Apirac Serviços Notícias Associado Newsletter Directório ONS APIRAC Destaques  
   

     
 

 
     
 

A APIRAC prepara-se para celebrar no dia 26 de maio o seu 49º aniversário, que abre o ciclo do 50º aniversário, que se celebrará no próximo ano, em 2025.

A APIRAC foi fundada em 1975, numa época muito conturbada, para unir e defender um Setor que estava muito ameaçado, nomeadamente, no que respeitava às dificuldades de importação e da carência na formação profissional especializada. Reuniu pela primeira vez em Assembleia-Geral de Associados, no dia 2 de junho de 1975, pelas 17:00 horas, na sala de reuniões da Confederação da Indústria Portuguesa, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, naquele que pode ser considerado o seu ato fundador, tendo nessa ocasião sido eleitos pela primeira vez os órgãos sociais associativos.

49 anos depois, a APIRAC tem sabido acompanhar os tempos e corresponder aos desafios sempre renovados de um Setor cada vez mais exigente e profissionalizado, e economicamente cada vez mais relevante.

Somos uma Associação setorial transversal e vertical, com Associados distribuídos por todo o Portugal Continental e Insular, de todos os segmentos de atividade da cadeia de negócio e de variadas dimensões, que entra numa nova fase da sua história. A cadeia de valor do Setor representa 2.500 M€, o que corresponde a 1% do PIB nacional. São 25.000 postos de trabalho, 3% das exportações nacionais de máquinas. Milhares de agentes de mercado orientados para a diminuição dos consumos energéticos, melhorando rendimentos, com responsabilidade ambiental e consagrando a satisfação no cliente final.

A APIRAC detém assim uma representatividade ímpar, facto que aliado a uma estrutura coesa e dinâmica lhe tem proporcionado uma boa capacidade de intervenção junto do tecido empresarial e social. Entendemos que temos a Experiência, a Equipa, a Disponibilidade e o “Know-how” adequados para prestar um serviço de qualidade e de valor acrescentado, que nos permite ir ao encontro das necessidades das empresas do Setor que representamos há 49 anos.

 
     
  Nuno Roque
Secretário-Geral da APIRAC
 
     
     
     
 

 
     
 

A APIRAC na Mesa Redonda - Conferência Tektónica: REGULAMENTO FGAS

 
 

No dia 2 de maio, a convite da Revista O INSTALADOR, a APIRAC participou numa Mesa Redonda, integrada na Feira Internacional da Construção - TEKTÓNICA, para falar sobre o novo Regulamento (UE) 2024/573 relativo aos Gases Fluorados.

A APIRAC, representada pelo Eng.º Ruben Martins, aproveitou a oportunidade para evidenciar algumas das novidades mais significativas e novos desafios introduzidos pelo novo regulamento que entrou em vigor em 12 de março de 2024 e revogou o Regulamento (UE) n.º 517/2014, aos diferentes agentesdo mercado.

A Mesa Redonda incluiu os diferentes intervenientes da cadeia de valor, com diferentes pontos de vista e sensibilidades a ter em consideração. Se, por exemplo, os Fabricantes viram definidas novas proibições na utilização de Gases Fluorados no fabrico e colocação no mercado de equipamentos, os Instaladores terão que se adaptar a restrições na utilização de Gases Fluorados com elevado Potencial de Aquecimento Global na manutenção, reparação e assistência técnica de equipamentos.

A APIRAC como Associação do Setor continuará a acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos em torno deste novo Regulamento, tanto a nível europeu como a nível nacional, com elevada expectativa face às novidades que ainda estão por concretizar nos regulamentos de execução, nomeadamente em relação à certificação de profissionais e empresas para os fluidos alternativos aos Gases Fluorados.

 
   
 

Conselho Europeu da União Europeia adota nova Diretiva sobre Desempenho Energético dos Edifícios

 
 

A revisão da Diretiva sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) foi formalmente adotada pelo Conselho Europeu no recente dia 12 de abril.

