A APIRAC saúda a realização do processo de consulta relativo ao Novo Regulamento do Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis.

Foi com muito interesse que apresentámos os contributos associativos decorrentes do amável convite que resultou da sessão em torno do Regulamento em revisão da medida Edifícios + Sustentáveis, no âmbito do Programa Fundo Ambiental. Foi no aproveitamento dessa prerrogativa que na qualidade de Stakeholder a APIRAC reuniu em documento um trabalho em que a APIRAC envolveu diversas Comissões de Empresas, que com os seus contributos específicos alicerçaram a proposta Associativa.

As propostas do Setor procuram apoiar uma melhor planificação e aproveitamento das verbas a alocar, defendendo o bom investimento e protegendo a qualidade no cliente final, no que às competências, técnicas e humanas o Setor tem para disponibilizar para o cumprimento do interesse nacional em matérias relacionadas sobretudo com a eficiência energética e a descarbonização da Sociedade.

No entender da APIRAC, o Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis enquadra condições para promover um ambiente de confiança reforçada entre o Estado e consumidores de energia, num quadro de exigência acrescida que contempla, designadamente, a capacidade de Portugal acompanhar os objetivos extremamente ambiciosos da política europeia na redução da fatura energética e descarbonização da sociedade, mas também em mitigar-se a dependência energética de Portugal face ao exterior.

 
     
  Nuno Roque
Secretário Geral da APIRAC
 
     
     
     
 

 
     
     
 

Transposição da EPBD

 
  Estudo sobre o impacto das medidas com os SACE em eficiência energética e descarbonização  
 

 

 
 

Relacionado com a transposição da EPBD que está em curso nos países membros da UE, existe um estudo do maior interesse de Paul Waide sobre o impacto das medidas com os Sistemas de Automação e Controlo de Edifícios (SACE) em eficiência energética e descarbonização.

De acordo com o Relatório de Paul Waide, “The impact of the revision of the EPBD on energy savings from the use of building automation and controls”, a que poderão aceder através do link anterior, uma transposição ambiciosa das medidas relativas aos SACE na implementação da revisão da EPBD poderá permitir atingir algumas metas (valores agregados à escala da UE):

  • Reduções anuais de 64 Milhões de Toneladas eq. CO2 (pico em 2030);
  • Poupanças anuais de energia final de 450 TWh (pico em 2035);
  • Ganhos em Eficiência Energética correspondente a 14% do consumo total de energia primária em edifícios (até 2038);
  • Redução de € 36 mil milhões na fatura energética (pico em 2035);
  • O valor da redução dos consumos de energia excede 9 vezes o valor dos investimentos (composto por um fator de 8,1 para edifícios residenciais e 10,4 para edifícios não residenciais).

Os edifícios estão no centro da descarbonização. Torná-los com saldo zero de carbono, eficientes, inteligentes e saudáveis deve, portanto, ser o principal objetivo das políticas da UE se quisermos uma Europa neutra em carbono até 2050.

Este objetivo deve ser acompanhado da continuação dos esforços de eficiência energética. Nesse contexto, os SACE são tecnologias de recuperação rápida que podem otimizar a eficiência geral e a funcionalidade, garantindo que os sistemas e serviços funcionem juntos de maneira eficaz, usando apenas a quantidade necessária de energia no edifício, contribuindo de forma decisiva para a descarbonização e eficiência energética.

 
   
     
 

Renovation Wave

 
     
 

Ainda no quadro da transposição da EPBD, a Comissão Europeia publicou a sua Estratégia Renovation Wave para melhorar o desempenho energético dos edifícios. A Comissão pretende, pelo menos, duplicar as taxas de renovação nos próximos dez anos e assegurar que a renovação conduza a uma maior eficiência energética e de recursos. A Comissão publicou também recentemente recomendações aos Estados-Membros sobre o combate à pobreza energética.

Com esta estratégia pretende-se melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nos edifícios e utilizam os edifícios, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na Europa, promover a digitalização e melhorar a reutilização e reciclagem de materiais. De acordo com o entendimento da Comissão Europeia, até 2030, 35 milhões de edifícios poderiam ser reformados e criados no setor até 160.000 dos designados empregos verde.

