Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório Fórum Destaques  
Arquivo 2015
Arquivo 2014
Arquivo 2013
Arquivo 2012
 
 
 

Novo Fluido R466A


03/06/2018

 

 

Mercado atribui receção cautelosa

A principal associação de instaladores de ar condicionado dos EUA descreveu o desenvolvimento de um substituto não inflamável para o R410A como “notícias auspiciosas”, mas advertiu que a formação para o manuseamento de fluidos inflamáveis deve continuar.

A ACCA (Air Conditioning Contractors of America), que representa 60.000 profissionais e 4.000 empresas dos EUA, em resposta às notícias que a Honeywell apresentará o Solstice N41 (R466A) no ano que vem como uma alternativa não inflamável ao R32 em sistemas de ar condicionado, considera que o desenvolvimento de um fluido alternativo não inflamável é uma boa notícia, sobretudo para os instaladores preocupados com a adoção de fluidos inflamáveis sem um forte foco na formação técnica e segurança no seu manuseamento.

“É muito cedo para determinar se o R466A é uma alternativa viável para o mercado residencial. Passará algum tempo até que o mercado considere adotar esse potencial fluido frigorigéneo alternativo, porque é preciso assegurar a sua operacionalização e estudar possíveis efeitos colaterais negativos na sua aplicação”, advertiu Glenn Hourahan, vice-presidente sênior de tecnologia da ACCA. e engenharia.

Assim, a formação no manuseamento de fluidos que são considerados inflamáveis e que foram reconhecidos por grande parte do setor como alternativas viáveis para o R410A mantém-se como o caminho a seguir.