O Dia 26 de junho é o Dia Mundial da Refrigeração por tudo aquilo que o Setor representa para os objetivos sociais e ambientais. Como forma de assinalar a data, a APIRAC iniciou em 26 de maio, data de aniversário de 46 anos da Associação, um ciclo de testemunhos em vídeo sobre a importância e as motivações que os jovens poderão encontrar numa carreira no setor da Indústria Térmica nas suas diversas vertentes: Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de Calor.
Assinalar este dia representa um momento ímpar para alargar a consciencialização da sociedade em geral sobre a diversidade do nosso Setor, nos processos industriais, na tecnologia, nos seus sistemas e aplicações, mas também nas pessoas e carreiras que encontramos nesta atividade e por isso, o envolvimento de todas as empresas da área garantirá uma maior força, mais conhecimento e projeção.
O Dia Mundial da Refrigeração oferece uma excelente oportunidade para aumentar o entendimento de como a indústria e tecnologia do nosso Setor contribui para a vida moderna e a proteção da saúde humana e do meio ambiente. O tema deste ano é “Campeões da Refrigeração: Profissões “Cool” para um Mundo Melhor”.
A APIRAC congratula-se com a dedicação que tantos homens e mulheres têm colocado ao serviço do nosso Setor que tem permitido granjear respeitabilidade e visibilidade a uma área da atividade económica nacional que é hoje, podemos dizê-lo, incontornável, ou não fosse ela própria indissociável do que de mais básico tem a ver com as preocupações do ser humano na sociedade em que vivemos: alimentação, ar que respiramos e conforto.
A todos, o nosso muito obrigado!
Nuno Roque
Secretário Geral da APIRAC
CENTERM alcança Certificação de Qualidade ISO 9001:2015
É com satisfação que comunicamos que o CENTERM obteve a Certificação do seu Sistema de Gestão pela Norma NP EN ISO 9001:2015.
Esta Certificação constitui uma importante valorização do trabalho desenvolvido pelo CENTERM em todas as vertentes da sua atividade na busca da excelência organizacional, tendo sempre como principal motivação a satisfação de todas as partes interessadas envolvidas, nomeadamente os seus clientes, colaboradores, stakeholders, entidades regulamentares, fornecedores, bem como a comunidade em geral.
Este reconhecimento da nossa organização impulsiona ainda mais o CENTERM na prossecução da sua Missão de apoiar a estruturação e dinamização do setor da Indústria Térmica, Energia e Ambiente, e no desenvolvimento científico, técnico, profissional e económico dos agentes envolvidos.
O sentimento da importância desta conquista é partilhado por todos os seus colaboradores e restante Grupo APIRAC, que inclui ainda a APIEF, de que é exemplo o testemunho do Eng. Fernando Gomes, responsável pelo Centro de Exames de Matosinhos: “Esta certificação é para mim um incentivo para um incremento continuo no rigor e qualidade de trabalho a prestar, sem melhorias não há qualidade. Temos que ter consciência que esta certificação é uma responsabilidade acrescida nos serviços que prestamos.”
A todos, o nosso muito obrigado pelo empenho e dedicação à causa, justificando-se uma menção especial para a Engª Margarida Vasconcelos, Diretora de Qualidade do CENTERM, pivot de todo o processo que conduziu à certificação obtida.
Transposição EPBD | Portarias regulamentadoras
Foi dado início ao processo de Consulta Pública de duas Portarias previstas no Decreto-Lei n.º 101-D/2020, relativamente ao Sistema de Certificação Energética de Edifícios.
O Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro, estabelece os requisitos aplicáveis à conceção e renovação de edifícios, com o objetivo de assegurar e promover a melhoria do respetivo desempenho energético através do estabelecimento de requisitos aplicáveis à sua modernização e renovação. As portarias em Consulta Pública são as seguintes:
Portaria que estabelece os requisitos aplicáveis à conceção e renovação dos edifícios de habitação e de comércio e serviços para a melhoria do seu desempenho energético
Portaria que estabelece os limiares de proteção, critérios de conformidade e de avaliação e fiscalização da qualidade do ar interior dos edifícios de comércio e serviços
Aproveitamos para informar que tema da renovação do ar vem incluído no documento “Portaria que estabelece os requisitos aplicáveis à conceção e renovação dos edifícios de habitação e de comércio e serviços para a melhoria do seu desempenho energético”.
Concretamente, consta do Anexo II, capítulo “1. Sistemas de ventilação”, onde é tratado em toda a extensão (página 17 e seguintes).