Os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia da UE e 36% das emissões de gases com efeito de estufa. Mas apenas 1% dos edifícios passam por reformas com eficiência energética todos os anos, então esta ação apresenta-se como crucial para tornar a Europa neutra para o clima até 2050. Com quase 34 milhões de europeus incapazes de manter suas casas aquecidas, as políticas públicas para promover a renovação com eficiência energética são também uma resposta à pobreza energética, apoiar a saúde e o bem-estar das pessoas e ajudar a reduzir suas contas de energia.

 
   
     
 

Anuário APIRAC

 
 

Já está disponível a edição 2021

 
     
 

Como habitualmente, a APIRAC assegura mais uma edição, produção e distribuição do ANUÁRIO APIRAC. Publicação integralmente assumida pela APIRAC que, enquanto Associação patronal, considera indispensável a elaboração desta monografia como forma, não só de promoção dos Associados, mas de apresentação do próprio mercado representado.

Montra do Setor com as 525 empresas que compõem toda a Cadeia de Valor da Refrigeração e Climatização representada em Portugal, contem ainda conteúdos sobre a intervenção da APIRAC.

 
   
     
 

Boletim Técnico APIRAC n.º 21

 
     
 

Já saiu a 21.ª Edição do Boletim Técnico da APIRAC. Na rubrica “Sabia Que” Continuamos a análise das normas que os aparelhos de ar condicionado, grupos arrefecedores de líquidos, bombas de calor e arrefecedores industriais devem respeitar no seu fabrico. O campo de aplicação desta norma e algumas definições são comuns às normas NP EN 14511, abordadas nos dois Boletins Técnicos anteriores.

No Consultório Técnico continuamos o tema prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho, agora na Parte 3 | trabalhos temporários em altura - andaimes e plataformas.

Não perca nos próximos Boletins Técnicos mais conteúdos sobre estes temas!

 
   
     
 

WRD 2021

 
 

Dia Mundial da Refrigeração 2021

 
     
 

Como vem sendo hábito, a APIRAC apoia a campanha World Refrigeration Day 2021. Desde o lançamento do primeiro WRD em 2019, a APIRAC tem-se envolvido como parceiro para promover este dia de celebração para o setor da Refrigeração e da Climatização.

A APIRAC realizou em Portugal campanhas com sucesso em 2019 e 2020, que abordaram a importância da cadeia de frio e da climatização para questões absolutamente nucleares: saúde, alimentação, conforto, qualidade do ar interior, eficiência energética e descarbonozação.

O tema do Dia Mundial da Refrigeração 2021 é "CoolingChampions: CoolCareers for a Better World.”. O objetivo da campanha é inspirar estudantes e jovens profissionais de todos os países, tanto mulheres quanto homens, para o desenvolvimento de carreiras neste Setor vital.

 
   
     
 

Webinares CENTERM

 
     
 

O CENTERM - Centro Tecnológico para a Indústria Térmica, Energia e Ambiente, iniciou um ciclo de webinares gratuitos em 2021. A iniciativa tem como objetivo dar formação, consciencializar e partilhar conhecimentos essenciais sobre a utilidade e importância do AVAC&R em plena pandemia COVID-19 e outros surtos bacterianos ou virais que poderão ser muitíssimo prejudiciais à saúde de todos.

O ciclo de webinares CENTERM arrancou a 17 de fevereiro para os TCC (Técnicos Certificados CENTERM) com a 1ª sessão do webinar "COVID-29 - Limpeza e Desinfeção de Sistemas AVAC". Contou com 230 inscritos e já temos a 2ª sessão agendada para 14 de abril.

A 31 de março o CENTERM realizou um outro webinar, dedicado ao tema "A Legionella e a Qualidade do Ar Interior - As obrigações decorrentes da nova legislação" e teve como público-alvo quadros técnicos das diversas Câmaras Municipais de Portugal. O objetivo deste Webinar, destinado aos serviços de manutenção de equipamentos e infraestruturas municipais, consiste no esclarecimento das obrigações decorrentes da legislação relativa à prevenção e ao controlo da Legionella e ao cumprimento das condições da Qualidade do Ar Interior (QAI), incluindo uma visão geral dos impactos na Saúde Pública. Contou com a presença das Câmaras de Albufeira, Ansião, Arganil, Azambuja, Barcelos, Condeixa, Fornos de Algores, Guarda, Lagoa, Lisboa, Mangualde, Matosinhos, Mealhada, Mourão, Ourém, Palmela, Paredes, Portimão, Serpa, Setúbal, Sintra, Tábua, Tomar, Valongo e Vendas Novas, num total de 63 participantes.

