Um novo plano de trabalho para o Ecodesign será publicado em março de 2020, juntamente com um novo plano de ação para a economia circular. As informações mais recentes indicam que a Comissão Europeia não procurará expandir significativamente a lista de grupos de produtos cobertos por medidas de conceção ecológica. Em vez disso, procurará maximizar os ganhos de eficiência nos grupos de produtos para os quais há maior potencial de economia de energia (produtos de linha branca, produtos industriais, etc.).
Um novo grupo de produtos para o qual esperamos uma atenção renovada está nos produtos de TIC (como telemóveis), data centers e redes de banda larga. A Comissão Europeia adotou recentemente uma medida de conceção ecológica em servidores de dados e produtos de armazenamento (Regulamento 2019/424) e está agora a preparar um documento de perguntas frequentes.
Paralelamente, a tendência indica que as políticas de Ecodesign mudarão seu foco no futuro, deixando de ter apenas em atenção a eficiência energética dos produtos, para aumentar a atenção sobre a durabilidade e a eficiência dos materiais. |