O mês de junho foi intenso em acontecimentos e desenvolvimentos em assuntos e matérias de interesse relevante para o Setor. Foi neste mês que se precipitou a conclusão dos documentos que compõem o pacote legislativo que concretiza a transposição da EPBD, iniciada com a publicação do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, em 7 de dezembro.

Apesar de uma programação que procurava acautelar o tratamento com a devida especialidade os temas que compõem o novo regulamento do Sistema de Certificação Energética de Edifícios, a pandemia conduziu a um adiamento e falta de conciliação entre as partes interessadas sobre as muitas matérias, o que naturalmente se repercute no resultado final alcançado. Os tempos de apreciação e produção de contributos foram excessivamente curtos. De todo o modo, sobre todos os documentos a APIRAC procurou acautelar o interesse das competências das empresas e profissionais do nosso Setor, disponibilizando contributos em devido tempo, quer por convite da Tutela, quer aproveitando a Consulta Pública, para o que envolveu todas as suas Comissões de Trabalho organizadas para os diversos segmentos de mercado abrangidos pela aplicação do SCE.

Em junho foi também lançado o novo regulamento da 2.ª fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, depois de um interregno por esgotamento das verbas face às candidaturas apresentadas até 31 de dezembro. Assistimos ao prometido reforço do pacote financeiro, que agora é de 30 milhões de euros, permitindo apoios de 85% a fundo perdido para o setor doméstico. A APIRAC foi envolvida na revisão e é com satisfação que registamos o reconhecimento que a Tutela atribuiu à tecnologia, sistemas, equipamentos e competências do nosso Setor como fatores de promoção e defesa dos objetivos para soluções com eficiência energética de ponta e de descarbonização da sociedade.

Destaque merecido para as celebrações do Dia Mundial da Refrigeração, no dia 26 de junho, e que em Portugal mereceu o apoio de muitas empresas e profissionais. Campeões da Refrigeração foi o lema para 2021, cujo intuito foi motivar os jovens para os desafios e oportunidades que o Setor tem para proporcionar.

Finalmente, o mês encerrou com a Assembleia-Geral de Associados da APIRAC. Reunião magna de todas as do calendário anual e que constitui o momento por excelência para dar conhecimento em profundidade da agenda associativa e lançar bases para o futuro.

Agora que se inicia o período estival, votos de boas férias e o desejo de que recarreguemos baterias para os enormes desafios que temos pela frente.

 
     
  Nuno Roque
Secretário Geral da APIRAC
 
     
     
     
 

 
     
 

Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE)

 
 

Foram publicados os documentos complementares ao DL 101-D/2020 de 7 de dezembro, que estabelece os requisitos aplicáveis a edifícios para a melhoria do seu desempenho energético e regula o Sistema de Certificação Energética de Edifícios (SCE), transpondo a Diretiva (UE) 2018/844, atual Diretiva Europeia de Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD). O novo pacote legislativo revoga integralmente o Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, e todos os seus diplomas complementares.

Os documentos complementares agora publicados são três portarias e seis despachos, pelo que o pacote legislativo em vigor passa a ser constituído por sete diplomas, a saber:

  • Decreto-Lei n.º 101-D/2020 (Regula o SCE)
  • Portaria n.º 138-G/2021, de 1 de julho (Estabelece os requisitos para a avaliação da qualidade do ar interior nos edifícios de comércio e serviços, incluindo os limiares de proteção, condições de referência e critérios de conformidade, e a respetiva metodologia para a medição dos poluentes e para a fiscalização do cumprimento das normas aprovadas)
  • Portaria n.º 138-H/2021, de 1 de julho (Regulamenta as atividades dos técnicos e as competências da entidade gestora do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios e fixa os valores do registo dos certificados energéticos)
  • Portaria n.º 138-I/2021, de 1 de julho (Regulamenta os requisitos mínimos de desempenho energético relativos à envolvente dos edifícios e aos sistemas técnicos e a respetiva aplicação em função do tipo de utilização e específicas características técnicas)
  • Despacho n.º 6476-A/2021, de 1 de julho (Determina o restante conteúdo obrigatório dos certificados energéticos, nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 101-D/2020)
  • Despacho n.º 6476-B/2021, de 1 de julho (Aprova os critérios de seleção e as metodologias aplicáveis aos processos de verificação da qualidade da informação produzida no âmbito do SCE)
  • Despacho n.º 6476-C/2021, de 1 de julho (Aprova as condições referentes à manutenção dos sistemas técnicos instalados em edifícios, a periodicidade e as condições de realização da inspeção periódica dos sistemas técnicos e o modelo do relatório)
  • Despacho n.º 6476-D/2021, de 1 de julho (Aprova os requisitos para a elaboração do Plano de Melhoria do Desempenho Energético dos Edifícios)
  • Despacho n.º 6476-E/2021, de 1 de julho (Aprova os requisitos mínimos de conforto térmico e de desempenho energético aplicáveis à conceção e renovação dos edifícios)
  • Despacho n.º 6476-H/2021, de 1 de julho (Aprova o Manual do SCE)
 
   
     
 

2ª FASE Programa de Apoio Edifícios + Sustentáveis

 
 

Foi publicado o regulamento da 2.ª fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis.

O Regulamento foi publicado em anexo ao Despacho n.º 6070-A/2021, de 21 de junho, do qual faz parte integrante, com uma dotação global de € 30.000.000, proveniente da dotação afeta ao investimento TC-C13-i01 - Eficiência energética em edifícios residenciais da Componente C13 - «Eficiência Energética em Edifícios do Plano de Recuperação e Resiliência».

Particular relevância para a tipologia “3 Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e/ou de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética «A+» ou superior”, para o que concorrem alguns critérios, como o da eficiência dos equipamentos e o da instalação ter de ser efetuada por empresa certificada.

A gestão do incentivo referido no número anterior compete à direção do Fundo Ambiental. As candidaturas são apresentadas através do preenchimento do formulário disponível no sítio do Fundo Ambiental, dedicado Programa.

 
   
     
 

Dia Mundial da Refrigeração 2020: Profissões “Cool” para um Mundo Melhor!

 
 

As profissões do nosso Setor mereceram o destaque desta edição. O intuito foi motivar os jovens a aproveitar as oportunidades e a agregar valor a um mercado cujos os méritos e competências estão implicados nos objetivos de área energética e ambiental que compõe a agenda Europeia.

A APIRAC desafiou as empresas, empresários e protagonistas do nosso Setor a fazerem um testemunho sobre os contributos e méritos da nossa atividade para a sociedade em que vivemos: alimentação, ar que respiramos e conforto.

Divulgámos 16 vídeos das empresas, nomeadamente: Fernando Martins, Lda; Geoterme Automação, Lda.; Hiperclima - Central de Distribuição Térmica de Portugal, S.A., Nuno Strothmann & Ribeiro, Lda.; Centerm – Centro Tecnológico para a Indústria, Térmica e Ambiente; Olitrem - Indústria de Refrigeração, S.A.; Daikin Airconditioning Portugal, S.A., Arfit Climatização, S.A., Eurofred Portugal, S.A., José Júlio Jordão, Lda.; ATCOSA SL; Race - Refrigeration & Air Conditioning Engineering, S.A.; Climacom - Assistência Técnica de Climatização, Lda. ; Hydracooling, Lda.; Politérmica Engenharia, Lda. e Parâmetros do Tempo, Lda.

O nosso muito obrigado a todos.

 
   
     
 

APIRAC reúne em Assembleia Geral

 
 

Realizou-se a Assembleia Geral ordinária de Associados no passado dia 30 de junho.

No ano em curso, pelas razões por todos conhecidas, não foi possível o cumprimento do calendário habitual que considera o período do primeiro trimestre a sua realização.

De acordo com convocatória, a discussão e votação do Relatório e Contas, relativos ao exercício económico de 2020, e a discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento para 2021, centralizaram os trabalhos. A documentação em análise foi previamente disponibilizada no sítio da APIRAC na internet. Como suporte à informação de gestão foi ainda apresentado caderno com relatórios e pareceres de certificação legal de contas por Oliveira Reis & Associados, SROC, e Conselho Fiscal. Os documentos em análise foram aprovados por unanimidade.