A revisão da EPBD traz uma série de objetivos e medidas para alcançar a eficiência energética nos edifícios da União Europeia. Uma das principais metas é impulsionar a renovação de edifícios existentes, visando aumentar a sua eficiência energética e reduzir o consumo de energia. A diretiva também estabelece a obrigação de estabelecer sistemas de monitorização do desempenho energético dos edifícios e introduz medidas de incentivo para a melhoria da eficiência energética nos setores público e privado. Além disso, a diretiva promove a digitalização dos edifícios, através do uso de tecnologias que permitam a gestão inteligente do consumo e a redução do desperdício de energia.

Esta diretiva reformada tem como objetivo reduzir o consumo de energia em edifícios na União Europeia, promovendo maior eficiência energética e uso sustentável dos recursos. A diretiva visa a redução das emissões de gases de efeito estufa, a melhoria da qualidade do ar e a mitigação das mudanças climáticas através do aumento do desempenho energético dos edifícios.

A diretiva revista será publicada no Diário Oficial da União e entrará em vigor nas próximas semanas. A partir daí, os Estados-Membros terão de transpor a Diretiva para a legislação nacional, até 24 meses após a sua entrada em vigor.

 
   
 

Deteção de Fugas: novas abrangências de equipamentos e empresas

 
 

O novo Regulamento (UE) 2024/573 relativo aos gases fluorados, que revoga o Regulamento (UE) n.º 517/2014, entrou em vigor em 12 de março de 2024. No que diz respeito à verificação para deteção de fugas, surgem novos aspetos a ter em consideração. As novidades têm impacto direto nos equipamentos, operadores (proprietários) e nas empresas que procedem à manutenção/ assistência técnica, como já vinha do regulamento anterior, mas, por outro lado, passou a incluir as empresas fabricantes na obrigatoriedade de procederem à deteção de fugas dos equipamentos.

Outro aspeto que surgiu no novo regulamento e dos mais relevantes, tem a ver com uma periodicidade de verificação para deteção de fugas específica para os fluidos HFO (hidro-fluoro-olefinas), como são exemplo e mais reconhecidos, o R1234yf e o R1234ze. O R1234yf é utilizado principalmente nos equipamentos de ar condicionado automóvel e o R1234ze é muito utilizado em chillers.

O novo regulamento trouxe também algumas alterações em relação aos equipamentos abrangidos e às empresas sujeitas. A esse respeito, o artigo 5.º, sobre Verificação para deteção de fuga, estabelece a sua aplicabilidade aplica-se não só aos operadores, mas agora também aos fabricantes de equipamentos fixos, se estes contiverem gases fluorados com efeito de estufa enumerados no anexo I ou na secção 1 do anexo II.

 
   
 

Apoio à comunicação de compra e venda de Gases Fluorados

 
 

Até 30 de junho de 2024, deverão ser submetidos os dados relativos às compras e vendas (campos obrigatórios para Comunicação à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ocorridas de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

Por adjudicação das empresas e mediante disponibilização da competente informação, a APIRAC presta um serviço aos Associados para a comunicação devida à Agência Portuguesa do Ambiente, libertando carga administrativa às empresas. Em cada comunicação efetuada à APA, a APIRAC dá o devido conhecimento aos Associados para seu registo interno e acompanhamento.

Para o efeito, os Associados interessados deverão disponibilizar à APIRAC, atempadamente, cópia das faturas de compra e venda que considerem transação de gases fluorados com efeito de estufa, ou, na sua ausência, documento em sua substituição (por exemplo, cópia de Fichas de Intervenção CENTERM), devidamente acompanhadas de notas explicativas, sempre que a descrição dos documentos não permita identificar a quantidade e designação do(s) fluido(s) transacionados, e, quando aplicável, os números dos certificados dos compradores.

 
   
 

Dia Mundial da Refrigeração: 26 de junho

 
 

Aproximamo-nos do dia que todos os anos comemora internacionalmente a Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor e todas as atividades relacionadas.

A Refrigeração tem vindo a assumir cada vez mais uma maior importância e um papel de liderança em assuntos internacionais. Esta data visa conscientizar o público em geral sobre a relevância das tecnologias de Refrigeração na vida quotidiana.

