A inauguração da Tektónica 2025, que aconteceu no passado dia 10 de abril, ficou marcada pela realização da Mesa Redonda organizada pela revista O Instalador para debater algumas das medidas mais urgentes para ultrapassar os desafios do setor AVAC.
Sob o tema “AVAC em Portugal: Desafios e Constrangimentos do Setor”, Nuno Roque, Diretor-Geral da APIRAC, foi um dos convidados a participar e sublinhou a importância do associativismo na defesa dos interesses da cadeia de valor, destacou o trabalho das comissões de trabalho que a APIRAC congrega, a relevância da atividade de normalização que desenvolve e o facto de ser necessário colaborar com as instituições de ensino para atrair novas gerações de trabalhadores para um setor de elevado impacto, hoje e no futuro.
Em conclusão, Nuno Roque destacou ainda o facto de ser necessário enaltecer, valorizar e proteger a credibilidade das empresas AVAC certificadas, as únicas realmente habilitadas para fornecer serviços especializados tanto a entidades públicas, como aos privados.
Em Portugal, o setor AVAC&R tem anos desafiantes pela frente, mas o caminho a percorrer deve ser visto como uma grande oportunidade pelas empresas que o representam. Esta foi uma das principais conclusões a retirar da Mesa Redonda Conferência Tektónica.
|