A Öko-Recherche divulgou as conclusões sobre o acompanhamento à evolução de preços do terceiro trimestre de 2021 de HFC:
- Os aumentos de preços observados no terceiro trimestre de 2021 devem-se a uma variedade de fatores que contribuem para a etapa de 2021 de redução gradual (phase-out). Foi observada uma redução dos volumes de produção de fluido por fornecedores não comunitários, nomeadamente devido à escassez no fornecimento de matérias-primas. Também ocorreram problemas significativos na cadeia de fornecimentos e transporte devido aos efeitos combinados do bloqueio do Canal de Suez e das medidas da Covid-19.
- O preço do R404A aumentou ao nível do produtor de fluido, permaneceu estável para os distribuidores de gás e diminuiu ao nível dos fabricantes.
- Os preços de fluidos alternativos, como soluções de mistura de HFC/HFO permaneceram praticamente estáveis, com alguns ligeiros aumentos nos preços de compra dos distribuidores de fluido frigorigéneo.
- Os preços indicados para autorizações de quotas mantiveram-se em níveis baixos (2,5 a 6 com uma média de 3 €/tCO2eq.).
- Não houve indicações com relação à disponibilidade limitada de qualquer fluido frigorigéneo.
|