O CENTERM foi notificado pela Agência para o Clima (que agora reparte responsabilidades com a APA relativamente a temas relacionados com as alterações climáticas, entre os quais os gases com efeito de estufa) informando que não será possível a emissão de novos certificados ao abrigo do anterior Regulamento (UE) 2015/2067, de 17 de novembro.
Assim, toda as certificações novas e renovações, terão de ser realizadas ao abrigo da regulamentação em vigor: Regulamento (UE) 2024/573 e Regulamento (UE) 2024/2215.
Para que se possa obter novos Certificados, o CENTERM terá de passar a incluir nos exames de renovação do Certificado a avaliação destas novas competências teórico/práticas exigidas, incluindo algumas respeitantes aos próprios gases fluorados.
A formação específica para atualização de conhecimentos e preparação aos novos processos de examinação é essencial. Para esse propósito, a APIEF, Centro de Formação da APIRAC, já tem disponíveis os cursos necessários de atualização profissional e para a preparação dos novos exames.
|