Para 2024 o tema escolhido foi “Temperature Matters”, um tópico que destaca perfeitamente a ligação entre os Setores de Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor.

A APIRAC orgulha-se de pertencer à espantosa coligação de parceiros que em todo o mundo apoiam o Dia Mundial da Refrigeração (WRD) e como é habitual conta com os seus Associados para assinalarmos todos juntos este dia que é também o nosso dia!

Brevemente anunciaremos iniciativas para dar visibilidade e sinalizar o Dia Mundial da Refrigeração 2024 “Temperature Matters”.

 
   
 

Apoio à Formação Profissional | APIEF

 
 

Enquadrado com a vertente da missão que visa assegurar a qualificação técnica e profissional nas áreas abrangidas pelas indústrias térmica, energia e ambiente, a APIEF assume uma posição estratégica da APIRAC ao articular respostas formativas completamente integradas e ajustadas às necessidades despoletadas pela regulamentação setorial, quer no aspeto de conceção, organização e desenvolvimento de formação, quer no apoio à certificação, que em grande parte envolve a formação do capital humano.

Com a APIEF, a APIRAC constitui-se fonte primordial de transferência de saberes, conhecimentos e historial formativo. Seguidamente, apresenta-se um relato das atividades desenvolvidas neste domínio em 2023.

Em 2023, foram executadas 90 ações distribuídas por diferentes modalidades de formação, todas em modo privado sem qualquer cofinanciamento público, nas quais participaram 743 formandos, num volume de formação total de 27.437 horas.

 
   
 

Boletim Técnico APIRAC

 
 

Já disponível a 54.ª Edição do Boletim Técnico da APIRAC!

 
 

Na rubrica "Sabia Que" damos a conhecer a norma EN ISO 22044 que define os procedimentos de ensaio, os requisitos e estabelece ainda a classificação dos móveis frigoríficos expositores de bebidas. 

No Consultório Técnico falamos das periodicidades de deteção de fugas que o novo regulamento dos Gases Fluorados, Reg. (UE) 2024/573, veio definir e quais as exigências dos técnicos que procedem à deteção de fugas dos diferentes equipamentos fixos e móveis.



Boa Leitura!

 
   
     
  Reuniões das Comissões de Trabalho  
 

Comissão de Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios

 
 

19 de abril de 2024

 
 

A Comissão de SACE reuniu em videoconferência em 09 de abril de 2024, com a participação de 14 empresas, fabricantes e integradores. Entre os temas em análise mereceram destaque os dados de mercado do ano de 2023 e a avaliação dos fatores de cálculo da expressão de determinação da viabilidade económica de instalação de um sistema SACE num edifício de comércio e serviços.

 
     
   
     
 

Comissão de Instaladores

 
 

16 de abril de 2024

 
 

A Comissão de Instaladores reuniu-se no dia 16 de abril, em formato de videoconferência, tendo tido como principal foco o desenvolvimento em curso do Guia Técnico de tempos de montagem de instalações AVAC. A CI pretende com este documento criar uma ferramenta auxiliar à orçamentação de instalações, dirigido às empresas instaladoras, de fiscalização, projetistas e donos de obras.

Outro tema abordado foi o da falta de mão-de-obra especializada, em particular de técnicos de instalação e manutenção no setor de AVAC. Também mereceu atenção o tema das garantias comerciais, com referência às centrais de compras que contribuem para problemas de extensão de garantia técnica e comercial.

 
     
   
     
     
 

 
     
 

HUGO MIGUEL PEREIRA GOMES

 
 

Caxarias, Ourém | 01 de maio de 2024

 
 

No início de 2024, o Sr. Hugo Gomes, empresário em nome individual, consultou a APIRAC para conhecer os apoios que a Associação fornece às empresas no processo de certificação de empresas. No mês de março tomou a decisão de se tornar associado e solicitou apoio à certificação da sua empresa na modalidade com apoio local.

Após os devidos preparativos, aquisição de alguns equipamentos e realização do controlo metrológico da sua balança eletrónica, no dia 17 de abril os Eng.os Dias Caetano e Ruben Martins, visitaram as instalações do Sr. Hugo Gomes.

