Após as férias, com o regresso em força das pessoas aos espaços interiores, sejam de trabalho ou lazer, a correta climatização e ventilação é um pilar na saúde de todos, e, portanto, uma vez mais, tema de foco. A pensar nisso, a APIRAC apoia a comunidade com o seu projeto "Ar Saudável", um selo desenvolvido em parceria com o CENTERM, o organismo de certificação, inspeção e auditorias da Associação, que certifica o correto e ajustado funcionamento das instalações de sistemas AVAC em edifícios.
O projeto visa sensibilizar para os procedimentos mínimos a adotar, e incentivar a confiança na utilização dos espaços interiores adequadamente climatizados.
Recorde-se que para a obtenção do selo “Ar Saudável”, haverá que previamente cumprir o conjunto de requisitos exigíveis para a “Declaração de Conformidade das Instalações AVAC”, a emitir pelo CENTERM. A Declaração assenta em requisitos aprovados pela Direção-Geral de Saúde no âmbito da colaboração da APIRAC na elaboração de orientações técnicas para os Sistemas AVAC. Entre os critérios de elegibilidade da APIRAC para o processo de atribuição do selo, merece destaque que as instalações têm de ser acompanhadas por uma empresa prestadora de serviços de manutenção certificada, e que a renovação do selo obriga à confirmação da manutenção dos critérios que presidiram à emissão da “Declaração de Conformidade das Instalações AVAC”.
|