Como a consulta pública está aberta até dia 15 de junho, agradecemos aos Associados interessados em participar que façam chegar os contributos à APIRAC até dia 11 de junho.
Transposição EPBD | Despachos complementares em Consulta Pública
A par da Consulta Pública para as Portarias que integram a revisão do quadro aplicável ao desempenho energético dos edifícios abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro, damos conhecimento do mesmo procedimento relativamente aos Despachos complementares ao Sistema de Certificação Energética de Edifícios.
Trata-se de um conjunto de disposições de natureza regulamentar que terão de ser legisladas através de despacho emitido pelo Diretor-Geral da Direção-Geral de Energia e Geologia, cujo início do procedimento ora se comunica.
Poderão as empresas contribuir diretamente através do portal Participa (participa.pt) ou via APIRAC, procedendo ao envio de contributos com a devida indicação da peça legislativa e localização na mesma. Para o efeito, deverão considerar o email: secretario-geral@apirac.pt.
O período de consulta termina a 17-06-2021, pelo que solicitamos que a disponibilização de conteúdos à APIRAC para integração da proposta associativa seja efetuada até ao dia 14 de junho.
APIRAC divulga novo relatório Covid-19 no setor do Frio e da Climatização
A APIRAC concluiu a terceira fase do estudo junto dos Associados para estimar o impacto da COVID-19 ao longo da cadeia de negócio do Setor. Empresas de quatro dos diversos segmentos representados, nomeadamente, Fabrico, Distribuição, Instalação/Manutenção e SACE, colaboraram nesta avaliação (relativa ao 4º trimestre de 2020), concedendo um contributo fundamental para compreender melhor o mercado e identificar ações que permitam orientar uma recuperação sustentada.
O relatório que procura espelhar a realidade sentida no conjunto de 2020 está residente no espaço COVID-19 em www.apirac.pt.
Reuniões das Comissões de Trabalho
Comissão SACE
O grupo de empresas que integram a Comissão de Trabalho de Sistemas de Automatização e Controlo do Edifício (SACE) reuniu-se para mais uma reunião mensal. Nesta 7ª reunião do triénio 2020/2022 os principais pontos abordados e debatidos foram:
Decisão sobre a divulgação dos dados do mercado de SACE
Novas empresas enquadráveis no seio da comissão de SACE
Decreto-Lei n.º 101-D/2020 - Transposição da EPBD
Tradução da EN 16946-1:2017
A Comissão SACE tem trabalhado bastante em termos normativos, com a tradução de algumas normas do Setor e está bastante focada no acompanhamento e produção de contributos em relação às Portarias e Despachos decorrentes do Decreto-Lei n.º 101-D/2020 que estão previstas surgirem a 1 de julho.
Comissão de Instaladores
De forma a dinamizar esta Comissão, a Direção da APIRAC fez o convite a diversas empresas instaladoras associadas para integrarem a nova Comissão de Instaladores. Com vista à clara necessidade de desenvolvimento conjunto de várias matérias, teve lugar no dia 20 de maio a 2ª Reunião do triénio 2020/2022 da Comissão de Instaladores.
A restruturação desta Comissão trouxe para a mesa de trabalho temas de extrema relevância, entre os quais os seguintes:
Análise e conclusões do 3.º Relatório de impacto da pandemia COVID-19 na atividade do Setor
Contratação coletiva de trabalho - Remunerações do setor de AVAC&R
Revisão do Código dos Contratos Públicos (CCP)
Formação e qualificação do pessoal técnico das empresas do Setor
Guia Técnico – Bases de orçamentação – Caraterização de Atividades e de tempos de execução
À semelhança da Comissão SACE, a Comissão de Instaladores também está a acompanhar de perto os desenvolvimentos em torno das Portarias e Despachos em complemento do Decreto-Lei n.º 101-D/2020.
Boletim Técnico APIRAC
Foi editado e distribuído o Boletim Técnico n.º 23.
Na rúbrica “Sabia Que” apresentamos mais uma norma relevante no fabrico de aparelhos de ar condicionado e grupos arrefecedores de líquidos. Nesta edição abordamos a norma NP EN 15218, que foca as condições e métodos de ensaio relativos à determinação de desempenho dos aparelhos de ar condicionado com compressor acionado por motor elétrico e, a particularidade, de ter o condensador arrefecido por efeito evaporativo por ar e por evaporação adicional de água exterior.
No Consultório Técnico continuamos no tema «Prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho», com a apresentação da Parte 4: Trabalhos temporários em altura – Responsável de montagem de andaimes.
O Boletim está acessível em permanência no site da APIRAC, na área restrita do Associado em www.apirac.pt.
WEBINARES CENTERM 2021
Ciclo de Vida do Fluido Frigorigéneo
No ciclo dos Webinares que o CENTERM tem promovido, realizou-se no dia 26 de maio um novo Webinar sobre o Ciclo de Vida dos Fluidos Frigorigéneos, com a comunicação a cargo dos Eng.os do Departamento Técnico da APIRAC, Dias Caetanos e Rúben Martins.
Este Webinar veio focar aspetos muito importantes, desde logo em relação à correta aquisição de Gases Fluorados, cuidados a ter para evitar compra de fluido ilegal, aspetos referentes à recuperação e reciclagem de fluido frigorigéneo, ao próprio transporte de fluido/vasilhame e respetivos documentos para as diferentes situações de transporte e, ainda, como fazer o devido encaminhamento de fluido para destruição.
Estejam atento às próximas divulgações!
ARTIGO PATROCINADO
Tecnologia de prensar Conex Bänninger
A Conex Bänninger marcou o seu lugar na história da tecnologia de prensar para sistemas de tubagem ao introduzir o precursor do atual >B< Press há mais de 30 anos. Desde essa data a família de produtos foi expandida, cobrindo múltiplas aplicações, com a mais recente adição de >B< MaxiPro o sistema revolucionário de acessórios de prensar para aplicações de ar condicionado e refrigeração.
Os nossos sistemas de prensar são de uso fácil e instalados em segundos de forma segura e permanente, seja a união em cobre, aço inoxidável ou carbono. Com uma grande amplitude de aplicações, incluindo água potável, gás, aquecimento, água refrigerada, refrigeração e ar condicionado, sistemas de aspiração de desperdício, ar comprimido, assim como sistemas industriais e de construção naval.
As gamas de prensar estão disponíveis em várias dimensões, oferecendo uma panóplia de soluções através de vários tipos de acessórios; como uniões, joelhos, curvas, redutores, uniões roscadas.
Uma vez prensada, a união é totalmente segura. O acessório de prensar compreende 3 pontos de prensa - um de cada lado do acessório e um no O-ring. Com apenas uma ferramenta e uma mordaça, e quando postas de parte a mobilização ou outras tarefas comuns tanto para o sistema press ou para o tradicional acessório de soldar (preparação de tubo e pré-instalação), utilizar o sistema de prensar provou reduzir significativamente o tempo consumido em obra, aumentando a produtividade e consequentemente recuperando facilmente o investimento realizado inicialmente.
cobre
>B< MaxiPro
Ar condicionado e refrigeração
>B< Press
Água potável, aquecimento e arrefecimento e outros serviços
>B< Press Gas
Transporte de gás LPG, ar comprimido e combustíveis/óleo
>B< Press Solar
Água para aquecimento e solar
Aço Inox
>B< Press Inox
Água potável quente e fria, água para aquecimento e refrigeração
<A> Press Inox
Água potável quente e fria, água para aquecimento e refrigeração
Aço
>B< Press Carbon
Aquecimento e refrigeração, transporte de desperdício, ar comprimido e vácuo
Dia Mundial da Refrigeração 2021
Profissões “Cool” para um Mundo Melhor!
VIDEO 01 - FERNANDO MARTINS, LDA
VIDEO 02 - GEOTERME AUTOMAÇÃO, LDA
VIDEO 03 - HIPERCLIAM, SA
Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC
Circular Informativa n.º 35/2021 - COVID-19 – Conclusões do 3º Inquérito | Relatório Balanço de 2020
PÚBLICO ALVO
Técnicos de refrigeração e ar condicionado que realizam a assistência e manutenção de equipamentos de refrigeração, ar condicionado, aquecimento e ventilação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A Legionella e a Saúde Pública;
Enquadramento Legislativo;
Instalações de Risco;
Identificação dos Pontos Críticos;
Responsabilidade das Empresas de Manutenção;
Programa de Manutenção Higio-sanitária.
DURAÇÃO 8 Horas (4 sessões síncronas com o Formador)
HORÁRIO 15 a 18 de Junho das 18h00-20h00
VALOR DO CURSO
€ 120,00 € - Associados APIRAC / APISOLAR / AFIQ
€ 150,00 €- Não Associados
Acresce o IVA à Taxa Legal de 23%
OBJETIVO
Pretende-se com esta formação preparar os técnicos eletromecânicos de refrigeração e ar condicionado para identificar os diferentes protocolos de comunicação num sistema de Gestão Técnica num edifício. Saber interpretar as suas mensagens. Saber interligar os diferentes protocolos.