O CENTERM irá ainda anunciar e dinamizar muitos outros Webinares com diferentes temas, por isso, estejam atentos e contem connosco para fazer deste Setor, cada vez mais um Setor de referência e conhecedor tanto da legislação que o envolve, como de todas as questões teórico e práticas que façam dos nossos Técnicos, profissionais de valor e de grande reconhecimento, ou seja, de excelência!

 
   
     
 

Indicadores Económicos

 
     
 

Atividade económica diminui de forma acentuada - fevereiro de 2021

Em fevereiro, o indicador de sentimento económico da Área Euro (AE) aumentou, em resultado da recuperação dos níveis de confiança na indústria, nos serviços e, em menor grau, dos consumidores e na construção. Os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de 5,4% e 14,4%, respetivamente (10,2% e 9,6% em janeiro).

Em Portugal, a informação disponível para janeiro e fevereiro, num contexto de novas medidas restritivas de resposta à pandemia, revela uma redução expressiva da atividade económica. O montante de levantamentos nacionais, de pagamentos de serviços e de compras em terminais de pagamento automático na rede multibanco registou, em termos homólogos, uma redução de 25,7% em fevereiro, mais intensa que no mês anterior (-18,7%). As vendas de veículos automóveis ligeiros de passageiros registaram um decréscimo mais acentuado, passando de uma taxa de variação homóloga de -30,5% em janeiro para -59,0%, enquanto as vendas de veículos comerciais ligeiros diminuíram 17,8% (-19,2% no mês anterior) e os veículos pesados aumentaram 19,2% (-20,8% em janeiro).

Taxa de variação homóloga do IPC deverá manter-se em 0,5% - março de 2021

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) acelerou, tendo apresentado uma taxa de variação homóloga de 0,5% em fevereiro, mais 0,2 p.p. que no mês anterior, observando-se uma taxa de variação de 0,5% na componente de bens (0,3% em janeiro) e de 0,6% na componente de serviços (0,4% no mês anterior).

Produção Industrial registou uma variação homóloga de -2,4% - fevereiro de 2021

O Índice de Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de -2,4% em fevereiro, recuperando 3,8 pontos percentuais face a janeiro. A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em -6,0% (-5,1% no mês anterior).

Indicadores de confiança dos Consumidores e de clima económico aumentam - março de 2021

Em março, o indicador de confiança dos Consumidores aumentou significativamente, após ter diminuído no mês anterior, situando-se no nível mais elevado desde abril de 2020.

O indicador de clima económico aumentou em março, contrariando a redução observada no mês anterior. Em março, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, no Comércio e nos Serviços, enquanto o indicador da Construção e Obras Públicas estabilizou.

Esta evolução ocorreu num contexto de abrandamento dos efeitos sobre a saúde pública da pandemia COVID-19.

Fonte: INE

 
     
     
     
     
 

 
     
 

GOLDCLIMA, Lda

 
 

Porto | 10 de março

 
     
 

No dia 10 de março, a APIRAC realizou a visita à empresa associada GOLDCLIMA, para apoio à certificação da empresa com a organização do processo a cargo da APIRAC. No dia 16 de março a empresa foi sujeita à auditoria de certificação da CERTIF, tendo obtido com toda a simplicidade a necessária certificação.

Deixamos aqui o seu testemunho, que muito nos orgulha:

“É com grande satisfação que a equipa da GoldClima se apresenta como associada da APIRAC. 
O apoio prestado pela Associação na obtenção do Certificado de Gases Fluorados foi fundamental. Dicas, organização, documentação, visita às instalações e sempre a acompanhar cada passo do processo à distância de um e-mail ou chamada. 
Ficou claro para nós que o trabalho da APIRAC junto das empresas deste Setor é imprescindível para que o mercado esteja devidamente preparado para dar resposta aos clientes.
Agradecemos uma vez mais e recomendamos a todas as empresas do Setor que se tornem associados.
A Equipa.
GoldClima – Empresa Certificada N.º SAC-1590/2021”

A APIRAC agradece a confiança depositada, a distinção reconhecida e agradece também a toda a equipa da GOLDCLIMA pela disponibilidade e colaboração no acompanhamento do processo de certificação.

