A revisão da Diretiva sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) foi formalmente adotada pelo Conselho Europeu no recente dia 12 de abril.
A revisão da EPBD traz uma série de objetivos e medidas para alcançar a eficiência energética nos edifícios da União Europeia. Uma das principais metas é impulsionar a renovação de edifícios existentes, visando aumentar a sua eficiência energética e reduzir o consumo de energia. A diretiva também estabelece a obrigação de estabelecer sistemas de monitorização do desempenho energético dos edifícios e introduz medidas de incentivo para a melhoria da eficiência energética nos setores público e privado. Além disso, a diretiva promove a digitalização dos edifícios, através do uso de tecnologias que permitam a gestão inteligente do consumo e a redução do desperdício de energia.
Esta diretiva reformada tem como objetivo reduzir o consumo de energia em edifícios na União Europeia, promovendo maior eficiência energética e uso sustentável dos recursos. A diretiva visa a redução das emissões de gases de efeito estufa, a melhoria da qualidade do ar e a mitigação das mudanças climáticas através do aumento do desempenho energético dos edifícios.
A diretiva revista será publicada no Diário Oficial da União e entrará em vigor nas próximas semanas. A partir daí, os Estados-Membros terão de transpor a Diretiva para a legislação nacional, até 24 meses após a sua entrada em vigor.
|