Fernando Brito, Presidente da Direção destacou o persistente trabalho junto da Tutela na defesa dos interesses associativos, os serviços de apoio prestados e os eventos realizados, que procuraram sedimentar o conceito de comunidade setorial protagonizado pela APIRAC, que engloba ainda a APIEF e o CENTERM.

 
   
     
 

Reuniões das Comissões de Trabalho

 
 

Comissão SACE | 8 de junho

 
 

Inicialmente agendada para dia 15 de junho, a 8.ª reunião da Comissão SACE foi antecipada uma semana já que nos dias 28 de maio e 01 de junho saíram para consulta pública as Portarias e os Despachos complementares ao Decreto-Lei n.º 101-D/2020, relativamente ao Sistema de Certificação Energética de Edifício (SCE). Assim, a Comissão SACE preferiu antecipar a sua reunião para trabalhar analiticamente os conteúdos destes tão importantes e esperados instrumentos legais.

A Comissão deu ainda andamento aos trabalhos de normalização setorial com a tradução de algumas normas, sendo que a norma NP EN 16946-1, que vem mencionada na Portaria que estabelece os requisitos técnicos para melhoria do desempenho energético dos edifícios de habitação, comércio e serviços, já está no IPQ a aguardar publicação.

 
     
 

Comissão de Instaladores | 14 de junho

 
 

A 4.ª Reunião da Comissão de Instaladores da APIRAC ocorreu na véspera das datas-limite das consultas públicas para as Portarias (15 de junho) e dos Despachos e Manual SCE (17 de junho), relativas ao SCE.

Dado o contexto, esta reunião teve particular foco em contributos orientados as propostas de Portaria dos requisitos de desempenho da envolvente e sistemas técnicos e sobre a QAI e, ainda, do Despacho referente às condições para a manutenção dos sistemas técnicos instalados em edifícios, a periodicidade e as condições de realização da inspeção periódica dos sistemas técnicos e o modelo do relatório.

À semelhança da Comissão SACE, os contributos da Comissão de Instaladores também foram enviados à Direção da APIRAC, para integração do conjunto das propostas associativas e submissão no portal das consultas públicas.

 
     
 

Comissão de Fabricantes de Frio Comercial & Profissional (CFFC&P) | 17 de junho

 
 

Decorreu no dia 17 de junho, a 5.ª Reunião da CFFC&P deste ano, dando-se continuidade aos trabalhos de acompanhamento e desenvolvimento dos seguintes pontos:

  • EFCEM WG2: Review study Ecodesign & EU energy label Professional Refrigeration Products;
  • Tradução da Norma EN ISO 22041;
  • Norma IEC 60335-2-89;
  • Norma EN ISO 23953-2.

O acompanhamento dos trabalhos ao nível Europeu e Internacional destes temas tem-se mostrado de extrema importância para as empresas desta Comissão.

 
     
 

Comissão de Importadores e Distribuidores | 19 de junho

 
 

A 2.ª Reunião desta Comissão ocorreu em boa altura, preparando a participação da DGEG no dia 6 de julho numa reunião do Fórum Consultivo do Ecodesign e da Etiquetagem Energética, relativa aos equipamentos de ar condicionado, bombas de calor e aquecedores de ambiente local. Neste sentido, o único ponto da ordem de trabalhos foi a discussão e apreciação dos documentos disponibilizados pela DGEG.
Após ouvidas e discutidas diversas opiniões, foram elaboradas algumas notas com contributos que a APIRAC vai fez chegar à DGEG, alertando e chamando a atenção para pormenores técnicos ao nível dos requisitos de ensaio e de futuras revisões dos Regulamentos em causa.

 
   
     
 

Boletim Técnico APIRAC

 
 

Foi editado e distribuído o Boletim Técnico n.º 24.

