Em 2 de janeiro de 2020, entrou em vigor em Espanha o novo Regulamento de Segurança para Instalações de Refrigeração (RSIF).
O novo RSIF'2019, que foi aprovado em 27 de setembro de 2019, substitui e revoga o anterior RSIF'2011. Este novo RSIF'2019 decorre da necessidade de adaptar os regulamentos espanhóis sobre segurança em instalações de refrigeração ao atual quadro normativo europeu, tentando homogeneizar com a norma EN 378 (4), além de poder ajustá-lo aos requisitos cada vez mais rigorosos de eficiência ambiental e energética.
Será aplicado a “instalações de refrigeração novas, bem como a extensões, modificações e manutenção destas e das existentes”.
A grande novidade constitui a criação de uma nova classificação, a A2L, para fluidos com baixo potencial de aquecimento global e baixa inflamabilidade, para os quais são eliminados requisitos administrativos nas áreas de projeto, gestão de obra e seguro de responsabilidade civil do titular. Com esta alteração passa a ser permitido que essas instalações de menor potência possam ser executadas por empresas instaladoras com grau de certificação 1, específico para instalações de menor complexidade do ponto de vista da segurança (instalação que não possua sistemas com energia elétrica instalada nos compressores acima de 30 kW, ou que a soma total das potências elétricas instaladas nos compressores de refrigeração, de todos os sistemas, não exceda 100 kW).
Com este novo regulamento, o Ministério da Indústria espera uma economia para os cidadãos de 800 milhões de euros por ano, devido ao grande número de instalações de ar condicionado e refrigeração com baixa toxicidade e baixa inflamabilidade que são realizadas anualmente. |