DESTINATÁRIOS
Técnicos de Instalação e Manutenção de Edifícios (TIM) certificados ao abrigo do TIM DL79/2006;
Engenheiros, Projetistas, Consultores, Instaladores, Técnicos de Manutenção de Edifícios e demais interessados na temática.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Enquadramento Legal;
Identificação dos principais consumidores de energia num edifício;
Estratégias para a redução dos consumos nos edifícios;
Conceitos Básicos, protocolos de comunicação KNX, BACnet e outros e respetivas aplicações;
Características das entradas e saídas analógicas e digitais ;
Componentes fundamentais do equipamento técnico associado aos processos de comunicação e comando, funções, aplicações e-mail modos de instalação;
Diagramas, cablagem de sistemas de comunicação e comando;
DURAÇÃO 8 horas (4 Sessões síncronas com o formador)
HORÁRIO 21 a 24 de JUNHO das 18h00 às 20h00
VALOR DO CURSO
€ 120,00 € - Associados APIRAC / APISOLAR / AFIQ
€ 150,00 €- Não Associados
Acresce o IVA à Taxa Legal de 23%
PRÉ REQUISITO
A Certificação do CENTERM em Fluidos Inflamáveis só é possível a candidatos portadores de certificação em manuseamento de gases Fluorados CAT1.
DESTINATÁRIOS
Técnicos certificados em fluorados CAT1, que pretendam aprofundar, a nova geração de fluidos inflamáveis alternativos aos fluorados, as normas de segurança obrigatórias e as suas aplicações práticas.
Técnicos certificados em fluorados que pretendam fazer preparação para exame de certificação de fluidos inflamáveis.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução aos fluidos;
Classificação de segurança;
Retirada do mercado de fluidos fluorados;
Propano;
Isobutano;
Propileno;
Hidrofluorolefinas (HFO);
R32;
Ferramentas e equipamentos recomendados para fluidos inflamáveis;
Normas de segurança em vigor para fluidos inflamáveis;
Resumo e aplicações de fluidos;
Substituição de fluidos;
Armazenamento e transporte.
DURAÇÃO 12 horas (5 Sessões síncronas com o formador)
HORÁRIO 21 e 23 de JUNHO das 18h00h-21h00 | 24, 25 e 28 de JUNHO das 18h00 às 20h00.
VALOR DO CURSO
€ 120,00 € - Associados APIRAC / APISOLAR / AFIQ
€ 150,00 €- Não Associados
Acresce o IVA à Taxa Legal de 23%
MAIS INFORMAÇÕES: Telefone 964 942 932 ou em www.apief.pt
TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL
Portaria n.º 102-A/2021163332280 - Regulamenta o novo incentivo à normalização da atividade empresarial, previsto no Decreto-Lei n.º 23-A/2021, de 24 de março, e o apoio simplificado para microempresas à manutenção dos postos de trabalho, previsto no Decreto-Lei n.º 46-A/2020, de 30 de julho.
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Decreto-Lei n.º 32/2021163158834 - Altera o regime do apoio extraordinário à retoma progressiva em empresas em situação de crise empresarial com redução temporária do período normal de trabalho.
Resolução do Conselho de Ministros n.º 59-B/2021163442517 - Declara a situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.
Decreto Regulamentar n.º 2-A/2021164321572 - Define o âmbito e as condições específicas de funcionamento do programa «IVAucher».
Resolução do Conselho de Ministros n.º 64-A/2021164321573 - Prorroga a situação de calamidade e altera as medidas aplicáveis a determinados municípios no âmbito da situação de calamidade.
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Decreto Legislativo Regional n.º 15-A/2021/A164454929 - Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o ano de 2021.
Transformação Digital numa PME” | Liderança digital para gestores e quadros intermédios
8 de junho - Plataforma ZOOM
Numa parceria entre a APIRAC e o Instituto Pedro Nunes, sob a égide da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, vamos proporcionar conhecimento e formação com o objetivo de gerar uma cultura interna digital nas empresas Associadas.
São destinatários desta ação Empresários, Gestores e Quadros Intermédios de PMEs das Regiões Centro e Alentejo. A sessão orientada para a atividade de Refrigeração e AVAC, em exclusividade para as empresas Associadas da APIRAC, está calendarizada para o dia 8 de junho.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia obrigatória.