Teve lugar em 31 de março a Assembleia Geral da APIRAC. Reunião magna de todas as do calendário anual, constitui o momento por excelência para dar conhecimento em profundidade da agenda associativa e lançar bases para o futuro.
De acordo com convocatória, a discussão e votação do Relatório e Contas, relativos ao exercício económico de 2022, a discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento para 2023 e a eleição dos órgãos sociais para um novo mandato (2023-2026) centralizaram os trabalhos.
A documentação em análise foi previamente disponibilizada no sítio da APIRAC na internet. Como suporte à informação de gestão foi ainda apresentado caderno com relatórios e pareceres de certificação legal de contas por Oliveira Reis & Associados, SROC, e Conselho Fiscal. Os documentos em análise foram aprovados por unanimidade.
Destaque para as 533 Empresas Associadas que se contavam no encerramento do ano, distribuídas pelos diversos segmentos de mercado representados pela APIRAC: Projeto, Consultoria e Certificação Energética; Fabrico; Importação e Distribuição; Instalação, Manutenção e Assistência Técnica; Qualidade do Ar Interior; e, Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios.
Nuno Roque, Secretário-Geral destacou o persistente trabalho junto da Tutela e junto de parceiros europeus na defesa dos interesses associativos, os serviços de apoio prestados e os eventos realizados, que procuraram sedimentar o conceito de comunidade setorial protagonizado pela APIRAC, que engloba ainda a APIEF e o CENTERM.
Por seu turno, Fernando Brito, Presidente da Direção, aproveitou a ocasião para expressar o “profundo agradecimento a todos pelo trabalho que realizámos juntos durante este mandato. Foi gratificante colaborar com todos vós e estou certo de que, embora ambicionássemos mais nestes anos difíceis, a APIRAC está mais forte e interventiva.” Lançando o novo período de gestão que agora se inicia, propôs um desafio: “devemos fazer ainda mais, envolvendo mais colegas na Lista para os Corpos Sociais da APIRAC no mandato do próximo quadriénio 2023/2026. Apesar das dificuldades e desafios que esperamos encontrar, a dedicação e bom senso com que nos habituámos a funcionar irão conduzir a Associação a um patamar de maior notoriedade e influência.” |