% em outubro. Os índices de emprego e de remunerações aumentaram 2,2% e 4,5% (3,1% e 3,8% em outubro), respetivamente.

Volume de Negócios na Indústria diminuiu 2,2% - novembro de 2018

O Índice de Volume de Negócios na Indústria apresentou uma variação homóloga nominal de -2,2% em novembro (5,3% no mês anterior). O índice relativo ao mercado nacional aumentou 1,6% (7,2% em outubro), enquanto o do mercado externo diminuiu 7,3% (aumento de 2,6% no mês anterior).

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas registaram variações de, respetivamente, 1,6%, 5,7% e 2,0% em novembro (2,0%, 4,1% e 5,0% no mês anterior, pela mesma ordem).

As exportações diminuíram 8,7% e as importações aumentaram 11,5%, em termos nominais - novembro de 2018

Em novembro de 2018, as exportações de bens registaram uma variação homóloga nominal de -8,7% (+5,3% em outubro de 2018), sendo de destacar o decréscimo das exportações de Material de transporte, maioritariamente de Automóveis para transporte de passageiros, em 29,4% (contributo de -5,7 p.p. para a taxa de variação homóloga do total das exportações). As importações aumentaram 11,5% (+5,4% em outubro de 2018), com as importações de Material de transporte a registarem um acréscimo de 21,3% (contributo de +3,4 p.p. para a taxa de variação homóloga do total das importações), em resultado fundamentalmente da aquisição de Outro material de transporte (Aviões).

Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, as exportações diminuíram 8,2% e as importações cresceram 11,7% (+8,0% em ambos os fluxos, em outubro de 2018).

O défice da balança comercial de bens totalizou 2 066 milhões de euros em novembro de 2018, mais 1 157 milhões de euros que no mês homólogo de 2017. Excluindo os Combustíveis e lubrificantes a balança comercial atingiu um saldo negativo de 1 521 milhões de euros, correspondente a um aumento do défice de 1 036 milhões de euros em relação a novembro de 2017.

No trimestre terminado em novembro de 2018, as exportações de bens diminuíram 1,0% e as importações de bens aumentaram 5,8% face ao mesmo período de 2017.

A taxa de desemprego de outubro situou-se em 6,6% - novembro de 2018

Em outubro de 2018, a taxa de desemprego situou-se em 6,6%, o mesmo valor do mês anterior, menos 0,2 pontos percentuais (p.p.) em relação a três meses antes e menos 1,8 p.p. que no mesmo mês de 2017. Aquele valor representa uma revisão em baixa, de 0,1 p.p., da estimativa provisória divulgada há um mês. Desde setembro de 2002 que não era observada uma taxa de desemprego tão baixa.

Comparando com o mês precedente, a população desempregada aumentou 0,4% (mais 1,4 mil pessoas) e a população empregada aumentou 0,1% (mais 5,3 mil pessoas).

A estimativa provisória da taxa de desemprego de novembro de 2018 é 6,6%, mantendo-se inalterada em relação ao mês anterior.

Custos de construção com variação homóloga de 2,7% - novembro de 2018

Em novembro, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 2,7%, mais 0,6 pontos percentuais (p.p.) do que em outubro. O preço dos materiais apresentou uma variação de 1,3% (1,4% no mês anterior), enquanto o custo da mão-de-obra registou uma subida de 1,5 p.p., para 4,7%.

Fonte: INE

     

   
   

CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE SÓCIOS: Por um fortalecimento crescente da defesa dos interesses dos Associados

     
   
 

Muitos são os motivos para o reforço da representatividade e do esforço associativo no setor da refrigeração e da climatização. A dinâmica europeia de qualificação contínua da atividade assenta em pilares centrais da política europeia como são a eficiência energética e o ambiente. Porque a força da Associação é a força das empresas que a integram, decidiu a APIRAC abraçar em 2018 um objetivo de reforço ambicioso da representatividade empresarial. Razão porque foi lançada a CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE SÓCIOS: POR UM FORTALECIMENTO CRESCENTE DA DEFESA DOS INTERESSES DOS ASSOCIADOS.

A APIRAC propõe aos seus Associados um desconto de 20% da sua quota anual por cada novo Associado efetivamente angariado.

Os Associados interessados encarregar-se-ão de contactar potenciais associados, beneficiando a APIRAC o Associado angariador de um desconto na quotização de 20% do ano em curso, para crédito em conta. Receberão ainda um exemplar da 2ª edição do GUIA TÉCNICO DE APOIO AO PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO, CONTROLO E GESTÃO TÉCNICA EM EDIFÍCIOS”. Uma obra em co-autoria das empresas da Comissão de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios da APIRAC, com edição e produção da APIRAC (oferta limitada ao stock existente).

Adiram a esta campanha. Vamos dar força à família APIRAC!

