A APIRAC voltou a participar na reunião da Comissão Consultiva do ONPE-PT, que decorreu no dia 23 de outubro, nas instalações das Águas de Portugal.
Os principais objetivos da reunião foram a apresentação e discussão dos indicadores de monitorização da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023–2050 (ELPPE), a análise das medidas previstas no Plano de Ação para o Combate à Pobreza Energética 2024–2030 (PACPE) e a avaliação das iniciativas em curso no âmbito do combate à pobreza energética.
Foi apresentado um futuro programa de apoio a famílias vulneráveis, Famílias + Sustentáveis, que visa apoiar estas famílias na requalificação energética de habitações substituindo equipamentos ineficientes e integrando energias renováveis. Pelas informações transmitidas, o presente apoio vai poder ser utilizado pelas famílias com Tarifa Social de Energia (TSE), e as tipologias de apoio englobam a envolvente térmica e ventilação, sistemas de climatização e produção de AQS, sistemas de autoconsumo, carregadores para mobilidade elétrica, entre outras medidas de eficiência e sustentabilidade. Em termos geográficos, este programa de apoio irá abranger edifícios em Portugal Continental e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores.
|