Nessa visita, a APIRAC levou um dossier com a documentação técnica organizada e preparada para dar resposta às exigências da entidade certificadora, colocou etiquetas nos equipamentos que necessitavam e forneceu os devidos rótulos para os vasilhames de fluido e de óleo contaminado. O Eng.o Dias Caetano aproveitou para demonstrar e ensinar o Sr. Hugo a realizar a verificação interna de manómetros, que não necessitam de ser calibrados em laboratório acreditado, mas que serve para testar a fiabilidade e verificar os erros associados, para no dia-a-dia saber qual o nível de exatidão desses manómetros.

No feriado do Dia do Trabalhador, dia 01 de maio, o Sr. Hugo Gomes recebeu o auditor da CERTIF nas suas instalações. A auditoria de certificação correu dentro do esperado e a empresa obteve a desejada certificação em Gases Fluorados para a prestação de serviços a terceiros.

A APIRAC agradece ao Sr. Hugo Gomes a hospitalidade com que recebeu os engenheiros do Departamento Técnico e a confiança depositada nos serviços da Associação.

Desejamos os maiores sucessos no futuro, agora como empresa certificada!

 
     
     
 

 
     
 

 
     
     
 

 
     
 

Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC

 
 

» 2024

Circular Informativa n.º16/2024 - Diagnóstico ESG do Setor da Energia Térmica | Environment, Social and Governance / gestão de sustentabilidade ambiental

Circular Informativa n.º15/2024 - Periodicidade de deteção de fugas | Regulamento (UE) 2024/573 – Novo Regulamento dos Gases Fluorados

Circular Informativa n.º 14/2024 - ODS | Substâncias que empobrecem a camada do ozono | Regulamento (UE) 2024/590 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de fevereiro de 2024

 
     
     
 

 
 

Certificação CENTERM em Manuseamento de Fluidos Inflamáveis

 
 

O CENTERM tem o prazer de informar que tem disponível uma Certificação em fluidos inflamáveis, acreditada pelo IPAC. Com esta certificação o CENTERM pretende proporcionar ao mercado técnicos especializados nesta área específica, que requer normas de segurança apertadas.

Esta certificação está disponível para todos os técnicos já certificados em Fluorados Categoria 1 e que pretendam fazer um upgrade na sua atividade, de forma a estarem habilitados a atuarem responsavelmente nesse tipo de instalações.

A Certificação é composta de um exame dividido por duas partes, teórica e prática e não obriga a formação prévia.
O CENTERM baseou esta Certificação na Norma NP EN 378-1 e em programas internacionais validados pela União Europeia para os técnicos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que atuem em sistemas com fluidos frigorigéneos inflamáveis.

 
   
 

Webinares CENTERM

 
 

O CENTERM tem organizado vários webinares temáticos em parceria com várias marcas conceituadas no nosso mercado. Pretendemos transmitir aos técnicos certificados conhecimentos que melhorem o seu conhecimento tecnológico e, por consequência, otimizem o seu desempenho.
Regra geral, os webinares têm a seguinte estrutura:

  • Uma apresentação técnica principal, realizada pela marca patrocinadora.
  • Uma apresentação técnica complementar, realizada pelo Centerm.
  • Uma informação Centerm sobre eventos, legislação e outras informações úteis aos técnicos certificados.
  • Debate, com perguntas e respostas.
  • Sorteio de prémios entre os técnicos certificados CENTERM participantes nos webinares.

Em 2024, foi realizado em 20 de março o primeiro dos webinares planeados para o ano corrente, em parceria com a HISENSE. O próximo está agendado para o dia 19 de junho, em parceria com a EUROFRED.

 
     
     
     
 

 
     
 

 

 
   
     
   
  MAIS INFORMAÇÕES:
Telefone 964 942 932 ou em www.apief.pt
 
   
     
     
 

 
     
 
 
     
     
 

 
     
 

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

 
 

Decreto-Lei n.º 28/2024 - Adapta o ordenamento jurídico ao novo sistema de informação «Empresa 2.0».

 
   
     
     
 

 
  Envie-nos um email para comunicacao-imagem@apirac.pt com a mensagem STOP NEWSLETTER.