 
   
     
 

MILLION WAYS, Lda

 
 

Camarate | 15 de março

 
     
 

No dia 15 de março, a APIRAC realizou duas visitas para apoio a empresas Associadas!
Começou o dia pela visita à empresa MILLION WAYS em Camarate, cuja auditoria de certificação por parte da CERTIF se realizou no dia seguinte, 16 de março.

Deixamos aqui o seu testemunho que bem retrata o processo de apoio à certificação da empresa:

Ex.mos Senhores,
A MillionWays, associada da APIRAC, contratou os seus serviços para certificar a empresa, na atividade de instalação e manutenção a equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor.
Para a elaboração de todo o processo foi destacado para o efeito o Sr. Eng.º Rúben Martins.
Praticamente numa semana, toda a documentação foi recolhida e tratada com todos os requisitos requeridos pela CERTIF para obtenção da certificação.
O trabalho culminou com uma visita às instalações da empresa, onde todo o processo foi verificado “in loco”, verificadas todas as ferramentas e equipamentos, e todo o processo foi terminado e pronto para no dia fixado pelo Auditor da CERTIF se procedesse à referida certificação.
De facto, no dia combinado, o Auditor da CERTIF elaborou a vistoria e elogiou a forma como todo o processo estava organizado.
Em suma: um relatório com ausência de “não conformidades”.
Perante a situação, verdadeiramente elogiosa para a nossa empresa, não posso deixar de endereçar os parabéns à APIRAC e ao Eng.º Rúben Martins e ao Eng.º Dias Caetano pelo serviço de Excelência e de alta qualidade que tiveram em todo este processo.
Estou muito satisfeito, pelo serviço prestado e o binómio preço/qualidade é bom e compensador.
Recomendo vivamente às empresas que pretendem certificar-se contatar a APIRAC para o efeito, vale a pena.
Na qualidade de sócio-gerente da MillionWays, os meus agradecimentos sinceros.
João José M. Sousa Bicho

A APIRAC agradece o testemunho prestado pelo Dr. João Bicho e por toda a simpatia com que nos recebeu. Desejamos muito sucesso no futuro como empresa certificada.

 
   
     
 

WINDLINE Unipessoal, Lda

 
 

Alverca do Ribatejo | 15 de março

 
     
 

Na segunda visita do dia, a APIRAC deslocou-se à empresa WINDLINE, pertencente ao Sr. Volodymyr Kovalchuk, Técnico/Gerente da empresa Associada.

Novo apoio à certificação da empresa por parte da APIRAC com a devida organização do processo documental, verificação de ferramentas e equipamentos, colocação de rótulos e etiquetas.

No dia 23 de março a empresa teve a visita do auditor da CERTIF, tendo obtido a desejada e necessária certificação para instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos AVAC&R.

Uma vez mais, a APIRAC agradece a confiança depositada e felicita a WINDLINE pelo objetivo alcançado.

 
     
     
     
   
     
   
     
     
     
 

 
     
 

Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC

 
 

» 2021

ircular Informativa n.º 28/2021 - COVID-19 – Estado de Emergência (regulamentação) - Declaração de Circulação

Circular Informativa n.º 27/2021 - COVID-19 – Atualização da legislação

Circular Informativa n.º 26/2021 - COVID-19 – Estado de Emergência | Renovação, regulamentação e estratégia de levantamento de medidas de confinamento - Declaração de Circulação

Circular Informativa n.º 25/2021 - COVID-19 – Atualização de legislação

Circular Informativa n.º 24/2021 - Anuário APIRAC 2021

Circular Informativa n.º 23/2021 - COVID-19 – Estado de Emergência | Renovação, regulamentação e estratégia de levantamento de medidas de confinamento

Circular Informativa n.º 22/2021 - COVID-19 – Conclusões do 2º Inquérito | Relatório

 
     
     
     
 

 
     
 

 

 
   
     
 

PRÉ REQUISITO

A Certificação do CENTERM em Fluidos Inflamáveis só é possível a candidatos portadores de certificação em manuseamento de Gases Fluorados CAT1.