Na rúbrica “Sabia Que” apresentamos o mais recente trabalho da Subcomissão 03 - Gestão Técnica da CT 185, a norma NP EN ISO 52127-1:2021. Esta norma especifica algumas funções que o Sistema de Gestão dos Edifícios deve respeitar, de forma a melhorar o desempenho energético do edifício.

No Consultório Técnico continuamos nas «Prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho», nesta edição abordamos a Parte 5: Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Falamos da classificação dos EPI segundo a categoria de risco, dos diferentes tipos de EPI e, ainda, da simbologia a utilizar.

Na próxima edição do BT não perca a apresentação de mais uma norma traduzida pela SC 03 - Gestão Técnica do ONS-APIRAC, e, no Consultório Técnico a Parte 6: Linhas de Vida, relativamente aos trabalhos em altura.

O Boletim está acessível em permanência no site da APIRAC, na área restrita do Associado em www.apirac.pt.

 
     
     
 
     
     
 

 
     
 

SERINSTAL - Instalações Técnicas, Lda

 
 

Lamarosa, Coimbra | 11 de junho

 
     
 

No dia 25 de maio o Senhor Sérgio Ângelo, técnico certificado CENTERM para os F-Gases e gerente da empresa Associada SERINSTAL, solicitou apoio para o processo de certificação da sua empresa.

Inicialmente, este apoio estava previsto ser realizado nas instalações da empresa, porém, após o rápido agendamento da auditoria por parte da CERTIF, praticamente coincidente com a nossa visita, o Senhor Sérgio Ângelo preferiu deslocar-se à APIRAC para procedermos à organização e fornecimento do dossier de certificação e à verificação dos equipamentos, pois poderia inviabilizar a correção de algum pormenor técnico que fosse necessário.

No dia 11 de junho a SERINSTAL estava a ser sujeita à auditoria de concessão da certificação por parte da CERTIF, tendo, como a APIRAC já habituou os seus Associados, decorrido com aprovação total e sem qualquer falha.

Desejamos ao Senhor Sérgio Ângelo e à sua empresa SERINSTAL agora certificada o maior sucesso!

 
   
 

SOAZIMAQ - Comércio e Assistência de Equipamentos, Lda

 
 

Setúbal | 28 de junho

 
     
 

21 de junho, dia de visita do Departamento Técnico à empresa Associada SOAZIMAQ, empresa constituída pelos jovens Valter Soares, gerente, e Luís Oliveira, técnico certificado CENTERM para os F-Gases, que solicitaram apoio local da APIRAC para organização do seu processo de certificação.

Após verificação das ferramentas, colocação de etiquetas e rótulos, e complemento do dossier de certificação, a SOAZIMAQ ficou apta a ser sujeita à auditoria de certificação da CERTIF.

No dia 28 de junho, a SOAZIMAQ recebeu a CERTIF nas suas instalações, tendo decorrido a auditoria sem problemas, estando apenas a aguardar o número SAC de empresa certificada.

Mais uma empresa certificada com o apoio da APIRAC! Agradecemos a confiança depositada e desejamos muito sucesso neste novo capítulo da empresa.

 
     
     
   
     
     
 

   
  Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE)

 

Decreto-Lei n.º 101-D/2020 (Regula o SCE)

Portaria n.º 138-G/2021, de 1 de julho (Estabelece os requisitos para a avaliação da qualidade do ar interior nos edifícios de comércio e serviços, incluindo os limiares de proteção, condições de referência e critérios de conformidade, e a respetiva metodologia para a medição dos poluentes e para a fiscalização do cumprimento das normas aprovadas)

Portaria n.º 138-H/2021, de 1 de julho (Regulamenta as atividades dos técnicos e as competências da entidade gestora do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios e fixa os valores do registo dos certificados energéticos)
Portaria n.º 138-I/2021, de 1 de julho (Regulamenta os requisitos mínimos de desempenho energético relativos à envolvente dos edifícios e aos sistemas técnicos e a respetiva aplicação em função do tipo de utilização e específicas características técnicas)
Despacho n.º 6476-A/2021, de 1 de julho (Determina o restante conteúdo obrigatório dos certificados energéticos, nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 101-D/2020)

Despacho n.º 6476-B/2021, de 1 de julho (Aprova os critérios de seleção e as metodologias aplicáveis aos processos de verificação da qualidade da informação produzida no âmbito do SCE)

Despacho n.º 6476-C/2021, de 1 de julho (Aprova as condições referentes à manutenção dos sistemas técnicos instalados em edifícios, a periodicidade e as condições de realização da inspeção periódica dos sistemas técnicos e o modelo do relatório)
Despacho n.º 6476-D/2021, de 1 de julho (Aprova os requisitos para a elaboração do Plano de Melhoria do Desempenho Energético dos Edifícios)
Despacho n.º 6476-E/2021, de 1 de julho (Aprova os requisitos mínimos de conforto térmico e de desempenho energético aplicáveis à conceção e renovação dos edifícios)

Despacho n.º 6476-H/2021, de 1 de julho (Aprova o Manual do SCE)
     
     
     
 

 
     
 

Consulte as nossas Circulares na Área Reservada ao Associado, no site APIRAC

 
 

» 2021

Circular Informativa n.º 48/2021 - COVID-19 – Situação de calamidade (prorrogação)

Circular Informativa n.º 47/2021 - COVID-19 – Situação de calamidade (prorrogação)

Circular Informativa n.º 46/2021 - Relatório & Contas 2020 | Documento para consulta

Circular Informativa n.º 45/2021 - Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis: 2.ª fase | Despacho n.º 6070-A/2021, de 21 de junho 

Circular Informativa n.º 44/2021 - COVID-19 – Situação de calamidade (alteração) - Declaração de Circulação

Circular Informativa n.º 43/2021 - Assembleia Geral - Convocatória

Circular Informativa n.º 42/2021 - COVID-19 – Situação de calamidade (prorrogação)

Circular Informativa n.º 41/2021 - COVID-19 – Estratégia do levantamento de medidas de confinamento

Circular Informativa n.º 40/2021 - COVID-19 – Atualização de legislação

 
     
     
     
 

 
     
   
     
 

INFORMAÇÃO

Com o propósito de apoiar os técnicos que frequentam os seus cursos de preparação para o exame de gases fluorados, a APIEF oferece:

  • A preparação da documentação e inscrição na Entidade Certificadora CENTERM, para o exame de certificação como Técnico de Manuseamento de Gases Fluorados com Efeito de Estufa – Categoria 1;
  • A comparticipação de 20% no valor do referido exame.

DURAÇÃO 48 Horas

SESSÕES TEÓRICAS
8 sessões síncronas, com o formador, através da plataforma ZOOM nos dias 12, 15,19, 20, 22, 26,27 e 29 de Julho.

SESSÕES TEÓRICAS
24 horas em regime presencial, 3 dias em horário laboral intensivo, a realizar em Lisboa ou no Porto em data a agendar.

VALOR DO CURSO
€ 360,00 € - Associados APIRAC / APISOLAR / AFIQ
€ 450,00 €- Não Associados
Acresce o IVA à Taxa Legal de 23%

 
     
   
 

 

 
   
     
 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de AVAC e áreas adjacentes que pretendam atualizar os seus conhecimentos sobre os procedimentos para a elaboração de um Plano de manutenção dos sistemas de AVAC e de produção de AQS, durante a Pandemia COVID-19.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • O TIM e a Manutenção;
  • Poluentes nos ambientes interiores;
  • Higienização dos sistemas de ventilação e ar condicionado;
  • Elaboração do Plano de Manutenção (D.L. nº 118/2013);
  • COVID-19 – Procedimentos de manutenção na redução do risco de transmissão do SARS CoV 2.

DURAÇÃO 8 Horas (4 sessões síncronas com o Formador)

HORÁRIO 13, 14, 15 e 16 de Julho das 18h00h-20h00

VALOR DO CURSO
€ 120,00 € - Associados APIRAC / APISOLAR / AFIQ
€ 150,00 €- Não Associados
Acresce o IVA à Taxa Legal de 23%

 
     
   
 

 

 
   
     
 

OBJETIVO

Pretende-se com esta formação preparar os técnicos eletromecânicos de refrigeração e ar condicionado para identificar os diferentes protocolos de comunicação num sistema de Gestão Técnica num edifício. Saber interpretar as suas mensagens. Saber interligar os diferentes protocolos.