     

   
    As nossas Circulares
     
    Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
   
 

» 2019

Circular Informativa n.º 02/2019 - Comunicação de inventários

Circular Informativa n.º 01/2019 - Modalidades de pagamento da quotização e respetivos descontos

» 2018

Circular Informativa n.º 37/2018 - Controlo oficioso do cumprimento dos requisitos para Alvarás e Certificados

Circular Informativa n.º 36/2018 - WEEECYCLE apresenta-se ao mercado, Nova entidade gestora de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)

Circular Informativa n.º 35/2018 - Certificação TIM | O período transitório previsto na Lei n.º 58/2013 terminou

Circular Informativa n.º 34/2018 - Mudança de Instalações em Lisboa

     
   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2019
   

 

 

 
LISBOA
23 jan FLUORADOS CAT1 + info
19 fev FLUORADOS CAT1 S + info
21 fev PLANO de manutenção + info
22 jan PREPARAÇÃO PARA EXAME TIM2 + info
PORTO
23 jan BOMBAS DE CALOR - FASE3 + info
5 fev  MANUSEAMENTO DE F. NATURAIS + info
8 fev  MANUSEAMENTO DE F. NATURAIS + info
GUIMARÃES
22 jan BOMBAS DE CALOR - FASE2 + info
26 fev  MANUSEAMENTO DE F. NATURAIS + info

» Consulte AQUI toda a nossa AGENDA.
   
    Datas para pagamento de impostos
     

 
   
   

 

   

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

   

Decreto-Lei n.º 110/2018 - Diário da República n.º 237/2018, Série I de 2018-12-10117279933 - Aprova o novo Código da Propriedade Industrial, transpondo as Diretivas (UE) 2015/2436 e (UE) 2016/943.

   
   

Decreto-Lei n.º 111/2018 - Diário da República n.º 238/2018, Série I de 2018-12-11117343896 - Cria e regulamenta o Programa de Captação de Investimento para o Interior (PC2II).

   
   

Decreto-Lei n.º 117/2018 - Diário da República n.º 249/2018, Série I de 2018-12-27117503933 - Fixa o valor da retribuição mínima mensal garantida para 2019.

   
   

Decreto-Lei n.º 121/2018 - Diário da República n.º 250/2018, Série I de 2018-12-28117514512  - Altera o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação.

   
   

FINANÇAS

   

Portaria n.º 317/2018 - Diário da República n.º 238/2018, Série I de 2018-12-11117343900 - Procede à atualização dos coeficientes de desvalorização da moeda a aplicar aos bens e direitos alienados durante o ano de 2018.

   
   

Portaria n.º 325/2018 - Diário da República n.º 241/2018, Série I de 2018-12-14117384030 - Aprova a nova declaração modelo 10 e as respetivas instruções de preenchimento.

   
   

Portaria n.º 330-A/2018 - Diário da República n.º 245/2018, 1º Suplemento, Série I de 2018-12-20117470777 - Fixa o valor médio de construção por metro quadrado, para efeitos do artigo 39.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, a vigorar no ano de 2019.

   
   

Portaria n.º 6-A/2019 - Diário da República n.º 3/2019, 1º Suplemento, Série I de 2019-01-04117616198 - Fixa a taxa do adicionamento sobre as emissões de CO(índice 2) previsto no artigo 92.º-A do CIEC e o valor do adicionamento resultante da aplicação dessa taxa aos fatores de adicionamento relativos a cada produto.

   
   

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

   

Lei n.º 70/2018 - Diário da República n.º 251/2018, Série I de 2018-12-31117537582 - Grandes Opções do Plano para 2019.

   
   

Lei n.º 71/2018 - Diário da República n.º 251/2018, Série I de 2018-12-31117537583 - Orçamento do Estado para 2019.

   
   

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

   

Decreto Legislativo Regional n.º 26/2018/M - Diário da República n.º 251/2018, Série I de 2018-12-31117537584 - Aprova o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2019.

   
   

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira n.º 39/2018/M - Diário da República n.º 251/2018, Série I de 2018-12-31117537585 - Aprova o Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região Autónoma da Madeira para o ano de 2019.

     
   
     
   

FEIRA CLIMATIZACIÓN

     
    De 26 de fev. a 1 de mar. 2019 | Madrid, Espanha
 

O certame vai realizar-se novamente em coincidência com a GENERA, Feira Internacional de Energia e Meio Ambiente, favorecendo um ponto de encontro profissional de importantes sinergias; com a SIGA, orientada às soluções inovadoras e comprometidas com a adequada gestão da água e desenvolvimento sustentável; e com a TECNOVA-PISCINAS que acolhe a oferta em equipamentos, produtos e serviços destinados a todo o tipo de piscinas, assim como tudo o que está vinculado ao mundo do wellness.

Na sua última edição (2017), C&R conseguiu convocar mais de 49.935 visitantes profissionais e voltou a demonstrar a sua capacidade de criar um encontro que reúne todos os agentes do mundo do setor.

De forma paralela à exposição comercial também se celebra um programa de atividades, apresentações e seminários que concentram um maior número de conteúdos e jornadas técnicas e que fazem com que a CLIMATIZACIÓN Y REFRIGERACIÓN seja um espaço de conhecimento e informação setorial.

Os Associados da APIRAC e os subscritores da nossa Newsletter podem usufruir de convites gratuitos acedendo através da imagem que se segue:


Contactos:
www.cr.ifema.es

     
   
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter