Em modo de web summit, “a maior conferência tecnológica do planeta”, identificamos alguns temas para a tremenda sequência de debates, palestras, reflexões, partilha de experiências que ao longo desta semana animarão a produção noticiosa, e que também através das redes sociais levarão o nosso país a todos os cantos do mundo: “Onde o futuro vai nascer”; “Definição de ecossistemas”; um grande conclave dos sumos sacerdotes da indústria de tecnologia”.

Matérias como as alterações climáticas e a eficiência energética marcam a agenda. A necessidade da diminuição de consumos energéticos em termos globais, estão entre as maiores preocupações mundiais para a preservação do futuro do nosso planeta, tornando-se transversais a todos os setores de atividade. Trata-se de uma questão de sobrevivência.

Neste contexto, e com impacto no nosso Setor, tem-se assistido ao crescimento da utilização de energias renováveis mais amigas do ambiente em substituição da energia fóssil, mas também à melhoria contínua, quer de sistemas quer de eficiência, dos equipamentos diretamente ligados à atividade de AVAC&R.

O AVAC&R, atividade que utiliza substâncias que provocam aquecimento global, está na linha da frente procedendo à substituição dessas substâncias, nomeadamente no que respeita aos fluidos frigorigéneos utilizados, na adaptação do fabrico de novos equipamentos e na adaptação dos existentes. Os Gases Fluorados encontram-se na primeira linha de preocupação, estando já em aplicação vários Regulamentos e Diretivas que estabelecem o “phase-out” dos mesmos e a sua substituição por outros fluidos não prejudiciais ao ambiente.

Em todos os setores de atividade, justifica-se refletir sobre a substituição de equipamentos, produtos e métodos. Importa, agora, sensibilizar os clientes finais para a instalação de máquinas sustentáveis e energeticamente mais vantajosas, quer em novas instalações, quer na substituição de instalação existentes no nosso parque, onde perduram muitas instalações envelhecidas com custos energéticos elevados para os operadores e para o País.

Abre-se assim um novo campo do conhecimento, com milhões de aplicações, que exigem empresas e técnicos preparados nas áreas de projeto, instalação e manutenção para os sistemas ou equipamentos utilizados. Esta nova realidade abrirá novas áreas de negócio relativos a novos domínios, incluindo todas as áreas de energias renováveis emergentes.

   

 

    Nuno Roque
Secretário Geral da APIRAC
   
     
   

Carta aberta da APIRAC aos Eurodeputados Portugueses no Parlamento Europeu

     
 

Não há Portugal B, Europa B ou Planeta B. No arranque de um novo mandato no Parlamento Europeu, após as recentes eleições europeias, a APIRAC apresentou aos eurodeputados portugueses alguns dos temas que marcam a agenda do Setor, aguardando-se com expectativa a colaboração futura que possa advir.

Que as bombas de calor estejam com convosco!

     
   
   

CENTERM

   

1° Encontro Nacional de Técnicos Certificados

 

Em 25 de outubro o CENTERM lançou iniciativa que há muito constitui um desejo: o de reunir regularmente em encontros nacionais a comunidade dos Técnicos Certificados CENTERM.

Esta primeira iniciativa teve lugar no Auditório do LNEG, Alfragide, e contou com 140 participantes, na sua grande maioria técnicos que fizeram recentemente a renovação da certificação de Gases Fluorados.

A participação dos TCC durante o Encontro foi demonstrativa da necessidade de um permanente acompanhamento e orientação na atividade profissional de todos os técnicos certificados.

Durante o Encontro foram debatidos temas de importância relevante, como o Portal dos Técnicos, as Certificações CENTERM e os grandes temas como a Legionella, as Bombas de Calor e a GTC.

Houve ainda lugar para vários sorteios: de equipamentos de medida para dois técnicos; e um sorteio de telemóvel da responsabilidade do patrocinador do evento, a “HISENSE”, a quem agradecemos o reconhecimento, interesse e empenho que colocou no evento.

A todos o nosso obrigado!