DESTINATÁRIOS:

  • Técnicos certificados em fluorados CAT1, que pretendam aprofundar, a nova geração de fluidos inflamáveis alternativos aos fluorados, as normas de segurança obrigatórias e as suas aplicações práticas.
  • Técnicos certificados em fluorados que pretendam fazer preparação para exame de certificação de fluidos inflamáveis

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Introdução aos fluidos;
  • Classificação de segurança;
  • Retirada do mercado de fluidos fluorados;
  • Propano;
  • Isobutano;
  • Propileno;
  • Hidrofluorolefinas (HFO);
  • R32;
  • Ferramentas e equipamentos recomendados para fluidos inflamáveis;
  • Normas de segurança em vigor para fluidos inflamáveis;
  • Resumo e aplicações de fluidos;
  • Substituição de fluidos;
  • Armazenamento e transporte.

DURAÇÃO: 12 Horas (5 sessões síncronas com o Formador)

HORÁRIO: 19 e 22 de Março das 18h00h-21h00;  24, 25 e 26 de Março das 18h00 às 20h00.

VALOR DO CURSO
€ 120,00 € - Associados APIRAC / APISOLAR / AFIQ
€ 150,00 €- Não Associados
Acresce o IVA à Taxa Legal de 23%

 
   
 

 

 
   
     
 

PÚBLICO ALVO

Técnicos que tenham frequentado o curso de PREVENÇÃO E CONTROLO DA LEGIONELLA I (MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES DE RISCO).

DURAÇÃO

16 Horas (8 sessões síncronas com o Formador)

HORÁRIO

De 20 a 29 de Abril das 18h00 às 20h00

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Enquadramento Legislativo - Plano de Prevenção e Controlo;
  • Análise de risco;
  • Integração do PPC no PMP;
  • Recursos Humanos;
  • Responsabilidade dos Agentes envolvidos;
  • Registos;
  • Caso Prático.

VALOR DO CURSO
€ 200,00 € - Associados APIRAC / APISOLAR / AFIQ
€ 250,00 €- Não Associados
Acresce o IVA à Taxa Legal de 23%

 
   
 

 

 
   
     
 

PÚBLICO ALVO

Profissionais de AVAC, Gestores de Edifícios e Gestores Técnicos de Instalações que pretendam atualizar os seus conhecimentos sobre as recomendações relativas ao funcionamento dos sistemas de Ventilação em edifícios, durante a Pandemia COVID-19.

DURAÇÃO

8 Horas (4 sessões síncronas com o Formador)

HORÁRIO

De 27 a 30 de Abril das 18h00h-20h00

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Mecanismos de transmissão;
  • Sistemas de ventilação;
  • Difusão do ar;
  • Testes e Equilíbrio dos Sistemas de Ventilação;
  • Orientações da DGS - Direção Geral de Saúde;
  • Aplicações práticas.

VALOR DO CURSO
€ 120,00 € - Associados APIRAC / APISOLAR / AFIQ
€ 150,00 €- Não Associados
Acresce o IVA à Taxa Legal de 23%

 
     
  MAIS INFORMAÇÕES:
Telefone 964 942 932 ou em www.apief.pt
 
     
     
     
 

 
     
 

 
     
     
     
 

 
     
     
 

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

 
 

Lei n.º 11/2021 - Suspensão excecional de prazos associados à sobrevigência e caducidade de convenção coletiva de trabalho.

 
     
 

INFRAESTRUTURAS E HABITAÇÃO

 
 

Portaria n.º 52/2021 - Estabelece os níveis diferenciados de acesso à informação registada no Portal Nacional de Fornecedores do Estado.

 
     
 

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL

 
 

Portaria n.º 53/2021 - Estabelece a idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de segurança social em 2022.

 
     
 

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

 
 

Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2021 - Estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19.

 
   
 

Decreto-Lei n.º 22-A/2021 - Prorroga prazos e estabelece medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia da doença COVID-19.

 
   
 

Resolução do Conselho de Ministros n.º 20/2021 - Aprova o Programa Internacionalizar 2030.

 
   
 

Decreto-Lei n.º 22-C/2021 - Prorroga os períodos de carência de capital em empréstimos com garantia do setor público e aprova um regime especial de concessão de garantias pelo Fundo de Contragarantia Mútuo, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.

 
   
 

Decreto-Lei n.º 23-A/2021160149401 - Estabelece medidas de apoio aos trabalhadores e empresas, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.

 
   
 

Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2021 - Estabelece medidas de apoio no âmbito da pandemia da doença COVID-19.