DESTINATÁRIOS

  • Técnicos de Instalação e Manutenção de Edifícios (TIM) certificados ao abrigo do TIM DL79/2006;
  • Engenheiros, Projetistas, Consultores, Instaladores, Técnicos de Manutenção de Edifícios e demais interessados na temática.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Enquadramento Legal;
  • Identificação dos principais consumidores de energia num edifício;
  • Estratégias para a redução dos consumos nos edifícios;
  • Conceitos Básicos, protocolos de comunicação KNX, BACnet e outros e respetivas aplicações;
  • Características das entradas e saídas analógicas e digitais ;
  • Componentes fundamentais do equipamento técnico associado aos processos de comunicação e comando, funções, aplicações e-mail modos de instalação;
  • Diagramas, cablagem de sistemas de comunicação e comando;

DURAÇÃO 8 horas (4 Sessões síncronas com o formador)

HORÁRIO 19 a 22 de Julho das 18h00 às 20h00

VALOR DO CURSO
€ 120,00 € - Associados APIRAC / APISOLAR / AFIQ
€ 150,00 €- Não Associados
Acresce o IVA à Taxa Legal de 23%

 
     
  MAIS INFORMAÇÕES:
Telefone 964 942 932 ou em www.apief.pt
 
     
     
     
 

 
     
 

 
     
     
     
 

 
     
 

JUSTIÇA

 
 

Portaria n.º 121/2021 - Regulamenta o arquivo eletrónico de documentos lavrados por notário e de outros documentos arquivados nos cartórios, a certidão notarial permanente e a participação de atos por via eletrónica à Conservatória dos Registos Centrais.

 
     
 

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

 
 

Lei n.º 36/2021 - Aprova a lei-quadro do estatuto de utilidade pública.

 
   
 

Lei n.º 36-A/2021- Renova a imposição transitória da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, prorrogando a vigência da Lei n.º 62-A/2020, de 27 de outubro.

 
   
 

Resolução da Assembleia da República n.º 185/2021 - Conta Geral do Estado de 2019.

 
     
 

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL

 
 

Portaria n.º 122-A/2021 - Procede à primeira alteração da Portaria n.º 206/2020, de 27 de agosto, que regula a medida Estágios ATIVAR.PT, e à primeira alteração da Portaria n.º 207/2020, de 27 de agosto, que regula a medida Incentivo ATIVAR.PT.

 
     
 

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

 
 

Decreto-Lei n.º 50/2021 - Estabelece o regime jurídico dos contratos de gestão de eficiência energética a celebrar entre o Estado e as empresas de serviços energéticos.

 
   
 

Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2021 - Determina a aplicação de um novo modelo de descontos na taxa de portagem.

 
     
 

PLANEAMENTO

 
 

Portaria n.º 129/2021 - Quinta alteração ao regulamento do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, aprovado pela Portaria n.º 105/2017, de 10 de março.

 
   
 

Portaria n.º 130/2021 - Oitava alteração ao Regulamento Específico do Domínio do Capital Humano, aprovado em anexo à Portaria n.º 60-C/2015, de 2 de março.

 
   
 

Portaria n.º 131/2021 - Nona alteração ao Regulamento Específico do Domínio da Inclusão Social e Emprego, aprovado em anexo à Portaria n.º 97-A/2015, de 30 de março.

 
     
 

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES - PRESIDÊNCIA DO GOVERNO

 
 

Decreto Regulamentar Regional n.º 10-A/2021/A - Execução do Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2021.

 
     
 

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES - PRESIDÊNCIA DO GOVERNO

 
 

Decreto Regulamentar Regional n.º 11/2021/A - Aprova a orgânica e o quadro de pessoal dirigente, de direção específica e de chefia da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

 
     
     
 

 
  Envie-nos um email para comunicacao-imagem@apirac.pt com a mensagem STOP NEWSLETTER.