     
   
   

COMISSÃO TÉCNICA DE NORMALIZAÇÃO APIRAC

   

Reunião da CT 56: Frio - Instalações e Aplicações Frigoríficas

 

Realizou-se em outubro mais uma sessão de trabalho que deu continuidade à elaboração do Guia Técnico sobre a utilização prática dos Fluidos Frigorigéneos de Média e Alta Inflamabilidade – Grupos de Segurança A2L e A3. Tema atual e de elevada importância para Fabricantes, Projetistas, Instaladores e Técnicos.



A reunião decorreu como habitualmente nas instalações da sede da APIRAC.

     
   
   

Venda Ilegal de Fluidos

 

A APIRAC participou com outras Associações Europeias na elaboração desta interessante brochura publicada pela Associação Europeia de Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor (AREA), da qual somos membros.

A compra de vasilhames de fluidos frigorigéneos deve ter em conta alguns aspetos fundamentais, desde os selos e informações no próprio vasilhame, como a rotulagem e informações de segurança dos fluidos frigorigéneos. Assunto da maior importância, já que, como é de conhecimento generalizado, tem-se verificado no mercado da União Europeia a venda de fluidos frigorigéneos ILEGAIS, que trazem riscos acrescidos para o ambiente, para a saúde e segurança de instaladores e utilizadores.



Também é importante chamar a atenção que a venda de vasilhames descartáveis está proibida na União Europeia desde 2007 e, os vasilhames recarregáveis têm de estar em conformidade com a Diretiva PED.

A par desta divulgação foi criada uma linha de ação na Internet para relatar as supostas vendas suspeitas de HFC. Se se aperceber de qualquer atividade suspeita, poderá denunciar anonimamente utilizando a Linha de Ação EFCTC, através do link: https://efctc.integrityline.org.

Conheça como identificar todos estes requisitos! O Folheto está também disponível em www.apirac.pt.

Protejam os vossos negócios comprando fluidos frigorigéneos a fontes seguras!

     
   
   

BOLETIM TÉCNICO APIRAC

   

Editámos e distribuímos em outubro a 5.ª Edição do Boletim Técnico APIRAC

 

Continuámos a viagem por esse universo que é a Norma Portuguesa e Europeia NPEN378. Nas edições anteriores falámos sobre a Parte 1, nesta 5.ª edição sublinhamos a importância da Parte 2, que se aplica à conceção, construção e instalação dos sistemas frigoríficos, especifica requisitos para os ensaios, o arranque e a entrada em serviço, marcação e documentação necessária.

Nesta edição do Boletim Técnico abordámos ainda a recuperação e reutilização de Gases Fluorados com Efeito de Estufa e quais as restrições que importa conhecer.

No mês que vem, haverá nova edição, mas não se esqueçam que até lá, para mais informações, o Departamento Técnico da APIRAC esclarece! Consulte o Boletim Técnico APIRAC em www.apirac.pt

     
   
   

INDICADORES ECONÓMICOS

 

Taxa de variação homóloga do IPC nula - outubro de 2019

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,0% em outubro de 2019 (-0,1% em setembro). O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,3% (taxa superior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior). A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para -4,5% (em setembro, esta taxa foi -3,8%).

A variação mensal do IPC terá sido 0,1% (em setembro, o valor apurado foi 1,1% e em outubro de 2018 tinha sido -0,1%), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,4%, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à registada no mês precedente.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de -0,1% (-0,3% em setembro).

Índice de Produção Industrial registou uma variação homóloga de -5,2% - setembro de 2019

O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -5,2% em setembro (-5,3% em agosto). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em -3,3% (-2,5% no mês anterior). No 3º trimestre de 2019, o índice agregado diminuiu 4,1% face ao homólogo, que compara com -2,2% no período precedente (sem o agrupamento Energia, as variações foram de -0,9% e -0,5%, pela mesma ordem).

A taxa de desemprego de agosto situou-se em 6,4% e a estimativa provisória de setembro em 6,6% - setembro de 2019

Em agosto de 2019, a taxa de desemprego situou-se em 6,4%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) ao do mês anterior, em 0,2 p.p. ao de três meses antes e em 0,6 p.p. ao do mesmo mês de 2018. Aquele valor representa uma revisão em alta de 0,2 p.p. da estimativa provisória divulgada há um mês.

Comparando com o mês precedente, a população desempregada diminuiu 2,9 mil pessoas (0,9%) e a população empregada aumentou 17,3 mil pessoas (0,4%).

A estimativa provisória da taxa de desemprego de setembro de 2019 é 6,6%, valor superior em 0,2 p.p. ao do mês anterior.

Vendas no Comércio a Retalho abrandaram para 3,8% - setembro de 2019

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou uma taxa de variação homóloga de 3,8% em setembro (4,9% em agosto). No 3.º trimestre de 2019, as vendas no comércio a retalho subiram 4,7% em termos homólogos (5,0% no 2.º trimestre). Em setembro, os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, apresentaram taxas de variação homóloga de 2,6%, 3,0% e 2,9%, respetivamente (2,5%, 3,4% e 0,7% em agosto, pela mesma ordem).

Indicador de confiança dos Consumidores e indicador de clima económico diminuem - outubro de 2019

O indicador de confiança dos Consumidores diminuiu ligeiramente em outubro, interrompendo o movimento ascendente verificado nos seis meses precedentes.

O indicador de clima económico também diminuiu em outubro, à semelhança dos dois meses anteriores. Em outubro, os indicadores de confiança diminuíram na Indústria Transformadora e no Comércio, tendo aumentado na Construção e Obras Públicas e nos Serviços.

Fonte: INE

     

   
    Departamento Técnico APIRAC
   

APOIO À CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS

    » Prestação de serviços em equipamentos com Gases Fluorados
   

JOSÉ CARLOS DIAS VIEIRA UNIPESSOAL, LDA

   

Arruda dos Vinhos | 18 de setembro

 

Numa deslocação a Lisboa, o Sr. José Vieira fez uma visita à sede da APIRAC, onde nos informou que inicialmente o processo de certificação da sua empresa tinha tido uma colaboração externa, porém, chegada a fase de acompanhamento da CERTIF, sentiu a necessidade de procurar na Associação a resposta ao apoio que desejava para atualização da documentação do seu dossier de certificação.

Com base nos documentos já existentes na empresa, o Departamento Técnico da APIRAC fez a atualização de todos os registos, lista de procedimentos, lista de gases fluorados e, ainda, verificação dos certificados dos manómetros digitais, detetor de fugas e balança eletrónica.

Após a substituição e atualização dos documentos no dossier, a empresa do Sr. José Vieira recebeu a CERTIF para a ação de acompanhamento do 2.º ano, no dia 18 de outubro, obtendo parecer favorável, sem qualquer registo de "não conformidades"!

Embora este apoio não tenha envolvido deslocação à empresa Associada, o acompanhamento de todo o processo, pelos engenheiros da APIRAC, levou ao sucesso na manutenção da certificação da empresa.

Felicitamos o Sr. José Vieira e agradecemos a confiança depositada na APIRAC.

     

   
     
   

ANUÁRIO APIRAC

 

Como é habitual, no último trimestre do ano a APIRAC relança a preparação da edição do ANUÁRIO APIRAC.

Enquanto Associação Patronal consideramos indispensável a elaboração desta monografia como forma não só de promoção dos Associados, mas também de apresentação do próprio mercado.



Que distribuição tem o ANUÁRIO APIRAC?

  • É distribuído gratuitamente a todos os Associados da APIRAC no início do ano, independentemente da sua localização geográfica.
  • É também distribuído a todos os participantes dos diversos encontros setoriais realizados ao longo do ano.
  • É entregue em todas as reuniões com a tutela e com organismos e entidades de natureza política e administrativa.
  • É ainda disponibilizado em reuniões de trabalho com parceiros de atividade diversa, sempre que esteja em presença negociar, adjudicar e protocolar condições e benefícios que interessem aos Associados.

Para mais informações contacte a APIRAC.

     
   
   

NOVOS ASSOCIADOS

 
    • FATUIL - Tubos e Equipamentos Hidráulicos, Lda
    • HISENSE IBERIA SLU
    • MICATERM, Lda
    • PLUMA CRIATIVA Unipessoal, Lda
    • TAIRAN LEITÃO UNIPESSOAL, Lda
    • VILATÉCNICA - Instalações Técnicas, Lda

   
    As nossas Circulares
   
  Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
 
 

» 2019

Circular Informativa n.º 40/2019 - Exceções à proibição de reutilização de fluidos com PAG de valor igual ou superior a 2500 no período de 1/12/2020 a 31/12/2029 - Regulamento (UE) nº 517/2014 | Restrições de Utilização

Circular Informativa n.º 39/2019 - ANUÁRIO APIRAC 2020

   
 
    AGENDA - CURSOS APIEF 2019
   

 

 
LISBOA
18 NOV FLUORADOS CAT1 + info
19 NOV   PREPARAÇÃO PARA EXAME FLUIDOS INFLAMAVEIS + info
30 NOV PREVENÇÃO E CONTROLO DA LEGIONELLA I + info
PORTO
21 NOV SOLDADURA POR BRASAGEM COBRE/LATÃO + info
25 NOV MANUSEAMENTO DE F. NATURAIS + info
27 NOV INSPECÇÕES I - DOMÉSTICO/COMERCIAL + info
GUIMARÃES
07 NOV MANUTENÇÃO II - INDUSTRIAL + info
13 NOV ELETRICIDADE APLICADA  (PRÁTICO) + info
27 NOV CLIMATIZAÇÃO + info

» Consulte AQUI toda a nossa AGENDA.
   
    Datas para pagamento de impostos
     

 
   
   

 

   

Assembleia da República

   

Lei n.º 123/2019 - Diário da República n.º 201/2019, Série I de 2019-10-18 - Terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro, que estabelece o regime jurídico da segurança contra incêndio em edifícios.

   
   

Presidência do Conselho de Ministros

   

Decreto Regulamentar n.º 6/2019 - Diário da República n.º 203/2019, Série I de 2019-10-22 - Altera o Regulamento de Sinalização do Trânsito.

   
   

Decreto-Lei n.º 162/2019 - Diário da República n.º 206/2019, Série I de 2019-10-25 - Aprova o regime jurídico aplicável ao autoconsumo de energia renovável, transpondo parcialmente a Diretiva 2018/2001.

   
   

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

   

Portaria n.º 377/2019 - Diário da República n.º 201/2019, Série I de 2019-10-18 - Portaria de extensão das alterações do contrato coletivo entre a AECOPS - Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços e outras e a Federação dos Sindicatos da Indústria e Serviços - FETESE e outros.

     
   
     
   

15.º Congresso Nacional de Manutenção

     
    21 e 22 de Novembro | BRAGA
     
 

A APIRAC apoia o 15.º Congresso Nacional de Manutenção, em parceria que realizou com a Associação Portuguesa de Manutenção Industrial (APMI).

O evemto organizado pela APMI tem lugar nos dias 21 e 22 de novembro de 2019, no Altice Forum Braga.

Simultaneamente, em colaboração com a AAMGA – Associação Angolana de Manutenção e Gestão de Ativos, decorrerá o 7.º Encontro de Manutenção dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Assim, todos os Associados da APIRAC que queiram participar neste congresso poderão inscrever-se com preços especiais.

Os TEMAS abordados nesta edição são:

  • A Internacionalização da Manutenção
  • A Manutenção inserida numa Política de Gestão de Ativos
  • Formação em Manutenção
  • Gestão e Organização da Manutenção
  • Indústria 4.0
  • Manutenção em Grandes Empresas Industriais
  • Normalização e Certificação
  • Segurança na Manutenção
  • Tecnologias aplicadas à Manutenção

Ficha de inscrição AQUI

Mais informações:
www.15cnm.pt

     
   
   
    Se pretender fazer um comentário ou deixar-nos a sua opinião, clique aqui!
   
Para remover clique aqui e escreva STOP.
 

Patrocinadores Newsletter