 
   
 

Decreto-Lei n.º 24/2021 - Estabelece um regime excecional e temporário em matéria de obrigações e dívidas fiscais e de contribuições à Segurança Social.

 
   
 

Decreto-Lei n.º 25-A/2021 - Prorroga o regime excecional e transitório de reorganização do trabalho e de minimização de riscos de transmissão da infeção da doença COVID-19 no âmbito das relações laborais.

 
     
 

FINANÇAS, DEFESA NACIONAL, JUSTIÇA, MODERNIZAÇÃO DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SAÚDE

 
 

Portaria n.º 67-A/2021 - Define os termos de atribuição do subsídio extraordinário de risco no combate à pandemia da doença COVID-19, previsto no artigo 291.º da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro.

 
   
 

Portaria n.º 69/2021 - Define os termos de atribuição do subsídio extraordinário de risco no combate à pandemia da doença COVID-19 e revoga a Portaria n.º 67-A/2021, de 17 de março.

 
     
 

ECONOMIA E TRANSIÇÃO DIGITAL, FINANÇAS E PLANEAMENTO

 
 

Portaria n.º 69-A/2021 - Altera o Regulamento do Programa APOIAR.

 
     
 

PLANEAMENTO

 
 

Portaria n.º 72/2021 - Procede à décima alteração do Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização.

 
     
 

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA - PRESIDÊNCIA DO GOVERNO

 
 

Decreto Legislativo Regional n.º 6/2021/M - Aprova o valor da retribuição mínima mensal garantida para vigorar na Região Autónoma da Madeira.

 
 

 

 
     
 

 
     
     
 

WEBINAR CENTERM

"COVID-19 - Limpeza e Desinfeção de Sistemas AVAC" - 2ª edição

 
 

14 de abril, 18H00 - 20H00, Plataforma Teams

 
     
 

 





 
 

 

 

 
 

O CENTERM organiza o 2º Webinar, “Covid 19 – Limpeza e Desinfeção de Sistemas AVAC”, no dia 14 de abril, entre as 18H00 e as 20H00, através da plataforma Teams, para os Técnicos Certificados CENTERM (TCC).

AGENDA

  1. Acolhimento e Boas-vindas
  2. Informação CENTERM
  3. Os webinares CENTERM
  4. Covid 19 – Limpeza e Desinfeção de Sistemas AVAC
  5. Debate: Perguntas e respostas

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e a número limitado de participantes.

 
     
   
     
 

Workshop KET4F-Gas - CALL TO ACTION

 
 

29 de abril, 18H00 - 20H00, Plataforma Teams

 
     
   
 

O LAQV, REQUIMTE, Department of Chemistry, da NOVA School of Science and Technology, no Campus da Caparica, organiza no dia 29 de abril, o workshop online "KET4F-Gas - CALL TO ACTION: Políticas e Boas Práticas para uma Gestão Eficiente de Gases Fluorados" e a APIRAC é uma das Entidades que dará o seu contrinuto enquanto Orador do Evento.

As alterações climáticas são um problema que necessita de ser enfrentado com urgência por todos nós.

O projeto KET4F-Gas é um projeto europeu, co-financiado pelo programa Interreg Sudoe, que tem como principal objetivo reduzir o impacte ambiental dos gases fluorados, que têm elevado potencial de aquecimento global. Estes gases são usados como refrigerantes em sistemas de frio e ar condicionado, entre outras aplicações.

Diferentes instrumentos regulamentares têm sido aplicados a nível europeu para a redução das emissões de gases fluorados e promoção de uma economia circular. Contudo, a sua aplicação prática tem enfrentado sérios entraves e os gases fluorados continuam a ser uma problemática no sector do frio e refrigeração.

Com este workshop pretende-se reunir os diferentes stakholders, desde instituições públicas (da administração central, regional e local), entidades gestoras de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, associações não-governamentais do ambiente e do consumidor, operadores de gestão de resíduos, bem como o sector empresarial das áreas do frio e refrigeração. Pretende-se efetuar para um exercício colaborativo de identificação dos principais problemas enfrentados pelos sectores do frio e refrigeração e pela gestão dos resíduos de gases fluorados e discutir as possíveis soluções, técnicas e políticas, para reduzir o impacte ambiental dos gases fluorados.




 
     
     
 

 
  Envie-nos um email para comunicacao-imagem@apirac.pt com a mensagem STOP NEWSLETTER.